Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

“Não há fatos, apenas interpretações “..?

(Nietzsche)
O principio da incerteza endossa esta ideia a afirmar q a observação é modificada pelo ato de observar do observador.
Moças .ele ñ afirmou a inexistência do fato apenas afirma a inexistência do sentido absoluto do q é visto ou melhor do sentido absoluto das coisas.
Uma frase isolada ñ delineia o caminho feito ate ela..
Aqui fica um pouco mais claro:
“Não há fenômenos morais, mas apenas uma interpretação moral de fenômenos… ”
É ..existe uma birra..

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

20 Respostas

  1. ~~
    Acredito que sim,há um Fato.
    Todavia existem várias interpretações.Numa guerra,por exemplo,A guerreia com B,A terá uma interpretação e B terá outra.Agora,um historiador que tenha compromisso com sua profissão e que seja neutro terá a resposta definitiva para esse acontecimento.

    É isso cara
    até mais

    ~~

  2. Ronis.

    Corretíssimo.
    O fato, o acontecimento ou o evento, por si só, não dá base para que se estabeleça um vínculo de significação. É a interpretação que dá valoração ao fato, ao acontecimento ou ao evento.
    Cada fato passa a ter existência quando “considerado”, portanto, não existe fato sem consideração interpretativa significativa.
    Até…

  3. Ronis

    Gosto de contrapor esta citação de Nietzsche com outra, do filosofo neopositivista Ludwig Wittgenstein:” O mundo é a totalidade dos fatos, não das coisas”. Só faltou trocar as palavras interpretaçoes por coisas.

    Mas sem fatos não há interpretações.

    Boa noite.

  4. Eu discordo de que não há fatos. Fatos existem, acontecem em um tempo. Ocorre que as interpretações dos fatos tornaram-se (ou “foram tornadas”) mais importantes que os próprios fatos.

    As repercussões; As interpretações; Os interesses contidos escusos na interpretação da interpretação… Todos esses pensamentos/ discursos sobre os fatos, pretendem torná-lo irrelevantes, pois assim se educam várias nações. Talvez, o próprio filosofar ocidental nos tenha armado tal “emboscada”.

    Porém um pensar mais atento considera muito a ética e espero, desconstruir essa confusão (tomar a “representação de algo”, por “algo”) seja o exercício a ser repetido incontáveis vezes para um grau maior de liberdade entre os Homens.

  5. Oi Ronis,

    penso que há fatos e para tais – interpretações porém sem se ter a ciência do fato, não há interpretação, e é esta que dá existência a este…,
    agora falando maldosamente de Nietzsche rsrsrs, bem…
    ele talvez não soube interpretar mto bem os fatos com respeito à Lou Salomé…e criou essa célebre frase…o que os olhos não vêem o coração não sente, mas ele viu, interpretou e o fato veio à existência… rsrs.
    Desculpe… rsrsr…

    Bjus querido!

  6. Creio que Luize deu a resposta mais completa.

    Claro que os fatos existem, para que possam ser interpretados e até julgados!

    Se não há fatos, as pessoas interpretariam o quê então?

    Por favor, sem essa de interpretar o nada.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Às vezes acho que Nietzsche é um idiota, ou então escrevia drogado e sem nenhuma conexão com a linguagem ou de acordo com o raciocínio que não fosse o dele próprio em estado de desconexão com a vida.

    Beijinhos.

  7. ♥°°°ʍαí૨α «­•♥•»¢ђ๏кмลђ°°°♥

    para responder sua pergunta poderia fazer uma outra: O homem é produto do meio ou o meio é produto do homem? eis a questão.. O homem pode ter sua condição, assim exposto por Hannah Arendt, mas também como dizia René Descartes “penso logo existo”. Isso significa que temos condições pré-estabelecidas para vivenciarmos mas ainda assim existimos, pensamos e vivendo estamos produzindo uma realidade, uma história um fato universal que unida das diversas interpretações configuram-se em uma verdade. As interpretações vivenciadas São fatos, viram registros, fazem parte da nossa história. Se observo algo e tenho um grupo que me observa também é porque o signo e o significante estão em concordância dando uma magem além das meras interpretações pois formam uma realidade visivel e existente expressas no pensamento. A modificação é uma linha contínua e faz parte da nossa evolução, a transformação quebra paradgamas criando novas realidades e por isso novas leituras e interpretações que não deixam de ter razão nas interpretações antigas mas que também não anulam a sua existência.

    Observamos isso em nossa cultura: renascestista, iluminismo. modernismo, barroco,étc. Elas foram interpretações, cada uma no seu tempo, existiram e não mais existem hoje, são fatos históricos que foram modificadas.

  8. Existe a observação da formação de situações, que após analise, se transforma, pela interpretação humana em fatos. Então, como Você transcreveu, “Não existe fatos, apenas interpretação” Nietzsche está certo!

  9. Há um fato e varias interpretações do mesmo fato, cada ser humano tem um ponto de vista, o que torna as possibilidades de entendimento quase que infinitas !!

  10. “é preciso observar mais, e não deixar escapar as entrelinhas, os detalhes”

    talvez Nietzsche soubesse disso, como eu.
    inexistência do sentido absoluto?
    Nietzsche não tinha conhecimento do espiritualismo, apenas do que pregam as religiões.
    é preciso um grande debate sobre suas palavras, portanto.

    saravá
    salve a força da corrente!

  11. Sou estudiosa de Nietzsche, e acredito que não devo ficar acreditando em tudo o que ele diz…

    A frase dele é relativa… claro que cada pessoa com sua SUBJETIVIDADE (história de vida, memória, experiências, emoções) dará seu próprio significado perante os fenômenos.

    Por exemplo, afirmar que não há fatos é ignorar uma parte da existência… seu eu chutar a canela de alguém então poderei retrucar: eu não te chutei, é a sua interpretação que o faz ficar com raiva de mim.

    Espero ter ajudado.

  12. Nietzsche disse tudo e o contrário de tudo.Somos separados das coisas por nada, apenas por nossa liberdade; é ela que faz que haja coisas com toda sua indiferença, sua imprevisibilidade e sua adversidade, e que nós sejamos inelutavelmente separados delas, pois é sobre um fundo de nadificação que elas aparecem e que se revelam como ligadas umas às outras.”Tu és metade vítima, metade cúmplice, como todos os outros.

  13. o fato de fato é fato.
    o ponto de vista do observador traz uma visão parcial do fato; levando a uma interpretação próxima ou distante da verdade, de acordo com o nível de distorções observados.

    hoje vemos em parte como num espelho, mas então veremos face a face.

  14. Desculpa-me amigo

    Existe fatos sim

    Interpretações milhares, oral, escrita e atirudes


    TRANSIÇÃO NO EGITO
    Cuba envergonhada

    A estreia da coluna de Yoani Sánchez no Estado não poderia ter ocorrido em melhor data. A blogueira resumiu no artigo Tão longe do Cairo (13/2, A19) a sensação da inércia que predomina no povo cubano há décadas. Os egípcios não deram só uma lição de manifestação popular e de coragem aos cubanos. Mais do que isso, deram também um exemplo de como uma sociedade deve agir para requerer aquilo que lhe é legítimo. E isso vale para o Egito, para Cuba e para nós, todos os brasileiros. Especialmente para os maranhenses.

    Efervescente

    A queda do ditador Hosni Mubarak não encerra a crise no Egito. As oposições, embora divididas, ainda têm forças para cobrar o calendário eleitoral, que ainda não foi decidido. E não se pode esquecer de que os militares egípcios têm vinculações com os EUA, que tentarão manter o controle que exercem juntamente com Israel sobre alguns países da região, agora em efervescência. É preciso evitar confrontos ou a imposição de regras baseadas em interesses econômicos. O mundo precisa de paz e ela por certo advirá, se não forem omissos aqueles que podem interferir neste processo tão delicado

    Futuro incerto

    No Brasil o último governo transitório durou mais de 20 anos.

    SALÁRIO MÍNIMO
    Novo relator

    Nada melhor do que um dia após o outro. O antes combativo Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, é o mais novo escudeiro do governo Dilma Rousseff. Como relator do projeto de reajuste do salário mínimo, vai convencer os sindicalistas de que R$ 545 está mais do que bom para o novo mínimo. Vamos ver se ele terá o mesmo vigor que tinha para defender anteriormente o lado de lá

  15. Nietzsche se expressava por paradoxos, não dá para levar ele á sério o tempo todo.

  16. Você diz que “Uma frase isolada ñ delineia o caminho feito ate ela”

    Mas voce usou uma para fazer a pergunta.

  17. Para ajudar nessa reflexão:

    Antônio GRAMSCI: “…A Possibilidade não é a realidade, mas é, também ela, uma realidade: que o Homem possa ou não fazer determinada coisa, isto tem importância na valorização daquilo que realmente se faz. Possibilidade quer dizer Liberdade…”

    E a LUIZE matou essa charada!!!

  18. O mesmo e grande filólogo e filósofo escreveu: ” Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas”. Sabemos das dificuldades de tradução, assim é preciso verificar a todo momento a posição dos autores estrangeiros. Se Nietzsche considera “fatos eternos” ele crê na existência de fatos. É questão para a hermenêutica, e filósofos trabalham com essas interpretações íntimas das palavras. Podemos trabalhar também, sabendo de antemão que quase tudo é passível de interpretação a partir do significado do objeto ou de um acontecimento: a quebra, a morte, por exemplo.

Perguntas Relacionadas