Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Novas, Supernovas e Hipernovas.?

Estes três tipos explosão estrelar, estão relacionados com processos que ocorrem na fase final da vida das estrelas más o que ?
Más qual os tipos de Super-Nova que existem e como cada uma delas se formam

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Amigão, só conheço o termo Supernonas. São chamadas assim porque, quando ocorre a explosão no final da vida ela renasce para uma outra modalidade de estrela se comprimindo até se tornar uma anã branca super densa.

  2. bom, todas sao explosoes de estrelas em seus ultimos suspiros. cada uma corresponde ao tamanho da esplosao, ou seja da estrela.

  3. A explosão de supernova ocorre quando o núcleo de ferro da estrela não consegue mais resistir à sua força gravitacional, e desaba sobre ele mesmo. Logo após a implosão é gerada muita energia, ai que ocorre a explosão de supernova.

    Até mais

  4. só uma retificação: Ao contrario das supernovas e hipernovas, nova não é um processo da estrela no final de sua vida, as novas são originadas por sistemas binários onde uma das estrela JÁ atingiu o fim de sua vida útil, seu combustível nuclear esgotou-se, sua produção interna de energia cessou e seu núcleo implodiu, sob a atração de sua própria gravidade tornando-se uma estrela anã branca.Em tais sistemas, a distância entre as estrelas é tão pequena que ocorre tranferência de matéria para a estrela anã branca de sua companheira menos massiva e fria. A anã branca acumula matéria em uma região de sua superfície e quando pressões e temperaturas para fusão termonuclear desse material são alcançadas, ela ocorre de materia instável e explosiva, sem que no entanto destrua a anã branca, que pode assim, voltar a acumular matéria e explodir como nova outras vezes.
    Supernovas tipo IA
    Há vários meios pelo quais uma supernova desse tipo pode se formar, mas eles compartilham um mecanismo interno comum. Se uma anã branca de carbono-oxigênio agregar bastante matéria para alcançar o limite de Chandrasekhar, de cerca de 1.38 massas solares (para uma estrela que não gire), ela poderá não ser mais capaz de suportar a carga do seu plasma, através da pressão de degeneração eletrônica, e entrar em colapso por isto.
    Supernovas IB e IC
    Estes eventos, tais como supernovas do Tipo II, são provavelmente estrelas massivas esgotadas de combustíveis em seus centros; contudo, as estrelas progenitoras dos Tipos Ib e Ic perderam a maior parte de seu envoltório externo de hidrogênio, devido a seu forte vento solar ou devido à interação com uma companheira. Supernovas do tipos Ib são tidas como resultantes do colapso de uma maciça estrela Wolf-Rayet(WR-gigantes azuis). Existem algumas evidências de que uma pequena porcentagem das supernovas do tipo IB e IC podem ser a fonte de erupção de raios gama.

    Supernovas tipo II
    Como dito acima são resultantes de estrelas gigantes e massivas que esgotaram seu combustivel e normalmente torna-se buracos negros.

Perguntas Relacionadas