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Anônimo(a)

O expressionismo teve criticas ?

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2 Respostas

  1. Na maioria das vezes, quem nomeia uma estética ou movimento artístico são justamente os críticos, que podem ser jornalistas, “merchans”, críticos especializados e, até mesmo, outros artistas .

    “Em 1911, durante a 22ª sessão da Berliner Sezession (“Secessão de Berlim”), o historiador Wilhelm Worringer chamou de “expressionista” a vanguarda estrangeira ali exposta, e o termo “Expressionismo” passou a ser associado à nova pintura. Logo, teóricos e críticos passaram a chamar de expressionista” toda arte moderna oposta ao Impressionismo (o que também abrangeu o cinema com obras incríveis como “O Gabinete do Dr. Caligari” de Robert Wiene, e “Metropolis” de Fritz Lang).

    A angústia e o sentimento trágico animam obras surgidas do Norte da Europa, especialmente da Alemanha, entre 1905 e 1927. Na pintura, movimentos Der blaue Reiter (o cavaleiro azul) e Die Brücke (a ponte). No centro, expressão da angústia e do desespero. Influência de Edvard Munch (o Grito), que expressa o desespero de um ser humano que sente que a vida não cessa de lhe escapar. A primitividade profunda do ser humano se manifesta na relação dele com o mundo e a natureza. Revolta estética com dimensão social e política. Estilo primitivo e visionário. A ponte: perspectiva nietzscheana da passagem, da ponte entre o humano e o superhumano. Espiritualidade da vida que tende para um mundo novo e melhor. Intenção de produzir uma arte para o povo. Estranha presença do numinoso na obra. A primitividade da expressão remete à essência de toda coisa e a si mesma. Pintores: Emil Nolde, Christian Rohlfs, Karl Schmidt-Rottluf. Volta às origens primordiais da humanidade e novo ideal de liberdade. Poder criador vindo das profundezas íntimas do ser humano, o qual se sente parte integrante da natureza.

    Der blaue Reiter. Pintores: W. Kandinsky, F. Marc, Münter, Paul Klee. O desespero está na origem do princípio de abstração, através do sentimento interior da intuição. O “cavaleiro azul” tende para o cósmico e o divino, pela expressão de uma vida espiritual que une misteriosamente misticismo e intuição humana. Toca na primitividade do ser humano e na sua precariedade. Diz a angústia da vida e do destino. A partir da descrição da vida como ela é, com o seu pessimismo e o seu sofrimento, procura de um sentido novo, na direção de uma vida melhor. A arte nova quer ser o símbolo e a expressão de um novo tipo de ser humano. No centro, a questão da essência.

    Reflexão também sobre o vínculo entre o ser humano e o amor, o erotismo e a sexualidade, vínculo também marcado pelo desespero: Gustav Klimt, Egon Schiele, Oscar Kokoschka.”

    Algumas citações de críticas:

    http://singrandohorizontes.blogspot.com/2009/03/expressionismo.html
    http://www.speculum.art.br/novo/?p=979

    Enumerar todas seria praticamente impossível, como todas as artes e movimentos, o expressionismo foi e ainda é alvo de estudos, análises e críticas. O ideal é pesquisar a respeito de sua história (inclusive sobre sua influência na atualidade) e retirar desses textos as críticas dos pesquisadores, jornalistas e historiadores. Usando como ponto inicial de pesquisa obras deste movimento ou seus artistas, como os aqui citados.

    Boa sorte!

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