Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O Governo tem o direito de recusar atestado de médico particular?

Sou funcionária pública do Governo do RJ e fui imformada que só posso apresentar atestado médico do setor público.O que eu faço? Jogo o meu plano de saúde no lixo?Isso é legal?Já que o mesmo governo não oferece atendimento decente nos hospitais públicos?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. O Governo pode não aceitá-lo como válido. Entretanto, se você está insatisfeita pode ajuizar uma ação, nesta ação haverá uma perícia realizada por médico-perito nomeado pelo juiz para sanar a questão, nem que seja uma perícia referente aos exames somente. Entendo sua revolta. Isso acontece em todos os estados da federação, principalmente, quando é corriqueiro. É aquela história se eles se recusarem dentro dos primeiros quinze dias, sem perícia, não irão pagar o seu pro labore, portanto, você terá que acioná-los judicialmente para receber os valores no que concerne aos dias parados. Contudo, se passar dos 15 dias, ou seja, a perícia for realizada perante o órgão responsável, eles terão de dizer que você está capaz para o trabalho, claro isso não partindo do princípio que você parou 15 dias, voltou um 1, parou mais 15…

    Abraço.

  2. Não existe uma regra única que atenda a todos os estados. Na maioria das vezes, aceitar um atestado fora do SUS (ou, no caso de São Paulo, do próprio Iamsp, o Hospital do Servidor Público) depende do superior imediato. Em tese, eles não são obrigados a aceitar atestados de médicos particulares, isso porque tem havido muito abuso por parte dos funcionários (não estou dizendo que é seu caso). Já vi pessoas pagarem para o médico atestar que doaram sangue (que abona o dia do funcionário), sem fazê-lo de fato. Por causa desses maus funcionários, os bons pagam com a honestidade questionada.
    Em São Paulo, quando se tem um atestado médico particular, deve-se procurar validá-lo no setor de licenças. No Rio, não sei informar.

Perguntas Relacionadas