Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O livre arbítrio está desaparecendo?

3. O livre-arbítrio está desaparecendo

Por Clay Shirky, pesquisador dos efeitos sociais e econômicos da internet e professor da Universidade de Nova York, EUA.

“Em 2002, um grupo de adolescentes processou o McDonald’s por torná-los gordos, acusando, entre outras coisas, a lanchonete de usar técnicas para fazê-los comer mais do que deviam. O processo foi atacado por ir contra o senso de livre-arbítrio, nossa capacidade de decidir o que queremos da vida. O que ninguém viu foi que os garotos estavam dando uma descrição do comportamento humano.

A estratégia do supersize – a oferta irresistível de uma refeição maior por alguns centavos a mais – foi criada para subverter o julgamento consciente. Companhias de fast food descobriram como tirar proveito de fraquezas do nosso aparelho analítico, falhas que têm sido documentadas em estudos psicológicos. A discussão não é importante só para adolescentes gordos. Nosso sistema político, legal e econômico assume que as pessoas são capazes de conscientemente modificar seu comportamento. Como resultado, nós consideramos válidas as decisões – nas eleições, por exemplo – e as julgamos responsáveis pelas ações que tomam.

Sabemos que homens tomam decisões mais agressivas ao ver fotos de mulheres atraentes. E que mulheres têm mais propensão à infidelidade em seus dias férteis, ou que o desenho de uma cédula eleitoral afeta a escolha do eleitor. E ainda estamos começando a entender esses efeitos, quanto mais desenvolver mecanismos – de estratégias de venda a novas drogas – para aproveitá-los. Nas próximas décadas, o nosso livre-arbítrio será destruído. Podemos esperar ou pensar em que sistemas precisaremos.”http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_453012.shtml

O que vcs acham desse pensamento? Estamos preparados par a lidar com isso? A idéia de ser limitada pela genética, pelo corpo me deixa um pouco angustiada. Abços!]

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

11 Respostas

  1. Não existe opção (exceção em coisas superficiais) grande parte condição absoluta é ou és.

  2. Não cheguei a ler esse texto que você apresentou, mas “o livre arbítrio está desaparacendo”…não vi muito sentido nisso, o livre arbítrio não pode desaparecer, todos temos direitos de escolha, de opinião, de sentimentos, de ponto de vista próprio e por mais que algumas vezes certas circunstâncias nos distanciem disso, nos pressionando a escolher o que não queremos, nada pode nos impedir de ter o livre arbítrio, temos por lei esses direitos. Sei que muitos usam esse livre arbítrio pra fazer coisas erradas, pra matar, se drogar, destruir, ou seja, existe sim a liberdade mas ela não é usada de forma correta.

  3. O ser humano e um bando de “Maria vai com as outras” se amanhã um artista famoso disser que “M” faz bem para a pele, vai faltar “M”, no mercado.

  4. Amiga, o livre arbítrio é inerente ao ser humano, jamais o perdemos. A questão abordada trata da preguiça mental e da forma como os sistemas capitalistas, religiosos e governamentais montam estratégias para manipular as mentes mais acomodadas que aceitam terceirizar seus raciocínios e poder de reflexão pela comodidade de absorver e aceitar soluções enlatadas e prontas, sem esforço. Beijo.

    Sabedoria, Poder e Amor a todos.

  5. O livre arbítrio é uma criação do sistema de educação da igreja católica. O Cristianismo sabe que não existe livre-arbítrio, mas, isto sim, uma memória eterna que guarda para sempre todos os momentos da nossa vida eterna. Se houvesse livre arbitrio a nossa vida não poderia ser eterna.

  6. Em qualquer situação, sempre haverá duas escolhas, cabe o individuo a escolher um dos caminhos.Porém o que interfere nesta escolha faz com que escolhemos o caminho mais comum aquele caminho que fomos “influenciados” a escolher.
    O livre-arbítrio esta sendo influenciado e moldado e condicionado pelas influencias que sofremos todos os dias.O social nos influenciam, nossa cultura, tradição valores todos esses fatos influenciam na hora de tomarmos uma decisão.O que esta desaparecendo é o senso critico, as pessoas escolhem mas não sabem realmente o por que escolheram tal caminho ou produto etc…
    No caso dos garotos é um exemplo claro de que as pessoas perdem o controle de seus atos ou escolhas, e quando se vêem uma situação inesperada sempre acusam o caminho, que no caso seria a rede de lanchonete.

    Você sabia que estudantes de marketing estudam condicionamento pavloviano? e aplicam tais técnicas para vender seus produtos? Creio que seja isso o que ocorreu com os garotos.

    Agora no caso dos homens ao ver fotos de mulheres atraentes tem a ver com a nossa cultura que valoriza o corpo e relaciona ele a um simbolo sexual.Em outras culturas remotas isso não acontecia, como os indígenas, o corpo é considerado a morada da alma e não um símbolo sexual.
    No caso das mulheres infiéis, outro caso da cultura, pois a cultura modela o individuo para barrar seus desejos, a mulher barra seus desejos para atender o padrão de normalidade da sociedade.O corpo dela talves tenha o desejo de trair, mas o seu eu racional juntamente com os valores dela barra ela de cometer o adultério.

    Mas enfim, somos moldados, manipulados, condicionados pela cultura, pela mídia e pelo marketing.As vezes é quase impossível fugir deles, pois a cada dia tornam-se mais fortes e influentes na nossa decisão, aproveitando-se de uma sociedade alienada.

    abç

  7. Não, nossa liberdade de escolha nunca desaparecerá, e nunca será destruída. Não seremos limitados pela genética, acredito sim, que seremos mais ilimitados, isso sim! até mais!

  8. A alienação é uma coisa muito seria na nossa sociedade.Mensagens para nos alienar estão presente o tempo todo , pois nas escolas são passadas mensagens novas a toda hora e que se é “obrigado” a acreditar e levar como verdade, não somente nas escolas, como também dentro das casas, igrejas, nos palanques eleitorais, nas ruas, meios de comunicação de massa, etc, funcionando sempre da mesma forma.

    A tv impõe padrão de beleza: as mulheres tem que ser bombadas e siliconadas com cara de travesti e os homens com corpos atléticos feitos em laboratório( os anabolizantes) .

    Pessoas com pouca ou sem instrução, que vêem os personagens como pessoas ideais, seres distantes e inatingíveis, que vivem em uma redoma de vidro onde não podem ser tocados, pois são pessoas especiais, dotadas de algo mais, que eles não têm. E isso, retira da novela todo o caráter literário que possuía quando da sua criação. Perde-se, portanto, parte da magia de seu valor real. Mas como tudo tende a se adaptar ao público-alvo… a novela (e a televisão em geral) passa a ser um meio de manipulação e de entretenimento das pessoas incultas, que chegam cansadas dos seus martirizantes trabalhos, e necessitam fugir da sua realidade, adentrando na vida de personagens idealizados. Para tanto, torna-se, a televisão, um meio alienador de mentes de pessoas sem discernimento para criticar o que lhes é passado. Pessoas submissas que passam a viver como as máquinas de seus trabalhos, manipuladas a fazer somente aquilo que lhes é imputado fazer.

    Daí a grande importância em selecionar os programas aos quais nos proporcionam um bom aprendizado do que realmente é a realidade, pois, por trás da televisão existem grandes manipuladores, pessoas que lucram com certas informações em meio ao mundo hostil e capitalizado, gerador de incansáveis e sôfregos processos de alienação e dominação.

    beijos

Perguntas Relacionadas