Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O novo acordo ortográfico também há aí no brasil, ou é só cá em portugal?

O novo acordo ortográfico também há aí no brasil, ou é só cá em portugal?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

9 Respostas

  1. No Brasil há tmb..

    nao tem hifen em algumas palavras,
    nem palavras letras repetida usadas o ^ .. como Vôo, agora é voo.
    ;D

  2. É claro que existe no Brasil, então tu não sabes que quem inventou o Acordo e quem obrigou todos os outros países a aceitá-lo foi o Brasil??

    Ficas a saber.

    Mas podes escolher não o respeitar, aliás, a grande maioria dos portugueses nunca o vai respeitar nem aceitar, não faz sentido escrevermos em português do Brasil aqui, em pleno Portugal, onde nasceu a Língua Portuguesa.

    Assina as petições contra o Acordo, já há quase 1 milhão de assinaturas contra.

    Nota: Está muito enganado o senhor Questionar, NADA do que escrevi é xenofóbico, referi “Brasil” e não “brasileiros”, mas podia tê-lo feito, como deveria saber, foram as grandes editoras brasileiras, com MUITO poder no Mundo Lusófono e na literatura internacional, ao contrário do que diz, que têm pressionado Portugal a aceitar o Acordo há décadas.

    Também devia saber que em Portugal vamos ter mais do DOBRO das alterações do que no Brasil e vamos escrever MUITAS palavras como vocês no Brasil escrevem. Vocês não vão escrever NENHUMA palavra como escrevemos aqui em Portugal.

    E só referi o óbvio, onde é que nasceu a língua?? Não foi em Portugal???

    E deixe-me dizer, já que me acusou à boca cheia de xenofobia, que devia ler os comentários ao Acordo feitos por brasileiros aqui mesmo no YR no ano passado, vá ver como a grande maioria dos comentários eram OFENSAS aos portugueses e a Portugal porque muitos brasileiros pensaram, erradamente, que era Portugal quem queria obirgar o Brasil a cumprir um Acordo e não o contrário. Exemplo: “não vou fazer nada do que esses fdp portugas querem”; “temos que expulsar esses portugas porcos e feios do Brasil”; “portugas burros querem obrigar os brasileiros a escrever como eles”, etc, etc, etc…

    Vá ver também como em cada 10 vezes que aparece a palavra “portugueses” aqui no YR pelo em 9 vezes é para ofender os portugueses, chamando-nos de porcos, feios, burros, pobres, atrasados, assassinos, ladrões, etc, etc…

    Aproveite e verifique o que a maior parte dos brasileiros acha de Portugal aqui no YR, chamando o nosso país de “atrasado”, “pior país do mundo”, “país mais pobre do mundo”, “país de gente suja”, “país de burros”, enfim, todas as ofensas e mais alguma.

    Quem é que é xenófobo, afinal?

    Não será você, que quer mandar todos os “não-brasileiros” para fora do YR-Brasil?

  3. Na verdade ele surgiu no Brasil e vigora aki sim e em todos os outros países de língua portuguesa q o aceitaram. É impressionante como os portugueses são ignorantes em não aceitar o acordo q unificaria a língua portuguesa só pq ele é brasileiro. Portugal é o país mais pobre da Europa Ocidental, está afundado em dívidas, come restos e ainda finge q arrota caviar. Não sei pra q tanto orgulho…

  4. Existe aqui e aí. É um acordo entre países ,logo, todos os envolvidos estão sujeitos a ele.

    Ao contrário do que o xenófobo e racista Heterónimo disse, não foi o Brasil que obrigou ninguém a aceitar (não temos poder para isso) e sim foi idéia dos portugueses, que visavam expandir o seu mercado livreiro para cá.

    Se o sr. Heterónimo (e todos os portugueses xenófobos como ele) odeiam o Brasil e os brasileiros, têm duas saídas:

    1- Sair do Yahoo Brasil

    2- Entrar para o PNR (estive em Portugal recentemente e sei o que é, assim como eles devem saber) que é um partido minúsculo mas, com absoluta certeza, abriga meia dúzia de idiotas com idéias semelhantes às do sr. Heterónimo.

    Felizmente não podemos generalizar a partir de tão maus exemplos de xenófobos e racistas como ele e uns poucos outros.

    E ninguém quer obrigar os portugueses a escrever como nós, pois aqui também haverá mudanças. Quem diz o contrário é um mentiroso.

    P.S.:

    Não discuto o fato de que as editoras ou empresas brasileiras tenham no mundo lusófono: provavelmente têm mesmo, mas isso não obriga nenhum país ou governo a aceitar um acordo. O acordo , aliás ,TAMBÉM beneficia os portugueses. Afinal, o governo português aceitou não foi de graça. Aceitou porque vê alguma vantagem nisso. A vantagem é que editoras portuguesas também poderão vender seus livros aqui e poderão ganhar mercado.

    Aliás, na maior parte das vezes, ao contrário do que disse, são os portugueses que reclamam que “vão escrever como os brasileiros”, o que é uma completa mentira para qualquer pessoa que tenha lido uma linha do Acordo. Os brasileiros mudarão e vocês mudarão. É um acordo, não uma imposição. Os dois mudam conscientemente. E não interessa onde nasceu a língua. Se formos por aí, falaríamos galego, ou melhor, falaríamos LATIM.

    Vocês vão mudar 3 ou 4 vezes mais? Talvez, porque as alterações contemplam mais palavras daí. E daí? O que isso tem a ver? É esse o problema? “Ah, eles vão mudar mais que nós, aí não quero!”. Isso é INFANTIL! É coisa do tipo “o meu é maior do que o teu”, é coisa de criança mimada !

    Não discuto também que haja um ou outro xenófobo anti-lusitano aqui no Yahoo, assim como há
    xenófobos anti-brasileiros aqui. A Internet permite anonimato, infelizmente! Da mesma forma que não faltam portugueses insultando os brasileiros, criando perguntas provocativas e preconceituosas, postando uma série de barbaridades contra nós.

    Agora, verdade seja dita: TODAS as intervenções que eu vi aqui Yahoo sendo feitas por você são preconceituosas, mal educadas, xenófobas e extremamente desrespeitosas. Quando não mentirosas, como esta que acabou de fazer sobre o acordo ortográfico.

    Eu não quero que os não-brasileiros saiam daqui. Já respondi perguntas de todos os países, inclusive de portugueses. Aliás, quanto mais estrangeiros aqui, melhor.

    O que eu pergunto é:

    – se já deu mostras mais do que suficientes de que NÃO GOSTA de nós, da nossa cultura, do nosso país e de tudo que nos diz respeito, PORQUE DIABOS ESTÁ NESTE YAHOO BRASIL, sr. Heterónimo? Para quê? Para vomitar insultos baratos? Para criar toda sorte de problemas com outros usuários? Para estragar perguntas feitas sem a menor intenção de ofender?

    O que eu não quero é xenófobos, preconceituosos e gente querendo atrapalhar o bom andamento disto aqui, que é um site interessante e com uma proposta muito boa.

    Como já disse, estive em Portugal há alguns dias e sei que gente com a sua mentalidade é uma minoria muito pequena da agradável e gentil população portuguesa que, mesmo na atual situação do país, não deixa de ser amistosa, acolhedora e hospitaleira. Sou testemunha disso! O senhor está em minoria, sr Heteronimo!

    Seu lugar é aqui:

    http://www.pnr.pt/

    Ali tem uma ficha de filiação, pode acessar.
    Ah, e ouvi dizer que no proximo sábado eles farão uma manifestação em alguma praça aí em Lisboa. Aproveite para conhecer seus futuros amigos, mas não esqueça de passar a máquina zero, tá? Já vá treinando também a saudação à romana!

  5. No Brasil também há.. mas são mínimas quando comparadas com as mudanças que foram destinadas para Portugal.

    Eles fazem pouco mais do que tirar o trema de, por exemplo, Lingüiça (regra esta que os portugueses já adoptaram em 1986, salvo erro), e aqueles acentos que eles escrevem diferente de nós como bebê em vez de bebé…. Coisas mínimas mesmo.

    Eu não vou adoptar acordo nenhum… aliás, está publicado oficialmente, que num documento, só é considerado erro escrever com a ortografia “antiga” se não houver coerência, ou seja, se numa parte do texto escreveres “direto” e depois escreveres “facto”.
    Estará correcto se usarmos a mesma terminologia do inicio ao fim. E assim será!

    A dúvida maior que se levantou, foi o facto de Egipto perder o P… realmente, fico sem saber como chamar aos habitantes do “Egito”.. egícios??
    Se algum brasileiro tiver lido a minha resposta e estiver disposto a esclarecer-me esta dúvida, eu agradeço…. se como é normal preferirem por-me 21 negativos (troll pouco discreto) mesmo sem ler, só por ser uma resposta minha, também não vou reclamar. Mas realmente gostava de perceber esta dúvida!

  6. nao sei pra que tanta guerra, afinal aqui em portugal a lingua portuguesa ja foi mudado mais vezes anteriormente ou nao sabem disso? e que importa se foi o brasil ou nao que inventou esse acordo? quem nao gosta fala e escreve como quiser e bem entender.
    afinal somos um Pais irmao um nao ???
    deixam as guerrinhas estupidas pra la….

Perguntas Relacionadas