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Anônimo(a)

O péssimo estado da Educação brasileira é culpa da classe Docente (Professores)?

Eis minha opinião:

A classe docente (Professores) é uma das mais desorganizadas que existem no Brasil. Esse povo lê Paulo Freire, lê vários outros teóricos da área da Educação, mas não sabem se organizar e se unir nem para reivindicar um ro-lo de papel higiênico.

É uma classe desunida, sem liderança, passiva das ações do sistema. Não sabem cobrar, não sabem exigir, não sabem conscientizar.

Ganham mal porque ficam calados, parecendo crianças de castigo num canto escuro.

Quem não sabe vai saber agora. O estado do Rio Grande do Norte está caótico. Professores, médicos e outras classes estão em greve. Faz certo tempo, mas nossa mídia alienada FDP não mostra a realidade.

Veja esse vídeo que está bombando na internet da Profª Amanda Gurgel do RN. Ela desabafou dias desses numa audiência pública no RN.

Vale a pena conferir:

http://www.youtube.com/watch?v=7sNyGzJETOM
____________________________

OPINEM SOBRE O ASSUNTO:
_____________________________

Chupa essa Dilma Rousseff. Chupa essa ministro da Educação. Chupa essa governadores e prefeitos. Chupa essa parlamentares. Chupa essa povo brasileiro.
______________________________

Eu disse que a culpa do péssimo estado da Educação brasileira é dos professores, pois se eles ficarem esperando a solução vir dos parlamentares ou administradores públicos (Presidente da República, Governadores e Prefeitos) eles vão morrer esperando. A solução deve vir da pressão imposta pela própria classe docente.

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15 Respostas

  1. Penso que todos os envolvidos nesse processo, até os pais e alunos, têm sua parcela de culpa,
    veja que não somos passivos mas agimos alienadamente como se a Escola fôsse algo de fora, e não o é, a Educação, o cuidar da Escola, o processo de aprendizagem enfim, tudo isso é responsabilidade de todos,
    já vi ações organizadas de pais e professores que deram excelentes resultados,
    penso que é hora de arregaçar as mangas e agir proativamente nesse sentido, afinal todos somos afetados de alguma forma.
    A solução vem da vontade e iniciativa de todos, basta começar.

    Bjus!

  2. O mais confortável é atribuir ao trabalhador mau pago, sem estrutura para trrabalhar.
    Não é não, conheço professores que são verdadeiros heróis, só trabalham pelo amor a profissão.

    Beijos meus

  3. Meu principe lindo,
    Sou mãe e sempre fui puxa saco de professor..Na minha mente eles contribuem para o complemento da educação dos nossos filhos..Acredito sim que sejam desunidos e vivam numa disputa acirrada por cargos e promoções,principalmente nas escolas pulblicas,onde o prefessor e concurssado …Não vejo onde crescer numa rede pulblica ai fica o conformismo..Medo talvez de perder o seu ganha pão ou se acomodam por acharem que o mais importante é o salario no final do mês…Infelizmente a união não existe entre pais e mestres…
    Excelente FDS

    Bjoos gato

  4. Rapá, é mais fácil falar sobre o tsunami do Japão…

    Para começar creio que o péssimo estado da educação, se é que está em péssimo estado, é um fato desejado. Diferentemente do que diagonosticam alguns, de que os problemas da educação são consequências de erros nas políticas públicas, creio que o estado atual está exatamente como deseja o povo brasileiro.

    Assim sendo, atribuir aos professores a responsabilidade por uma educação deficiente é cometer um erro de foco. A educação não é deficiente, ela é o que os brasileiros, lato senso, querem, almejam e trabalham com afinco para que continue assim.

    Pensa comigo: O ex presidento lula (masculino de presidenta segundo a novilíngua petista) orgulha-se de não ler, disse isso em alto em bom som. Ora, foi eleito por maioria da população por dois mandatos. Acaso alguém, em sã consciência pensaria que as pessoas que reprovam tal comportamento votariam nele? Outro exemplo: a política de “progressão” onde as crianças são preparadas conscientemente para serem despreparadas, onde a avaliação é considerada discriminação. Isso agrada a ampla maioria da população, pois seus filhos, por mais ineptos que sejam, “sairão com o diploma”. Ora, esse comportamento implica, necessariamente, a descrença no conhecimento objetivo e a crença no poder liberatório do diploma como carta de alforria. Isso é completamente aderente a formação do povo brasileiro, que, escravo, não importavam suas virtudes, mas a condição de ter carta de alforria. Está na origem, no imaginário do povo e isso não se muda com facilidade.

    Há toneladas de outros exemplos. Assim sendo, mesmo que você e eu concordemos com o enunciado da pergunta, nossa opinião é irrelevante no quesito quantidade. Mais, não pense que as vozes, especialmente do povo que criticam a educação, o fqazem por jjulgar que a qualidade do ensino seja ruim no sentido de não propiciar conhecimento objetivo. A quase totalidade queixa-se de “condições de trabalho, de instalações, de material didático, de carga horária, de segurança, de localização, de deslocamento, da merenda” e de outros itens que não passam de meios. Já quanto ao conhecimento objetivo oferecido pela educação brasileira, em geral o povo está muito satisfeito, inclusive formadores de opinião e governantes.

  5. Pague bem ao professor e ele trabalhará bem, pague mal, e ele trabalhará mal… Isso é o principal. Não adianta tapar o sol com a peneira. Se até os médicos trabalham mal recebendo R$50,00 dos planos de saúde, por uma consulta que fazem que nem o nariz deles, em cinco minutos, imagine o resto dos trabalhadores mal pagos deste país. Boa sexta.

  6. É claro que não, se fosse assim, a falta de segurança seria culpa dos policiais, o caos na saúde pública seria culpa dos médicos, etc…
    E não é verdade que os professores ficam esperando pelo governo, desde meus tempos de escola, os professores vem fazendo greve, para exigir além de melhores salários, melhores condições nas escolas, nas edificações, em equipamentos, bibliotecas, laboratórios, etc… mas esse tipo de movimento sempre acaba cedendo as ameaças dos governantes em anular o ano letivo por falta de tempo para recuperar os dias exigidos por lei, ou seja, os professores querem melhoras para o ensino público, porém não podem prejudicar as crianças e adolescentes fazendo-as perder um ano letivo, entre não ter aulas e ter aulas de baixa qualidade, a segunda opção acaba sobressaindo, e o governo sabe disso, deixando as greves se estenderem, com isso os pais de alunos passam a criticar a greve, os professores perdem força, e quando chega no limite do tempo hábil para uma recuperação dos dias de paralisação, a greve acaba se extinguindo, os professores perdem, os alunos perdem, a sociedade perde, só ganha os governantes, que continuam perpetuando o arrocho salarial, para gastarem em algum projeto eleitoreiro, para criar cargos de CCs ou para si próprio.

  7. Considerando que durante o regime militar as escolas públicas eram modelo, temos que pegar do Sarney para cá e reunir todos os ex presidentes, e questina-los sobre o sucateamento da educação, pois só eles tem como explicar, o profissional da educação não tem culpa, não recebe condições para isso e nem um salário digno.

  8. Meu amigo infelizmente não tive tempo nem para ver o vídeo, mas não poderia deixar de postar aqui minha opinião. Hoje a Escola e os professores estão perdidos no meio de tanta Lei só p “inglês” ver, não sabe mais qual Esaú função primordial. Virou depósito de criança.
    O péssimo estado da educação brasileira não tem um único culpado. Exigiram q os professores fizessem curso superior e eles fizeram, pq então dizem q o professor não está capacitado?
    Qdo iniciei minha carreira o professor tinha prazer em trabalhar pq ele era valorizado pela comunidade, pelos alunos, mesmo q não fosse pelo Sistema. Hoje o professor vai trabalhar p ganhar a merreca q ganha, sofrem violência de todo tipo, não têm mais autoridade, nem autonomia dentro da sala de aula. Os q têm consciência do seu trabalho estão doentes, depressivos e amargurados diante do caos q estão se transformando as escolas em todos os aspectos. O SindUte é corporativista tbém.
    Tdo q se decide e se implanta e se impõe para a educação vem de “cima”, o professor é o último a saber. Ninguém quer saber o q pensa o professor. A prática e a teoria não andam mais juntas. Perdi a conta de qtas experiências metodológicas mal sucedidas foram implantadas. E quem foram os prejudicados?
    Eqto a sociedade como um todo e principal interessada q deveria ser em educação não tomar consciência na hora de votar e cobrar dos governos políticas educacionais efetivas p sanar as deficiências escolares, não haverá esperança.
    gde abr

  9. Anderson

    Vi o video. É muito triste e lamentável.
    Por qual razão o governo federal também não injeta dinheiro nos sindicatos e nas federações de professores, da mesma forma como faz com o sindicato dos metalurgicos e dos bancários?

    Os professores são heróis anônimos e a eles entregamos a educação de nossos filhos. É preciso uma mobilização maior de toda a sociedade para alterar essse estado de coisas. Antes de tudo começar pelo Ministério da Educação e trocar o idiota do Haddad.

  10. Caro amigo,

    Como disse o usuário “IGeleia” no período da ditadura a educação pública era de fato merecedora de elogios e as escolas eram modelos. Não devia nada para as escolas particulares, ao iniciar a programação escolar do dia cantava-se o hino nacional e só então se iniciava a aula propriamente dita. Neste sentido, o Governo Militar a meu ver, foi bom. Passado este período o ensino público foi caindo de rendimento até chegar ao que é hoje.
    Lamentavelmente, como disse esta professora do vídeo, o salário é muito ruim, pois há a necessidade de trabalhar em dois ou mais empregos para engrossar a renda, porém como eu já disse antes, não justifica o Brasil ter um ensino de qualidade tão ruim como este que vem sendo praticado atualmente. Vejo num ano letivo os professores trabalharem quando muito 100 dias. Se há um feriado na sexta-feira, já param as aulas na quinta-feira e se cair na quarta-feira então mata a semana. Reclamam com os alunos que ganham pouco, como se os alunos fossem culpados, limitam a pedir para o aluno fazer as lições da página X sem muitas vezes explicar para este aluno, inclusive deixando a cargo dos familiares a tarefa de ensinar a lição. A correção dos deveres então uma piada, não se dão ao luxo de ler muitas vezes e saem rabiscando o caderno com “certo” ou “errado”. Óbvio não são todos. A moda atualmente é encher o aluno de lição de casa, determinam aos alunos a fazer as lições da página x à y e pedem para o aluno: Em caso de dúvidas consultarem a internet!
    A responsabilidade de um ensino tão ruim, não é só do governo é também de alguns professores que usam a escola como escritório político e não dão o mínimo valor a sua profissão que é de ensinar. Esta afirmação é verdadeira, tanto é que a maioria dos professores tem seus filhos matriculados em escolas particulares.
    Acho até que o governo deveria fazer de imediato uma readequação dos salários destes professores e pagar um valor digno para este profissional, más acho também que deveria ser feito uma seleção destes professores, uma avaliação séria e uma reciclagem no quadro ativo, no sentido de qualificar o ensino público. Tenho certeza que todos sairiam ganhando com isto. Principalmente nossos jovens que são o futuro deste país.

    Abraços

    =

    Sra. Zeli.
    Primeiramente gostaria de esclarecer que respeito a sua opinião.
    Ao afirmar que já está cansada de ouvir essa “história” (neste caso se aplica a palavra estória sem o “h”) a Sra. há de concordar comigo que muitas pessoas tem opinião semelhante a minha. E o fato de permanecer no trabalho sem produzir não torna ninguém bom profissional.
    Volto a repetir se faz necessária uma reciclagem dos professores da rede pública. Espero que a senhora não se enquadre nesta crítica.
    Abraços

  11. Estou cansada de ouvir essa história de que nós, professores, somos os culpados por toda esta droga que aí está. Mais cansada ainda de ver pessoas leigas que não sabem nada do que acontece em sala de aula darem seu palpite e nos crucificarmos. Como o sr “olhar crítico” que disse: ‘Se há um feriado na sexta-feira, já param as aulas na quinta-feira e se cair na quarta-feira então mata a semana.’
    Nós não matamos a semana não, camarada. Não sei se você já ouviu falar em ponto facultativo? Pois é, quando há ponto facultativo não trabalhamos mesmo. Mas em dias que os alunos emendam em virtude de feriado prolongado, pra seu governo, nós ficamos na escola, sim, cumprindo nosso horário pois caso contrário levamos falta. Não é esta anarquia toda como você imagina, não.
    Vocês que gostam tanto de criticar sem embasamento nenhum, deviam ir visitar umas escolas pra ver qual é a realidade nossa de cada dia.

    Abraço.

    Sr. Olhar crítico, me refiro sim a toda essa história com “h”, toda essa narrativa de acontecimentos, de amolação sobre a questão da educação no país. Estória com “e” é ficção que não condiz com a realidade. Sabe que nem se usa mais essa diferenciação, não é mesmo? Ou é história real ou história inventada. “Estória” ou “história”, na realidade, significam exatamente a mesma coisa.
    Respeito sua opinião, em partes. Todo mundo quer dar palpite sem ter conhecimento da causa, usando argumentos da mídia, tornando-se assim papagaios de pirata.
    Acredito que se faz necessária é uma reciclagem dos políticos do nosso país, mais que de professores.

    Comentem a minha pergunta, por favor?
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110521182947AA0SM0r

  12. Anderson Lost,
    A jovem professora Amanda Gurgel do RN falou toda a realidade em sua audiência pública.
    Geléia abaixo também, disse algo com muita propriedade.
    A qualidade do ensino se deteriorou a partir de Sarney.
    Me lembro quando era jovem estudante que algumas escolas públicas eram referência nacional como, o Pedro II e, o Colégio de Aplicação na Lagoa, no RJ.
    Isso durante o Regime Militar.
    Não havia a corrupção que há entre os políticos atuais especialmente, do governo atual.
    Havia moral e, ética.
    Se analisarmos bem, a partir de Sarney, a situação se deteriorou porque o próprio Sarney, “coroné” nordestino foi criado e, cristalizou a idéia que educação não é importante para seus irmãos brasileiros.
    Quanto mais ignorante a população em matéria de estudo melhor, para a classe política para angariar votos em seu curral eleitoral.
    O Brasil não irá progredir economicamente se continuar essa péssima qualidade no ensino.
    A começar pelo tratamento dado aos professores.
    Seguindo pelo transporte dos alunos e, condição das salas de aula especialmente, nas regiões mais remotas de nosso país.
    Mesmo com todas as condições favoráveis (agricultura, minerais, petróleo, gado, etc …) para o Brasil se tornar uma das 3 potências mais desenvolvidas do planeta esse progresso será freado a médio prazo (10 ou, 20 anos) pela baixa qualidade de ensino.
    Isso porque não haverá profissionais de nivel superior e, técnico capacitados para exercerem suas profissões.
    Ou, você paga caro ou, envia seus filhos pra estudar no exterior ou, se você não tem recursos financeiros como é o da maioria da população brasileira, envia seus filhos pra estudar em escolas públicas cuja finalidade atual se limita a “passar o tempo”.
    E, assim sendo, nosso desgoverno vai criando mecanismos para promover os alunos até que se formem apenas, pra dizer que tem um diploma de faculdade.
    Mas, lhe pergunto:
    – você confiaria sua saúde a um médico que se formou nesse sistema ?
    – você confiaria sua defesa a um advogado que sequer sabe fazer uma petição e, ainda por cima cheia de erros gramaticais que nem o juiz consegue entender ?
    – você confiaria sua segurança a um engenheiro que construiu seu prédio ?
    Portanto, tudo é uma questão cultural de um povo.
    Cultural a começar na escolha de seus dirigentes.
    Não adianta fazer estardalhaço após serem eleitos.
    Tem que ter discernimento e, saber escolher.
    Mas, com esse desgoverno que está aí e, com o poder nas mãos do PT, tão cedo nada conseguiremos.
    O PT tomou conta da vida pública do país em todas as esferas.
    É como um câncer maligno numa metástase que já tomou conta do paciente.
    Essa é a condição do Brasil de hoje.
    hayabusa

  13. Permita-me discordar de tua opinião, caro amigo, pois a culpa da situação em que se encontra a educação brasileira não é de nós professores e sim da sociedade, de maneira geral, pois atualmente jogam seus filhos na escola e esperam que esta os eduque e tome conta pra que não dêem trabalho em casa, pois outro dia uma mãe compareceu à nossa Escola, querendo saber quando “esses professores iriam trabalhar, porque ela já não aguento mais essas pestes dando trabalho em casa.”.

    Aqui no RN, estamos com 90% da categoria unida no movimento grevista e só não temos percentual maior porque boa parte dos 10%, como são professores com menos de três anos, se aderirem ao movimento serão demitidos por justa causa.

    A nossa colega Amanda, por conta do tempo limitado que tinha para expor suas idéias, enfatizou sua fala no baixo salário, mas nosso movimento não é só por salários mas também por melhores condições de trabalho e também para que o governo pare de resolver o problema de falta de professores fechando escolas pois este governo em poucos meses já fechou sete escolas na capital e pretente fechar mais de trezentas em todo estado, demonstrando mais uma vez que educação continua não sendo prioridade, pois a prioridade é a copa do mundo em que Natal será uma de suas sedes.

    Estamos mobilizados e unidos em prol de melhoria das condições não só da Educação mas também de outros serviços essenciais como Saúde e Segurança.

    Parabéns pela iniciativa de divulgação do vídeo, pois precisamos mantê-lo vivo, pois passado o impacto que causou a fala de nossa colega, podes crer que ela será impiedosamente perseguida por nossos governantes.

    Um abraço à todos.

    —————————————
    Voltando para esclarecer que apesar dos baixos salários e das dificuldades encontradas, não fazemos um trabalho de faz de conta, pois por exemplo tivemos vários alunos aprovados no último vestibular, inclusive uma aluna aprovada no curso de Medicina.

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