Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que dizia a Teoria Monetária de John Maynard Keynes?

Curso Administração estou fazendo uma cadeira de economia, já li bastante sobre a teoria mas eu ainda acho pouco, peço socorro a quem puder. Mas peço da teoria monetária e não dá teoria monetária da produção.
Desde já agradeço

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. O mercado monetária entra no modelo keynesiano para explicar o lado nominal ou monetário da economia, e como as variáveis presentes no mercado monetário (moeda e taxa de juros) afetam aquelas variáveis reais da economia, como produto e investimento.

    Para mostrar como funciona o mercado de moeda, é preciso explicar como se dá a oferta e demanda por moeda no mercado. O preço da moeda, aqui, será a taxa de juros.
    A demanda por moeda é dividia em demanda por moeda para transações e demanda para especulação, aplicação em títulos que pagam uma certa taxa de juros. A demanda por moeda depende diretamente do nível de renda. Quando maior a renda dos agentes econômicos, maior sua demanda por moeda para efetuar transações.
    A demanda por moeda também depende da taxa de juros paga pelos títulos do mercado financeiro. Quanto maior a taxa de juros, maior o retorno que eu tenho ao aplicar minha moeda em títulos, e maior a quantidade de moeda que eu vou aplicar no mercado financeiro, logo, menor minha demanda por moeda. Quanto menor a taxa de juros, maior minha demanda por moeda, já que o retorno que os títulos me darão será bem baixo.
    Desta forma, a demanda por moeda poder ser descrita da seguinte forma:
    Md = L(i)$Y, que me diz que ela é uma função (decrescente) da taxa de juros e da renda nominal.

    Já a oferta de moeda, no modelo, é determinada de maneira exógena pelas autoridades monetárias, e será infinitamente inelástica em relação a taxa de juros.

    A taxa de juros que equilibra o mercado é aquela para o qual a demanda por moeda é igual a oferta de moeda. Um aumento da oferta de moeda provoca uma redução da taxa de juros de curto prazo, e uma redução da oferta de moeda provoca um aumento da taxa de juros. Aumentos na renda provocam um aumento da taxa de juros de equilíbrio, e uma redução na renda uma redução da taxa de juros.
    Não existe condições para o desequilíbrio no mercado monetário, no modelo keynesiano. A taxa de juros de equilíbrio, aqui, determinará o valor do investimento, que no modelo simples é tomado como variável exógena.

Perguntas Relacionadas