Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

o que é a órbita de um satélite?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. é uma volta completa que ele da em volta de um planeta por ex: a lua demora 29 dias e algumas horas para dar uma volta completa entorno da terra ou seja ela demora esse tempo para completar sua órbita

  2. Órbita: Trajetória fechada que um astro descreve em torno de outro. Esfera de ação, área.

    Ou seja, a trajetória que um satélite descreve em torno de outro. Na maioria das vezes, é elíptica (forma quase arredondada).

  3. Satélite em órbita

    Podemos definir satélite como sendo um objeto que fica ao redor de um planeta descrevendo trajetórias elípticas ou circulares. A Lua é um satélite natural, mas também existem os satélites artificiais, os quais são feitos pelo homem. Os satélites artificiais são produzidos para executar funções específicas, sendo assim, não são produzidos em massa.

    Colocar um satélite em órbita é um fato relativamente recente, mas já no século XVII , Isaac Newton tinha a noção de como colocar um objeto em órbita ao redor da Terra, porém, não tinha em mãos os equipamentos necessários para realizar tal feito. Atualmente, colocar um equipamento desses ao redor de um planeta é uma tarefa relativamente fácil em razão dos equipamentos utilizados.

    O satélite é levado por super foguetes até a altura h desejada. O valor dessa altura é variável, mas não pode ser menor que 150 km. Alcançada essa altura, os foguetes lançam o satélite horizontalmente com velocidade v. Como se sabe, a Terra exerce uma força de atração sobre esse objeto, de forma que essa força fará com que ele descreva sempre uma trajetória curvilínea. Para que o satélite fique sempre em órbita circular ao redor da Terra deve ter velocidade que é determinada pela seguinte equação matemática:

    v = (GM/r)½

    Onde G é a constante gravitacional e M a massa da Terra.

    Depois de colocado em órbita e não havendo nenhuma perturbação, o satélite fica dando voltas e mais voltas ao redor da Terra.

  4. Temos dois tipos de satélites, um chamado de satélite natural e outro de satélite artificial. Os satélites se caracterizam por descreverem uma órbita circular em torno de um planeta, ou seja a distância entre eles é constante. O mesmo não ocorre no tocante à órbita da Terra em torno do Sol, a mesma é elíptica, sendo a distância que os separa variável e que produz as quatro estações do ano. Enquanto a órbita circular possui um único ponto central, a elipse possui dois pontos chamados de foco e que é justamente em um destes focos que se encontra “estacionado” o Sol. É uma coisa maluca mesmo e de difícil entendimento, mas, em complemento a resposta de sua pergunta devo acrescentar que órbita de um satélite, seja ele natural ou artificial, é a trajetória ou caminho descrito pelo mesmo em torno do planeta.

  5. A órbita de um satélite é o trajeto que ele percorre em torno de um corpo celeste. Como por exemplo a lua, cuja órbita é em torno da terra. Ou a órbita da terra em torno do Sol, chamada translação.

Perguntas Relacionadas