Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que é Bactéria , e pra que serve?

eu queria saber , porque eu sei que faz mal e tals , mais queria saber oque é mesmo uma bactéria , como ela é feita , e como foi surgida .:D

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

9 Respostas

  1. bom as bacterias:

    bactérias foram descobertas por Antoni van Leeuwenhoek em 1683. Leeuwenhoek era um negociante holandês que tinha como passatempo polir lentes e construir microscópios. Com um desses aparelhos ele observou resíduos retirados de seus próprios dentes e, para sua surpresa, viu seres minúsculos em forma de bastonetes. Ele também observou seres microscópicos semelhantes em muitos outros materiais (água parada, gota de água sobre plantas etc.). Em suas descrições, ele refere-se a esses seres microscópicos como “animálculos”, que significa pequenos animais.

    palavra bacterium foi introduzida pelo microbiologista alemão C.G. Ehrenberg, em 1828, que a foi buscar à língua grega, na qual βακτηριον significa “pequeno bastão” (em alusão às bactérias com essa forma). Porém, esses seres microscópicos somente passaram a despertar o interesse dos cientistas no final do século XIX. Louis Pasteur e Robert Koch foram os primeiros cientistas a descrever o papel das bactérias como vectores de várias doenças. O médico alemão Robert Koch identificou em 1877 a bactéria causadora de uma doença do gado, o antraz[5]. Então, a noção de que as bactérias podiam causar doenças foi sendo lentamente aceita, com a demonstração da origem bacteriana de diversas doenças humanas, como a gonorréia, tifo, lepra etc. Hoje, sabe-se que apenas uma minoria de bactérias é patogênica[4].

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bact%C3%A9ria

  2. Bactérias (do grego bakteria, bastão) são organismos unicelulares, procariontes (não possuem envoltório nuclear, nem organelas membranosas). Podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencem ao Domínio homônimo Bacteria. Podem viver na presença de ar (aeróbias), na ausência de ar (anaeróbias), ou ainda serem anaeróbias facultativas.

    As bactérias são um dos organismos mais antigos, com evidência encontrada em rochas de 3,8 bilhões de anos.

    Segundo a Teoria da Endossimbiose, dois organelos celulares, as mitocôndrias e os cloroplasto teriam derivado de uma bactéria endossimbionte, provavelmente autotrófica, antepassada das atuais cianobactérias.

    As bactérias são geralmente microscópicas ou submicroscópicas (detectáveis apenas com uso de um microscópio eletrônico). Suas dimensões variam de 0,5 a 5 micrómetros.
    Excepções são as bactérias Epulopiscium fishelsoni isolada no tubo digestivo de um peixe, com um comprimento compreendido em 0,2 e 0,7 mm e Thiomargarita namibiensis, isolada de sedimentos oceânicos, que atinge até 0,75 mm de comprimento.

    Bactérias são os organismos mais bem sucedidos do planeta em relação ao número de indivíduos. A quantidade de bactérias no intestino de uma pessoa é superior ao número total de células humanas no corpo da mesma, por exemplo.

  3. Bactérias: organismos procariontes
    As bactérias são seres microscópicos que surgiram na Terra há mais de 4 bilhões de anos. São organismos procariontes, ou seja, que não possuem um núcleo organizado, e que pertencem ao reino Monera. São unicelulares, medindo, em média, entre 0,3 e 2 micrômetros. Sua nutrição pode ser tanto autótrofa quanto heterótrofa. Quanto à reprodução, pode ser sexuada ou assexuada.

    As bactérias habitam os mais diversos ambientes, podendo ser encontradas em locais tão diferentes quanto o trato intestinal de animais, as profundezas marinhas e as raízes das plantas.

    O corpo da bactéria é revestido, externamente, pela parede celular, uma estrutura rígida, composta por peptídeos e açúcares, que se situa logo acima de membrana plasmática e que envolve e protege a célula. Algumas bactérias possuem flagelos na superfície da parede celular, cuja função é auxiliar na sua movimentação.

    No citoplasma da célula bacteriana encontram-se os ribossomos e o seu material genético. Este é composto por uma molécula de DNA circular e, em algumas espécies, também por pequenos filamentos de DNA chamados de plasmídios.

    Diversas doenças são provocadas pelas bactérias, como a cólera, a sífilis e a tuberculose. Para muitos desses males existem antibióticos específicos que inibem o crescimento das bactérias. Porém, as bactérias também possuem grande importância ecológica e diversas utilidades para o homem. Elas atuam na decomposição da matéria orgânica, participam do ciclo do nitrogênio, são empregadas na fabricação de remédios e cosméticos, entre outros exemplos.

  4. As bactérias são organismos extremamente adaptáveis e, por isso, capazes de viver em qualquer ambiente da Terra. Estão presentes na atmosfera, até uma altitude de 32 000 metros, e no interior da superfície terrestre, até uma profundidade de 3000 metros. Há ainda espécies que vivem nas fontes quentes das profundidades oceânicas, onde a temperatura ronda os 100°C e a pressão é de 265 atmosferas, enquanto que outras conseguiram adaptar-se a ambientes extremamente ácidos ou alcalinos. Com efeito, as bactérias conseguem abastecer-se da energia de que precisam de formas muito mais variadas do que os organismos superiores. Algumas bactérias conseguem obter os alimentos através da fotossíntese, tal como os vegetais, outras são parasitas e provocam doenças mais ou menos graves tanto nas plantas como nos animais (basta pensar na tuberculose ou na peste, por exemplo), mas a sua maioria alimenta-se de qualquer tipo de substância orgânica.
    Ao decomporem todos os produtos dos outros organismos vivos, que doutro modo se extinguiriam, as bactérias permitem a recuperação dos minerais neles contidos. Sem as bactérias, qualquer forma de vida complexa, incluindo o ser humano, desapareceria rapidamente do nosso planeta.

  5. Olá Rebeca,

    As bactérias são seres unicelulares aclorofilados, microscópicos, que se produzem por divisão binária. Elas são células esféricas ou em forma de bastonetes curtos com tamanhos variados, alcançando às vezes micrômetros linearmente. Na maioria das espécies, a proteção da célula é feita por uma camada extremamente resistente, a parede celular, havendo imediatamente abaixo uma membrana citoplasmática que delimita um único compartimento contendo DNA, RNA, proteínas e pequenas moléculas.

    Através da microscopia eletrônica, o interior celular aparece com uma matriz de textura variada, sem, no entanto, conter estruturas internas organizadas.
    As bactérias são pequenas e podem multiplicar-se com rapidez, simplesmente se dividindo por fissão binária.

    Quando o alimento é farto, “a sobrevivência dos mais capazes” em geral significa a sobrevivência daqueles que se dividem mais rapidamente. Em condições adequadas, uma simples célula procariótica pode dividir-se a cada 20 minutos, dando origem a 5 bilhões de células ( número aproximadamente igual à população humana da terra) em pouco menos de 11 horas.

    À habilidade em dividir-se de maneira rápida possibilita populações de bactérias a se adaptar às mudanças de ambiente. Sob condições de laboratório por exemplo, uma população de bactérias mantida em uma dorna evolui dentro de poucas semanas por mutações de seleção natural para utilização de novos tipos de açúcares como fonte de carbono e de energia.

    Na natureza, as bactérias vivem em uma enorme variedade de nichos ecológicos e mostram uma riqueza correspondente na sua composição bioquímica básica. Dois grupos de bactérias distantemente relacionados são reconhecidos:

    – As eubactérias, que são os tipos comuns encontrados na água, solo e organismos vivos maiores.
    – As arquibactérias, que são encontradas em ambientes realmente inóspitos, como os pântanos, fontes termais, fundo do oceano, salinas, vulcões, fonte ácidas, etc.

    Existem espécies bacterianas que utilizam virtualmente qualquer tipo de moléculas orgânicas como alimento, incluindo açúcares, aminoácidos, gorduras, hidrocarbonetos, polipeptídeos e polissacarídeos. Algumas podem também obter seus átomos de carbono do gás carbônico e o seu nitrogênio do N2.

    Apesar de sua relativa simplicidade, as bactérias são os mais antigos seres que se tem notícias e também são os mais abundantes habitantes da terra.
    Eletromicrofia eletrônica de uma colônia de E. coli
    As bactérias podem ser classificadas, quanto a sua fórmula, em três grupos básicos:

    – Cocos, que são células esféricas que quando agrupadas aos pares recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos estes são denominados estreptococos. Cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva recebem a designação de estafilococos.
    – Bacilos, são células cilíndricas, em forma de bastonetes, em geral se apresentam como células isoladas porém, ocasionalmente, pode-se observar bacilos aos pares (diplobacilos) ou em cadeias (streptobacilos).
    – Espirilos são células espiraladas e geralmente se apresentam como células isoladas.
    Espero ter ajudado, se vc quiser me ajudar tbm é só me escolher como melhor resposta.

  6. As bactérias constituem organismos procariontes,que não têm envoltório nuclear,nem organelas membranosas,são unicelulares e elas podem ser encontradas em colônias ou na forma isolada.São seres muito pequenos que,em sua maior parte,não podem ser vistos a olho nu.Apesar de seu tamanho,elas se multiplicam em grande velocidade,e,muitas delas,conhecidas como germes,são prejudiciais à saúde do homem,pois podem causar inúmeras doenças.As bactérias podem sobreviverem na presença de ar (aeróbicas), na ausência de ar (anaeróbicas) ou mesmo serem anaeróbicas facultativas.
    Elas se encontram por toda parte,e há milhares delas no ar,na água, no solo e, inclusive, em nossos corpos.Contudo,nem todas são maléficas,há aquelas que desempenham papéis extremamente úteis para muitas formas de vida,inclusive para os seres humanos.No caso de plantas,como as ervilhas,elas se beneficiam desta forma de vida,que habita suas raízes dentro de pequenos caroços,em seu crescimento através da substância química que estas bactérias produzem.
    No solo existem bactérias que podem ser benéficas de várias maneiras,uma delas é ajudar as folhas velhas das plantas a apodrecerem fornecendo alimento às novas plantas.Entretanto,há certas bactérias que são daninhas aos vegetais,prejudicando-os a ponto de destruí-los.
    No caso dos seres humanos,elas podem ser combatidas através do uso de antibióticos,que,quando usados conforme orientação médica,tem efeito eficaz sobre os germes prejudiciais a saúde.Caso contrário,elas aumentarão rapidamente,ampliando o número de colônias.Em muitos casos,elas podem ser transferidas de pessoas para pessoas.
    Podemos citar como principais tipos de bactérias: Cocos (formato arredondado); Bacilos (alongadas em forma de bastonetes); Espirilos (formato espiralado) e Vibriões (possuem formato de vírgulas).
    Até 300 anos atrás,ninguém sabia da existência deste tipo de vida,foi um holandês chamado Leeuwenhoek que as observou pela primeira vez.Em 1865,Louis Pasteur,através de seus estudos e observações,descobriu como elas se multiplicam e causam doenças.Contudo,os estudos desta forma de vida só foram mais precisos depois que Roberto Koch,em 1870,descobriu como colori-las e mantê-las vivas em uma espécie de geléia que ele mesmo criou.Desta forma,elas poderiam ser observadas por mais tempo e também de formas diferentes,fato que permitiria um conhecimento mais complexo e aprofundado das bactérias.
    Principais doenças causadas por bactérias: tuberculose, hanseníase (lepra), difteria, coqueluche, pneumonia bacteriana, escarlatina, tétano, leptospirose, tracoma, cólera, meningite meningocócica, etc.

  7. As bactérias são organismos de organização celular muito simples, sendo classificadas como seres procariontes, isto é, organismos com núcleo primitivo, devido à ausência do envoltório nuclear ou carioteca. De origem muito longíqua, há mais de 3,6 bilhões de anos no planeta, as bactérias estão presentes em praticamente todos os locais possíveis da ocorrência de vida. E um detalhe: em grande número.
    A sua capacidade de sofrer mutações e a grande capacidade de reprodução deixam o grupo muito à vontade no planeta. O que ninguém pode negar é que as bactérias trazem numerosos benefícios ao homem. Vários produtos usados na alimentação como iogurtes , queijos e vinagres têm bactérias envolvidas na formação. Também não podemos nos esquecer das bactérias relacionadas com a biofixação do nitrogênio, como as do gênero Rhizobium, que vivem mutualisticamente associadas a raízes de leguminosas, como o feijão e a soja.
    Estes microscópicos organismos, com tamanho médio na casa de 1 micrômetro, também são de fundamental importância para a ciclagem da matéria no planeta; juntamente com os fungos, desempenham importante ação decompositora, impedindo que o planeta seja um amontoado de cadáveres. Isso sem falar na importância para o desenvolvimento da Engenharia Genética, da produção de medicamentos para o homem (a insulina é um bom exemplo), na produção de aminoácidos e vitaminas em nosso intestino, além de outras.
    Além desse lado mocinho, as bactérias também têm o lado vilão da história. Não podemos olvidar que elas já causaram muitas mortes no planeta, como a Peste Negra (causada pela bactéria Yersinia pestis) na Idade Média. Entre 1348 e 1350, aproximadamente um terço da população européia foi dizimada; cerca de 25 milhões de pessoas. A doença atacava e matava com tamanha intensidade que o escritor italiano Boccaccio proferiu que “as vítimas almoçavam com seus amigos e jantavam com seus ancestrais no paraíso.” Foi essa mesma doença que inspirou o escritor supracitado a escrever o livro Decamerão, um clássico da época, sempre citado nos livros de História.
    No fim do século XIX e início do século XX, a Índia e, posteriormente, a China foi vítima da mesma doença. Na ocasião, mais de 11 milhões de pessoas sucumbiram. Podemos nos recorrer, ainda, à tuberculose que, mesmo com os avanços da medicina com a descoberta dos antibióticos na década de 20 do século passado e o desenvolvimento de uma vacina eficaz (BCG), continua provocando a morte de milhões de pessoas todo ano no mundo. É a prova clássica de que tamanho não é documento! Estamos, sim, perdendo a guerra para esses “bichinhos”. E um exemplo que chocou, inclusive a comunidade médica, foi a recente morte de uma modelo de 20 anos, no Espírito Santo, na manhã do sábado 24 de janeiro de 2009. Causa do óbito: infecção generalizada (septicemia) causada por bactérias do gênero Pseudomonas e Staphylococcus, responsáveis por um quadro inicial de infecção urinária que lhe proporcionaram a amputação das mãos e dos pés antes do óbito.
    Uma das causas dessa “revolta das bactérias” é a auto medicação. Quando uma pessoa toma um determinado antibiótico por conta própria, pode estar fazendo uma seleção artificial, isto é, promovendo a morte das bactérias sensíveis e selecionando as resistentes àquele antibiótico. Em pouco tempo, temos uma grande população de bactérias resistentes!!! É preciso, assim, abdicar dessa prática já arraigada na população e procurar apoio médico para controle dos processos inflamatórios.

  8. vai na wikipédia ou pega um livro de biologia celular voce vai ter uma explicação melhor sobre o que é ao invés de sua noção superficial!

    e nem todas as bactérias são nocivas existem muitas que são benéficas e que vivem no seu intestino e sem elas voce já estaria morto!

    tenha mais respeito por eles e sua posição no universo biológico!

    vá procurar conhecer melhor as interações entre os organismos,

    te falta leitura ciêntifica!

  9. segundo os cientistas elas sempre existiram e inclusive antes mesmo dos animais e até mesmo dos humanos . ela são seres unicelulares ou seja só possuem uma célula maioria delas são microscópicas , e muitas pessoas se enganam quando acham que elas só causam doenças , na verdade muitas delas causam mesmo e podem até causar sérios danos , mas tem alguns tipos que são usadas na produção de alimentos como o iorgute e também o pão .
    espero que tenha te ajudado , beijos :*

Perguntas Relacionadas