Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que é corrida de 100 metros rasos no atletismo?

O que é corrida de 100 metros rasos no atletismo?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. espero que ajude:
    A prova de 100 metros rasos é uma modalidade olímpica de atletismo, considerada a prova rainha das corridas de velocidade. Dura pouco menos de 10 segundos e os respectivos vencedores são muitas vezes apelidados de homem / mulher mais rápido do mundo. Um atleta dá 45 passadas em média para percorrer o percurso e cruza a linha de chegada a cerca de 36 km/h. Uma pessoa comum faria a prova com 100 passadas e a uma velocidade de 22,5 km/h.

    Os 100 metros rasos foram introduzidos no programa olímpico em Jogos Olímpicos de Verão de 1896 para homens e nos Jogos de 1928 para mulheres. Os primeiros campeões olímpicos foram, respectivamente, Tom Burke e Betty Robinson dos Estados Unidos da América.

    O recorde mundial dos 100 metros masculinos pertence a Usain Bolt, da Jamaica, obtido durante o Campeonato Mundial de Atletismo em Berlim, na Alemanha, em 16 de agosto de 2009, com a marca de 9,58 segundos. Nas mulheres, o recorde de 10,49 segundos pertence a Florence Griffith Joyner, estabelecido em Indianápolis em 1988. O recorde nacional do Brasil e também sul-americano, de 10s, pertence a Robson Caetano. O recorde português e europeu é de 9,86s, conquistado por Francis Obikwelu.

    Evolução
    Todos os atletas de 100 metros rasos são treinados para responder ao disparo do tiro de partida com prontidão. Um velocista campeão gasta em média dezoito centésimos de segundo para dar início à sua corrida. Uma pessoa determinada levará cerca de 27 centésimos de segundo para reagir. A respiração é também muito treinada: os atletas inspiram na largada, expiram e inspiram novamente na marca dos 50 metros e expiram novamente só no fim da corrida.

    No primeiro movimento o atleta avança cerca de cinco metros e as passadas iniciais medem 1,60 m. Os campeões atingem sua velocidade máxima (ca. 43 km/h) aos 35 metros de corrida, quando a extensão das passadas é em torno de 2,10 metros, e consegue mantê-la até os setenta metros. Um atleta comum já terá alcançado a velocidade máxima (27 km/h) na altura dos 25 metros de prova e começa a desacelerar a cinquenta metros do final da competição.

  2. É uma corrida rápida e sem obstáculos/barreiras.
    São 8 atletas e eles têm que respeitar as suas raias.
    A pista de atletismo possui 400 metros e é dividiva em 4 partes, 2 curvas com 100m cada e 2 retões com 100m cada.
    A corrida é anaeróbica, o corredor dá o máximo de si do início ao fim da corrida.

Perguntas Relacionadas