Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

o que é mito e lenda ?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

9 Respostas

  1. Lendas e Mitos
    O que são lenda e mitos, os mitos e lendas mais conhecidos do Brasil, personagens mitológicos, mitologia grega, lendas do Brasil, contos populares, cultura popular

    Teseu matando o Minotauro : importante mito grego

    Lendas são histórias fantásticas que possuem origem histórica narrando feitos de heróis, personagens sobrenaturais, fenômenos naturais, vida de santos, etc. A lenda é sempre considerada com um fundo de verdade.

    Mitos são histórias que apresentam um fato natural, histórico ou filosófico, funcionando como ponto de equilíbrio entre o sagrado e o profano.

    Durante algum tempo confundiu-se o mito com a lenda, embora os dois estejam relacionados a acontecimentos de um passado distante e fabuloso, diferem nos personagens. Os mitos têm os deuses como tema, enquanto que as lendas homens e animais. A lenda é considerada “história falsa”, e o mito “história verdadeira”.
    A Mitologia estuda as lendas e mitos, entre os quais podemos citar: os mitos dos deuses que deram nome aos planetas do nosso sistema, Pégaso, Prometeu, Baco, Apoio, Hércules, Pigmaleão, etc. Entre as lendas: O Judeu Errante, As Lendas do Rei Artur, As Lendas do Eldorado, Robin Hood, etc.

    No Brasil são conhecidos o saci, o lobisomem, caipora, curupira, mula-sem-cabeça, Anhangá, mãe-d’água, Iara, minhocão, papa-fígado, etc…

  2. Não tem muita diferença.

    Mitos: Um mito é um relato em forma de narrativa com carácter explicativo ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O termo é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objectivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades.

    LENDAS são estórias fantásticas, originalmente contadas de forma oral, e que possuem origem histórica, são ligadas ao princípio dos tempos, ou da humanidade, e onde o mágico aparece como “milagre”. Mescla de fatos e fenômenos frutos da imaginação do povo a lenda procura dar uma explicação a fenômenos e/ou acontecimentos misteriosos e sobrenaturais. Por exemplo: origem do trovão, de uma cachoeira, do relâmpago, da chuva, das águas etc.

    A lenda é sempre considerada com um fundo de verdade. Durante algum tempo confundiu-se o mito com a lenda, embora os dois estejam relacionados a acontecimentos de um passado distante e fabuloso, diferem, porém nas personagens.

    atémais
    abrçs

  3. Lenda: Uma ficção criada pela cabeça de mentes insanas ou de pessoas solitárias que idalizam algo que não existe e passam anos seguidos alimentando a falsa ilusão que tudo aquilo é real.

    Mito: É o personagem que criamos para aquela Lenda. O fantasiamos como alguém diferente de todos, que tem Magia de Ser quando na verdade não é.

    Acreditar em mitos e lendas é acreditar no nada.

  4. todos os dois são narrativas mentirosas ou fantasiosas sobre algo , as lendas geralmente contém focos culturais de cada região em que são criadas . já o mito é mais uma superstição sobre algo que incita a imaginação .as civilizações antigas são bem famosas pela mitologia criada pra explicar aquilo que elas não entendiam sobre a vida e os deuses.

  5. Lenda é uma narrativa fantasiosa que vai sendo transmitida pela tradição através dos tempos, pai conta para o filho que conta para o neto sucessivamente.
    Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo,alegórico ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião.
    O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (são criaturas sobrenaturais).
    Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
    O mito é muito confundido com o conceito de lenda, porém o mito não tem compromisso nenhum com a realidade.
    A lenda pode conter fatos e personagens reais porém estão misturadas com fatos e personagens irreais, o que torna impossível separa fantasia do real, em outras palavras lendas são meras histórias fantasiosas para passar o tempo ou se divertir .

    O mito não é exclusividade de povos primitivos, nem de civilizações nascentes, mas existe em todos os tempos e culturas como componente indissociável da maneira humana de compreender a realidade.
    A diferença mais clara entre Mito e Lenda é que o Mito é um Personagem, em torno desse personagem a humanidade cria as Lenda ou as estórias Míticas.

  6. Olá

    É possível definir o Mito em 3 formas:
    ¹ Como forma atenuada de intelectualidade;
    ² Como forma autônoma de pensamento ou de vida;
    ³ Como instrumento de estudo social.
    Os mitos tem grande valor para a humanidade, sobretudo no aspecto existencial da vida.

    Lendas são relatos fantásticos, que misturam fatos históricos com fatos irreais ou imaginários. Uma lenda sempre é transmitida de forma oral, para algum tempo depois ser escrita ou não.

  7. len.da

    Substantivo feminino.
    1.Tradição popular.
    2.Narração de caráter maravilhoso, em que os fatos históricos são deformados pela imaginação do povo ou do poeta; legenda.
    3.Ficção, fábula.mi.to

    Substantivo masculino.
    1.Relato sobre seres e acontecimentos imaginários, acerca dos primeiros tempos ou de épocas heroicas
    2.Narrativa de significação simbólica, transmitida de geração em geração dentro de determinado grupo, e considerada verdadeira por ele.
    3.Ideia falsa, que distorce a realidade ou não corresponde a ela.
    4.Pessoa, fato ou coisa real valorizados pela imaginação popular, pela tradição, etc.
    5.Fig. Coisa ou pessoa fictícia, irreal; fábula.
    § mí.ti.co adj.

Perguntas Relacionadas