O que é um navio ro-ro, onde posso encontrar essas classificações e suas respectivas características?
Desde já agradeço.
Lucas.
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Ro-Ro, significa Rolon-Rolof, são navios de grande porte que se destinam a grandes distâncias e que possuem uma rampa de acesso para carretas e a grande maioria com containers e automóveis novos que são embarcados com os mesmos se locomovendo por si próprio. Sendo que ao chegar aos porões das embarcações as carretas desatrelam o reboque ou os containers que contém as mercadorias e o citado reboque segue viagem e retornando do exterior com o mesmo sistema usado no embarque anterior.
Quanto as classificações, não sei onde poderia encontrar.
Abraços.
http://www.transaex.com.br/dicas.php?acao=16
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ROLL-ON ROLL-OFF = carga que rola para dentro e para fora. É um navio especiifco para cargas rolantes de formato em caixa de sapato com um alto velame e de pouco calado. possui internamente em media 3 conveses acima do conves principal e 3 conveses abaixo do conves principal. podem levar automoveis, caminhões, onibus, containers de 40 e 20 pes sem as carretas, tubos, bobinas de papel para imprensa, bobinas de aço, guindastes desmontaveis para os portos, enfim uma serie de cargas gerais não rolantes. mas o objetivo são as cargas rolantes.
Navios de Carga Geral
São os navios que transportam vários tipos de cargas – sacarias, caixas, veículos encaixotados ou sobre rodas, bobinas de papel de imprensa, vergalhões, barris, barricas etc. Tem aberturas retangulares no convés principal e aberturas chamadas escotilhas, por onde a carga é embarca-da para ser arrumada as cobertas e porões. A carga é içada ou arriada pelo equipamento do navio ( chamados paus de carga) ou pelos guindastes do porto.
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Navios Porta – Contêineres
São os navios semelhantes aos de carga geral mas normalmente não possuem além de um ou dois mastros simples sem paus de carga. As escotilhas de carga abrangem praticamente toda a área do convés e são providas de guias para encaixar os contêiners nos porões. Alguns desses navios têm guindastes especiais.
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Navios Roll-on Roll-off (Rô-Rô)
São os navios em que a carga entra e sai dos porões e cobertas sobre rodas (automóveis, ôni-bus, caminhões) ou sobre veículos (geralmente carretas, trailers, estrados volantes etc.). Exis-tem vários tipos de RoRos, como os porta- carros, porta-carretas etc., todos se caracterizando pela grande altura da lateral (costado) e pela rampa na parte de ré ou no costado.
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Navios Graneleiros
São os grandes navios destinados ao transporte de grandes quantidades de carga solta, ou seja, a granel: milho, trigo, soja, minério de ferro, etc. Se caracterizam por um longo convés principal onde o único destaque são os porões. Eles não têm guindastes. A carga é embarcada pelas esteiras rolantes do porto.
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Navios Tanque
São grandes navios para transporte de petróleo bruto e produtos refinados (álcool, gasolina, diesel, querosene, etc.). As cabines ficam na parte de trás (popa) e quase sempre têm uma ponte no meio do navio, que vai até a frente (proa). É uma precaução de segurança do pessoal, pois os navios tanques carregados ficam com uma pequena borda fora da água, fazendo com que o convés seja “lavado” com frequência pelas ondas.
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Navios de Passageiros
São os navios que têm a finalidade única de transportar pessoas e suas bagagens. Em geral para viagens de cruzeiros turísticos. Possuem uma estrutura voltada ao lazer, como restaurantes de luxo, cassinos, bares, cinema, áreas para festas, lojas, piscina, salão de jogos e ginástica, etc.
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Navios Rebocadores
São pequenos navios utilizados para puxar, empurrar e manobrar todos os tipos de navios muito maiores. Geralmente são utilizados nos canais de acesso dos portos. Pode também socorrer navios em alto-mar, rebocando-os para zonas seguras; e puxar navios encalhados em bancos de areia. Possuem grande potência de motor.