Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que é o elemento químico P2O5 e o elemento quimico K2O em adubação?

O que é o elemento químico P2O5 e o elemento quimico K2O em adubação?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. P2O5 é a formula de fertilizantes a base de fósforo, alguns são solúveis em H2O, Agua, outros são solúveis em ácido cítrico que é um ácido liberado pelas plantas, entende-se por solubilidade a forma em que os nutri entes ficam disponíveis para a planta, o fósforo é um macro nutri ente, ou seja as plantas necessitam dele em larga escala, sendo um nutri ente de pouca mobilidade no solo, deve se colocado em um local acessível pelas raízes; já o K2O nada mais é que o anidrido potássico, também um macro nutri ente e de boa mobilidade no solo, mas é lixiviável, ou seja, com muita chuva ele tende a descer para as camadas mais profundas do solo, correndo o risco de não ficar disponível para as plantas, conforme o seu sistema radicular.

  2. Adubo NPK:
    – N: porcentagem de N (nitrogênio)
    – P: porcentagem de P2O5 (isso mesmo, porcentagem de fosfato e não de fósforo)
    – K: porcentagem de K20 (a mesma idéia anterior, porcentagem de óxido de potássio)

    Quando o agrônomo verifica a ‘analise de solos’ e faz os cálculos da necessidade de adubação, ele pode recomendar a compra/aplicação de fertilizantes de duas formas:
    – indicando um fertilizante para cada tipo de nutriente, por exemplo x kg de Uréia, y kg de fosfato de amônio, z kg de cloreto de potássio e por ai vai… Esse método é muito preciso, mas não é muito prático.
    – Outra forma é converter os mesmos resultados para a fórmula N:P:K, dessa forma a recomendação de compra/aplicação fica mais ou menos assim: “é necessário aplicar x kg do adubo NPK 10:20:20”.
    Usar a fórmula torna as coisas mais simples para quem compra e para quem vende, principalmente quando se trata de grandes quantidades, pois se comprar os adubos separados, na propriedade deverá ser feita a mistura homogênea, o que é difícil, imagine que para aplicar 200Kg/ha de adubo em uma propriedade de 200 ha, (essa quantidade não muito grande em uma propriedade também não muito grande) seria necessário ter equipamento para misturar 40 toneladas de adubo. No caso da fórmula, o adubo ja vem misturado.

  3. P2O5 é o fosfato e K2O é o potássio. Geralmente, são encontrados em adubos formulados (NPK) como o 4-14-8 ou 20-5-20 por exemplo, ou em outras fontes de fosfato e potássio como o supertriplo (fosfato) e o KCl.

  4. P205 e K20 são os compostos de P e K, que são assimiláveis pelas plantas.
    Eles são considerados macronutrientes , ou seja, as plantas necessitam deste elementos em grande quantidade.
    O P é fonte de energia e de crescimento para a planta, etc.
    O K é regulador da turgência das folhas,responsável pelo transporte de carboidratos etc.

    Um exemplo:

    Num adubo muito utilizado na cafeicultura o 20-05-20, tem-se 20% de N, ( em forma nitrica ou amonica), 5% de P na forma de P2O5 e 20% de K na forma k2O.

    Espero ter ajudado

  5. P2O5 e K2O são formulas dos elementos minerais fosforo (P) e potássio (K). Os adubos e fertilizantes comercias tem suas formulações baseadas nessas fórmulas e não apenas nos elementos em si (P e K). Logo, recomendações de adubação são baseadas nessas fórmulas.

    Ex: em recomendação de 80Kg/ha de P2O5, você terá q ver a porcentagem de P2O5 presente no adubo, ai é só fazer uma regra de 3 simples pra ver quanto do adubo você deve aplicar.

    Obs: esses elemntos são muito importantes em nutrição mineral de plantas.

Perguntas Relacionadas