Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que é o ritmo escapuloumeral e para que serve?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. É o movimento coordenado, complexo, envolvendo grupos musculares que agem sobre diversos ossos e articulações da região do ombro. É importante para avaliar-se a função do ombro.

  2. O ritmo escápulo-umeral é definido como a seqüência das intervensões das articulações gleno-umeral e escápulo-umeral no movimento de abdução do ombro numa seqüência temporal, mensurando-se a contribuição de cada articulação na amplitude do movimento.

    Nem sempre se encontra as mesmas informações sobre o ritmo escápulo-umeral, ocorrendo pequenas variações de um autor para o outro.

    Primeiramente é a articulação gleno-umeral que entra em ação. Ela realiza o movimento de abdução até, aproximadamente, 90 graus, em decorrência da ação dos músculos deltóide e supraespinhoso.

    Depois há a intervenção da articulação escápulo-torácica, que ocorre de 90 a 150 graus, através de uma rotação superior em função dos músculos serrátil, trapézio superior e inferior.

    Alguns autores, como Norkin & Levangie (2008) atribuem um movimento puro da articulação gleno-umeral até 60 graus, e que a partir daí para cada dois graus de abdução da gleno-umeral há a contribuição de um grau pela articulação escapulo-torácica.

    Por fim, os último 30 graus, de 150 à 180 ocorrem pela participação da coluna, através de uma inclinação da mesma, caso seja unilateral, ou através de uma hiperlordotização, caso seja bilateral..

  3. É o movimento coordenado, complexo, envolvendo grupos musculares que agem sobre diversos ossos e articulações da região do ombro. É importante para avaliar-se a função do ombro.
    CFZN

    bom estudo

Perguntas Relacionadas