Começei um curso de teatro e gostaria de saber como e quando tirar o DRT!
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A principio de tudo é necessário que tenha o DRT – registro de ator onde o mesmo pode ser retirado na Delegacia Regional do Trabalhador e para a emissão deste documento é necessário comparecer com os seguintes documentos:
-Comprovante de residência
-Titulo eleitoral
– RG
– CPF
-E junto a esses documentos é necessário que se pague um taxa no valor equivalente a R$ 420,00.
veja mais detalhes no site
Veja no site do SATED da sua região veja o endereço abaixo é do sindicato de São Paulo, tem no Rio de Janeiro, Minas Gerais, é só digitar o nome sated… e os pontinhos que coloquei refere-se a sua região. Boa sorte.
Primeiramente os interessados devem entrar em contato com a SATED (Sindicato doa Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões) de seus estados, assim poderão ter todas as informações pertinentes.
Para as funções de Aderecista, Ator/Atriz, Diretor, Diretor de Produção, Figurinista, Iluminador, Secretário de Frente, Sonoplasta, etc.É necessário os seguintes documentos:
• Carteira de Trabalho – cópia comum – foto e verso
• CPF – cópia comum
• RG – cópia comum
• Título de Eleitor – cópia comum
• Comprovante de endereço (gás, luz, telefone – cópia comum)
• Contribuição Sindical do ano vigente
• Pasta com trabalhos (cartazes, programas, contratos, etc.)
• Carta de punho (manuscrita) do candidato, relatando experiência profissional
• Cursos na área
• Comprovação de 2º grau (intermediário) copia comum
• Taxa de entrada de processo: o equivalente a “um piso normativo ”
Também é exigido certificado de conclusão de curso, Arquitetura ou /Artes Plásticas para função de Cenógrafo e certificado de conclusão de curso Profissionalizante de Administração de Empresas para Secretário Teatral
Para as funções de Cenógrafo, Secretário Teatral, Ator/Atriz e Diretor , poderá ser expedido o DRT Provisório (validade de 1 ano) com a apresentação de Carta da Escola Regulamentada, para o aluno cursando o último ano, ou Carta de Contratação de Trabalho Atual
Obs: A documentação para Ator/Atriz ou Diretor/Diretora será avaliada pelo Conselho de Capacitação Profissional e poderá encaminhar o candidato ao registro profissional, para a realização do processo de Banca.
Para as funções de Figurante, Diretor de Cena, Maquinista Auxiliar, Manequim, Técnico de Luz e Som, Acrobata, Domador, Mágico, Palhaço, Etc. É necessários os seguintes documentos:
• Carteira de Trabalho – cópia comum– foto e verso
• CPF – cópia comum
• RG – cópia comum
• Título de Eleitor- cópia comum do ano vigente
• Pasta com trabalhos (cartazes, programas, contratos etc.)
• Cursos na área
• Comprovante de endereço (gás, luz, telefone – cópia comum)
• Contribuição Sindical
• Carta do Contratante
• Comprovação de 1º grau (ensino fundamental) copia comum
• Currículum digitado
• Taxa de entrada de processo: o equivalente a “um piso normativo ”
Sated http://www.satedsp.org.br/website/drt.htm
as formas mais simples são
ou você cursa algum curso que de o DRT ao término desse (geralmente são cursos de 2 anos ou mais, reconhecidos como técnicos), ou tenha pelo menos de 3 a 5 anos de trabalho comprovado (não precisa ser carteira assinada, jornais, flyers, banners, fotos e videos ajudam muito), daí vc da a entrada no DRT provisório, após um ano caso você ainda esteja mantendo trabalhos na area você pode tirar o definitivo.