Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que é racionalismo?

Eh para a aula pode ser um resumo pequeno pois vou ter que decorar para a aula de filosofia…Muito obrigado por me ajudar.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a idéia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.

    Continua… Acesse fonte!

  2. Racionalismo é uma corrente filosófica que surgiu na Idade Moderna a partir de Descartes com a ruptura, não brusca, de pensamento da Idade Medieval, do Geocentrismo para o Heliocentrismo e do Teocentrismo para o Antropocentrismo, então com a questão do Heliocentrismo onde o sol é o centro do universo, a terra, mais especificamente o homem foi deslocado para fora do centro e isso causou certos transtornos, para resolver isso e trazer o homem para o centro o racionalismo cartesiano colocou por meio da razão o homem como centro novamente, mas desta vez como centro racional e não físico, assim deu-se o antropocentrismo.

    A corrente racionalista mais especificamente inicia com as obras de Descartes que são o “Discurso do método” e “Meditações”, onde ele duvida enfaticamente que os sentidos do corpo podem dar o verdadeiro significado das coisas e aplica a razão como o pressuposto mais coerente para definição correta de tudo que há, por isso ele afirma “Penso, logo existo”, esse penso não é como um pensar aleatório e sim como uma atividade cognitiva que busca a verdade, pois a própria frase em latim é “Cogito, ergo sum”.
    Apesar de saber que Descartes afirmava com avidez a existência de um Ser Supremo para explicar porque ele próprio pode pensar e ter suas concepções se ele mesmo não se fez, ou se deu a si mesmo, assim ele afirma a existência de Deus como um Ser que o dotou de tudo o que ele sabe e que ainda que saiba o bastante é apenas um fragmento do verdadeiro pensamento que vem de Deus.

    Deus abençoe!

    CONTATO: [email protected]

    VISITE: textosagrado.com.br

Perguntas Relacionadas