O que é senso ? E bom senso? E senso comum?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
senso
(latim sensus, -us, sentido, órgão do sentido, faculdade de sentir, sensação, pensamento)
s. m.
1. Juízo claro. = prudência, siso
2. Capacidade para sentir. = sentido
3. Capacidade de pensar. = juízo, pensamento, raciocínio
4. Direcção!, rumo.
bom senso: equilíbrio nas decisões ou nos julgamentos em cada situação que se apresenta.
senso comum: conjunto de opiniões ou ideias que são geralmente aceites numa época e num local determinados.
Para os grandes pensadores, bom senso e senso comum são expressões que se equivalem. De Descartes no Discurso do Método é “a capacidade de bem julgar e de distinguir o verdadeiro do falso que é propriamente o que denominamos bom senso ou razão, é naturalmente igual em todos os homens”. A proposta de Galileu nos seus dois longos diálogos, nos quais a argumentação, racional e com relação aos fenômenos, possibilitava a toda pessoa de bom senso (e motivada por uma vontade sincera) a compreensão da maior verdade do sistema do mundo de Copérnico em detrimento do de Ptolomeu, o das leis elementares da mecânica e da queda dos corpos. Toda pessoa dotada de bom senso (boa vontade): isto é, dispondo de senso comum.
Bom senso e senso comum para grande parte dos homens envolvidos com a ciência se equivalem em um ambiente. Estão dotadas do pensamento não científico, puro, sem metodologia comprobatória. Partilhamos dessa idéia. Que tanto o bom senso, bem como o senso comum, requer de formalismo científico. Mas trazemos a tona uma outra reflexão, que os termos refletem noções simbólicas culturais distintivas.
Senso= Ter noção do que é certo ou errado Bom senso= Saber fazer o certo, edicerní-lo do errado Senso comum= O que todos acham certo ou errado, o que é dito por um grupo ser certo ou errado
Ter senso é o mesmo que estar consciente de algo ou ter dominio sobre determinada situação..Bom senso é aquele que é coerente em suas atitudes..Senso comum é o conhecimento popular e sem embasamento cientifico ou teorico, é tudo que as coletividades cultuam como verdadeiro ou certo, é quase que algo incontestavel para as massas e digno de reprovação se por acaso for questionado !!