Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

o que é terremoto geopolítico ?

o meu prof de geog pediu e não to encontrando mesmo!
ajuda por favor
ihi descobri que a pergunta é minha. IHI agora a resposta é oficialmente minha tb. HAAÁAAAAA burrinho são vcs, sai moisés, toma conta da sua vida! atá 🙂 hudsudshuds

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Geopolítica é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geografia[1] ligado às Ciências Humanas, Ciências Sociais aplicadas e Geociências.A geopolítica considera a relação entre os processos políticos e as características geográficas — como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional -, nas relações de poder internacionais entre os Estados e entre Estado e Sociedade.

  2. Querida amiga, vou tentar responder:

    Por “terremoto político” teu professor quis se referir, e induzir seus alunos a pensarem como é complexo o atual tabuleiro de jogo do poder mundial.

    Aliiine, Geopolítica é uma expressão pouco conhecida do grande público, mas de fundamental importância na relação entre Países e Blocos Econômicos. Esta Geopolítica trata do Estado, das relações de Poder, das Guerras Modernas, das Ideologias, da Ação e Manipulação Política, da Estratégia combinada com a Geografia, tanto Política, quanto Física e Econômica.

    Ultimamente, a Geopolítica agregou mais uma série de outros temas, também de capital importância, tais como Ecologia e Meio Ambiente, Guerras de fundo econômico ou cultural, Direitos Humanos, além de Mudanças demográficas, Inovações Tecnológicas, bem como aspectos da chamada Globalização. Também ela estuda temas regionais que envolvam, direta ou indiretamente, assuntos e relações entre países ou regiões, tais como conflitos étnicos e diferenças econômicas ou religiosas.

    As disputas internacionais sempre existiram, e vão continuar existindo, seja no plano militar, como no plano econômico, comercial, dos recursos estratégicos, das fontes de energia e das matérias primas. Após a Segunda Guerra Mundial, e com o advento das novas tecnologias industriais e de Informação, isto fica cada vez mais evidente. Não tem como ficarmos alheios a isto porque, em maior ou menor grau, estes interesses antagônicos vão influenciar a vida de cada um de nós.

    E o Brasil, por todas as potencialidades e recursos naturais que possui, está no centro deste “terremoto geopolítico”, ao qual o professor se referiu. Então, o Brasil, por assim dizer, é uma das “bolas da vez”, em termos de Geopolítica Internacional. O mundo precisa de água, de energias renováveis, de alimentos, de matérias primas e de recursos minerais. Quem mais produz e possui estes tesouros no mundo?

    Como líder de um bloco regional (Mercosul), locomotiva natural da América do Sul, como uma das dez maiores economias do mundo, como Potência Emergente, com uma Amazõnia e todos os seus recursos naturais e sua enorme biodiversidade, com o Pré-Sal, não tem como o Brasil ficar fora destas relações de poder e força que configurarão o mundo no terceiro milênio.

    Esta é a grande indagação: como o Brasil e os demais países emergentes, como China, Índia, Rússia, África do Sul, etc..vão se inserir neste novo tabuleiro mundial. De uma maneira altiva, numa relação de paridade, ou de modo subalterno e caudatário, numa relação de mera subserviência?

    Como serão conformadas estas “placas tectônicas geopolíticas”, após todos estes novos movimentos, elas que estão se movendo e se ajustando o tempo todo? Como vai ser o mundo, e nosso País, com o fim iminente do petróleo, com a falta de alimentos que se avizinha, com a falta de água e com os profundos problemas de sustentação ambiental que ora presenciamos?

    Este é o “terremoto geopolítico”, estas são as mudanças inevitáveis nas relações de poder entre países e blocos, que está acontecendo à nossa frente, que nos tocou assistir com os próprios olhos, nós que somos testemunhas oculares e privilegiados espectadores da História Contemporânea.

    Como será o mundo de amanhã, de nossos filhos e netos? Como ficará o Brasil, e nossa “placa tectônica geopolítica” sul-americana, depois deste “terremoto” de início de milênio?

    Procure mais informações em sítios especializados. Bom trabalho escolar. Espero ter ajudado.

Perguntas Relacionadas