Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que é Titulação em Química ?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Técnica para descobrir a concentração molar de uma substância a partir de outra substância de concentração conhecida.
    Resumidamente, titulação é isso.

  2. Titulação é o processo empregado em química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com uma outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas. A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.

  3. A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).
    Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado) ocorrendo entre as duas uma reacção ácido-base.
    O ponto de equivalência da reacção é atingido quando o número de moles de iões H3O+ provenientes do ácido iguala o número de moles de iões OH- provenientes da base. Este ponto é determinado, na prática, pelo chamado, ponto final o qual é detectado, por exemplo, através da mudança de cor do indicador colorimétrico mais apropriado à referida titulação ou através da curva de titulação.
    Exemplificando…Durante uma titulação entre o ácido sulfúrico e o hidróxido de sódio, ter-se-á a seguinte reacção global:
    H2SO4 (aq) + 2NaOH (aq) → Na2SO4 + 2H2O (l)De acordo com a definição indicada acima, se a solução de ácido se encontrar no Erlenmeyer e o NaOH na bureta, o primeiro será o titulado enquanto que o segundo será o titulante, independentemente de se conhecer previamente a concentração (ou título) da solução de NaOH ou de ácido.
    No ponto de equivalência verifica-se, assumindo que as concentrações das duas soluções se encontram em molaridade:
    ([H2SO4]×VH2SO4)/1= ([NaOH]×VNaOH)/2que corresponde à igualdade referida, ou seja, o número de moles de protões cedidos pelo ácido iguala o número de moles de iões hidroxilo fornecidos pela base, que irão produzir água.

  4. Titulação é um método usado para determinar a quantidade de soluto numa solução. Para tanto, parte-se de um volume inicial (vi) conhecido da solução cuja concentração se quer saber. Adiciona-se gota a gota uma segunda solução contendo concentração conhecida de uma substância que sofra uma reação química com o soluto de concentração desconhecida. Depois que se adiciona a quantidade exata de solução de reagente de concentração conhecida, interrompe-se o gotejamento e anota-se qual foi o volume gasto da solução de concentração conhecida. A partir daí, pode-se saber quantos mols de reagente de concentração conhecida foram gastos na reação com vi, contendo o soluto de concentração desconhecida. Como ambos participam de uma reação, é possível determinar, pela proporção da reação, quantos mols de soluto de concentração desconhecida havia no volume inicial. Sendo conhecidos a quantidade de soluto em mols que havia em vi, e vi, pode-se então determinar a concentração desconhecida. Para saber o momento de parar a adição de solução de reagente de concentração conhecida, usa-se uma substância denominada indicador, que geralmente muda de coloração quando a reação acaba. Para cada tipo de reação e de soluto de concentração desconhecida que se deseja determinar, há um indicador apropriado.

Perguntas Relacionadas