Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que é uma Tempestade Solar ?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. As erupções solares são explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético. A atividade na superfície solar pode causar altos níveis de radiação no espaço sideral. Esta radiação pode vir como partículas ( plasma ) ou radiação eletromagnética ( luz ). O Sol libera porções de energia eletromagnética quando uma gigantesca quantidade de energia armazenada em campos magnéticos, acima das manchas solares, explode, produzindo um forte pulso de radiação que abrange espectro eletromagnético, desde as ondas de rádio até os raios X e raios gama.

    Os gases emergem da superfície e são lançados na coroa solar, onde atingem temperaturas de mais de 1,5 milhões de graus centígrados, formando arcos chamados anéis coronais, enormes bolhas de gases ionizados com até 10 bilhões de toneladas. Depois, esfriam e voltam a se chocar com o Sol a uma velocidade próxima a 100 quilômetros por segundo.

    As ejeções de massa coronal, que são partículas de altas energias, lançadas no espaço interplanetário podem transportar 10 bilhões de toneladas de gás eletrizado e superam a velocidades de um milhão de quilômetros por hora. Quando atingem a Terra, a magnetosfera do planeta desvia a maior parte da radiação, mas uma parte pode chegar à atmosfera superior, causando as tempestades geomagnéticas. As erupções solares são classificadas de acordo com o seu brilho em raios X no intervalo de comprimento de onda que vai de 1 a 8 Ångstroms.

    Existem três categorias de “erupções”:

    * Erupções classe X: são importantes e grandes erupções que podem desencadear a suspensão de diversas atividades eletromagnéticas, suspender as transmissões das estações de rádio em todo o planeta e produzir tempestades de radiação de longa duração.
    * Erupções classe M: são erupções de média intensidade que afetam as regiões dos pólos e rápidos bloqueios nas emissões radiofônicas.
    * Erupções classe C: são pequenas erupções e não afetam o planeta.

  2. sabe o que é isso?
    A 150 milhões de quilômetros da Terra, a superfície do Sol libera gradativamente Quantidades enormes de luz e calor: como tempestades solares. Embora não Sejam uma ameaça direta aos seres humanos, os raios pueden danificar uma rede de comunicação global, o que colocaria alguns em risco elementos vitais ao bom Funcionamento da sociedade humana, como energia e transporte. Segundo cientistas, Milhares de Tempestades atingem o planeta todos os anos, sem maiores mais conseqüências.As Tempestades “inofensivas” São Chamadas de aurora boreal ou astral, e são conhecidas pelo belo espetáculo que protagonizam no céu. O brilho colorido, que pode nos ser observado extremos do planeta, SE DEVE ao choque entre as partículas Liberadas pelo sol com os átomos de oxigênio e nitrogênio que compoem uma atmosfera terrestre. Os efeitos das atividades solares são raramente sentidos Devido a proteção do campo magnético da própria Terra, mas este não é escudo eterno.Especialistas DECIDIRAM simular o que aconteceria ao planeta ao sofrer uma forte tempestade solar, TENDO como epicentro a cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. No início, uma série de Explosões solares Enfraquece o escudo natural que envolvem uma atmosfera terrestre, uma mancha solar maior que Júpiter avança e engole a Terra. A interferência caused pelos raios desnorteia aviões comerciais, não funcionam GPSs, estações de energia são desligadas ea rede de comunicação global cai.A cidade norte-americana maior é lançada no escuro e ao caos. O mundo moderno fica inoperante: telefonia, rádio, satélites, televisão, internet, aviões e nem mesmo os sistemas de defesa dos Países funcionam. Enquanto os serviços de emergência ficam sobrecarregados, os suprimentos se esgotam, o sistema de saneamento básico deixa de funcionar e doenças como febre tifóide, hepatite e cólera fazem milhões de Vítimas rapidamente. Um cenário terrível porém, fictício, felizmente.A previsão de alguns cientistas é de que uma tormenta solar Atinja a Terra dentro de três anos, em 2011. O homem precisará saber como lidar com um mundo sem os seus aparatos modernos, estando ele preparado ou não.

  3. São ondas emitidas pelo Sol que pode causar destruição em massa de equipamentos eletrônicos – e levar a um caos tecnológico.

    Tudo o que usa circuitos elétricos, de carros a computadores, queima no ato. Celulares e satélites pifam, os meios de transporte param, a rede de energia dá curto-circuito e logo começa a faltar água e comida. Esse cenário apocalíptico pode acontecer – e causado pelo Sol. O astro entra num ciclo de alta atividade, o que aumenta a probabilidade de erupções solares. Essas erupções liberam muita energia. E, quando essa energia chega à Terra, provoca uma tempestade eletromagnética – que literalmente frita tudo o que tiver um circuito elétrico dentro. Seria um verdadeiro Dia do Juízo Final para os equipamentos eletrônicos.
    O Sol está despertando de um sono profundo. E nossa sociedade é muito vulnerável a tempestades solares Elas já aconteceram antes. Em 1859, uma tempestade do tipo queimou as linhas de telégrafo na Europa e nos EUA. Hoje, o efeito seria muito pior. Um relatório assinado por cientistas de 17 universidades diz que a humanidade levaria até 10 anos para se recuperar de um grande evento do tipo. A solução é desligar tudo o que for elétrico antes da tempestade. Os EUA têm um satélite capaz de detectar a onda com um dia de antecedência – em tese, tempo suficiente para que as redes de energia do mundo sejam desconectadas.

  4. No núcleo do sol ocorrem constantes reações que liberam prótons e elétrons dispersos que são atraídos por outros campos magnéticos e os acumulam, pois essas regiões possuem uma espécie de capa fria e escura formada por partículas não renovadas que as envolve.

    O grande acúmulo de prótons e elétrons ao pressionar essa capa consegue abri-la originando a tempestade solar. A tempestade então é a liberação de todas as partículas acumuladas magnetizadas e superaquecidas por meio de uma grande explosão.

    Esse ciclo de liberação e acúmulo de partículas ocorre por 11 anos sendo que ao completar esse período a tempestade é lançada no sistema solar e pode trazer danos ao planeta como tirar os satélites de sua órbita, bloquear comunicações, prejudicar astronautas em órbita, danificar serviços GPS, de celular e redes elétricas. A tempestade solar também pode produzir auroras no céu fora dos locais em que normalmente ocorrem.

    >>Forte abraço …

Perguntas Relacionadas