Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que é valências psicomotoras ?

Por favo ajuda quem poder… Estou fazendo um trabalho de ed. Física trabalhado nisso por favor ajuda é para amanhã 19/03/2009

Obrigado..

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Olá Isabela! Valências Psicomotoras são relações que existem entre o pensar o movimento e executar o movimento. Para qualquer ação que seja feita irão ser solicitadas uma ou mais valências psicomotoras. Vale lembrar que essa relação ressalta uma grande questão: “Mente e corpo são distintos ou um só?”
    São valências psicomotoras:

    Esquema Corporal: é cada parte do corpo com o seu respectivo nome, dar noção de nome das parte, aonde estão localizadas.

    * ex: cabeça, pescoço, joelho, cotovelo…

    * atividade relacionada: correr com a mão na parte do corpo solicitada.

    Espaço: está relacionada ao espaço que os movimentos do corpo pode percorrer e ocupar. É o deslocamento do corpo respeitando os espaços naturais.

    * ex: perceber cadeiras na sala de aula e não se esbarrar nas mesmas ao andar.

    * atividade relacionada: correr por cima das linhas da quadra.

    Raciocínio Lógico: está relacionada ao raciocínio. Números, figuras, cores, está relacionado à forma do aluno pensar para realizar um determinado exercício.

    * atividades relacionada: xadrez; amarelinha…

    Ritmo: é a forma de se deslocar no espaço obedecendo uma determinada sequência de sons ou músicas.

    * atividade relacionada: jogos cantados.

    Lateralidade: está relacionada a trabalhar as partes laterais do corpo, as partes da frente e de trás do corpo, dando ênfase aos lados direito e esquerdo.

    * atividade relacionada: em um jogo de Futsal só podem ser feitos gols com o pé esquerdo.

    Tempo: está relacionada ao tempo que dura um determinado exercício ou movimento.

    * atividade relacionada: pegar uma bola no ar antes que ela caia no chão.

    Coordenação Motora Geral (Fina e Ampla): está relacionada às várias formas de movimentar o corpo, parado ou em deslocamento, com movimentos simultâneos com membros superiores e inferiores.

    * atividade relacionada: correr e pular; pular e arremessar uma bola.

    Força: está relacionada aos exercícios que o aluno utilize a força.

    * atividade relacionada: arremesso de bola (Handebol, Basquetebol, Futsal…)

    Velocidade: está relacionada aos exercícios que o aluno trabalhe a velocidade de deslocamento na execução dos exercícios.

    * atividade relacionada: chegar a um determinado ponto antes do colega de uma outra equipe.

    Equilibrio (Estático e Dinâmico): caracteriza-se com a forma de permanecer estático ou em movimento sobre uma ou mais bases do corpo. O equilibrio se divide em estático (parado) e dinâmico (em movimento).

    * atividade relacionada: ficar parado formando um quatro com as pernas; correr com uma perna.

    Controle Muscular ou Freio Inibitório: está relacionada à exercícios em movimento que devem ser interrompidos.

    * atividade relacionada: correr livremente pela quadra e parar ao sinal do professor.

    Socialização: é trabalhar a relação de amizade e conhecimento do grupo, com o grupo e do grupo com os professores e com os demais funcionários do ambiente escolar.

    * atividade relacionada: saber organizar-se para uma atividade proposta pelo professor; saber jogar com os colega sem formar “panelinhas”.

    Percepção Auditiva / Visual / Tátil: está relacionada ao ato de entender o que está sendo feito através da audição, visão ou toque e executar o que está sendo proposto.

    * atividade relacionada: correr ao sinal de um apito (auditivo); chutar a bola quando o professor abaixar os braços (visual); correr até determinado ponto quando o colega tocar no ombro (tátil).

Perguntas Relacionadas