o que faz a centrifuga no enriquecimento de urânio?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
acho que ela centrifúga né
O urânio é um elemento semelhante ao ferro. Assim como o ferro, você tira o minério de urânio da terra e processa-o para extrair o urânio puro. Ao terminar de processar o minério, o produto obtido é o óxido de urânio. O óxido de urânio contém dois tipos (ou isótopos) de urânio: U-235 e U-238. O U-235 é de que você precisa para fabricar uma bomba ou abastecer uma usina de energia nuclear. O óxido de urânio da mina, contudo, tem cerca de 99% de U-238. Por isso, você precisa, de alguma forma, separar o U-235 do U-238 e aumentar a quantidade de U-235. O processo de concentração do U-235 é chamado de enriquecimento, e as centrífugas são a parte principal do processo.
O U-235 pesa um pouco menos que o U-238. Devido a essa diferença de peso, você pode separar o U-235 e o U-238. O primeiro passo é reagir o urânio com ácido fluorídrico, um ácido extremamente poderoso. Após várias etapas, você cria o gás hexafluoreto de urânio.
Agora que o urânio está na forma gasosa, fica mais fácil trabalhar com ele. Você pode colocar o gás em uma centrífuga e girá-lo. A centrífuga cria uma força milhares de vezes mais potente do que a força da gravidade. Como os átomos de U-238 são um pouco mais pesados do que os de U-235, eles tendem a se mover em direção às paredes da centrífuga. Os átomos de U-235 tendem a ficar mais próximos do centro da centrífuga.
Embora seja apenas uma pequena diferença de concentrações, quando você extrai o gás do centro da centrífuga ele possui mais U-235 do que antes. O gás deve ser levemente concentrado em outra centrífuga e repetido o procedimento. Se fizer isso milhares de vezes, poderá criar um gás que seja altamente rico em U-235. Em uma usina de enriquecimento de urânio, milhares de centrífugas ficam presas juntas em longas cascatas.
No final de uma longa cadeia de centrífugas, você tem o gás hexafluoreto, de urânio que contém uma concentração alta de átomos de U-235.
A criação das centrífugas é um grande avanço tecnológico. As centrífugas devem girar rapidamente – na faixa de 100.000 rpm. Para girar com essa velocidade, as centrífugas devem ter:
rotores muito leves, porém potentes;
rotores bem equilibrados;
rolamentos de alta velocidade, normalmente magnéticos para diminuir o atrito.