Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que fazer com a “água cinza” de uma residencia?…?

Estou planejando fazer o sistema de tratamento de água com biodigestor oferecido pela Embrapa, que trata somente a “água negra”, mas como fazer a captaçao da água cinza e como melhor reutilila-la…..crio algum filtro para ela tb. Desculpe a minha ignorancia no assunto….mas quero fazer o melhro para a natureza.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Reuso das águas cinzas

    Arquiteto sistêmico

    As campanhas de combate ao desperdício da água para o uso humano comumente feitas no Brasil, abordam quase que exclusivamente a questão da economia. É sabido no entanto que não basta só reduzir o consumo de água já tratada sem se fazer uma gestão completa do ciclo das águas que envolva, necessariamente, a preservação dos mananciais e também o reuso.
    O reuso consiste na utilização da água mais de uma vez partindo do princípio básico de sempre reutilizar esta água com a qualidade mínima requeridas pelos padrões e normas sanitárias.
    As águas servidas são as águas que já foram usadas nas atividades humanas e podem ser classificadas como águas negras e águas cinzas (figura 1). As águas negras são aquelas provenientes do vaso sanitário e da pia de cozinha, ou seja, águas ricas em matéria orgânica e bactérias com potencial patogênico.
    As águas cinzas são aquelas provenientes do chuveiro, banheira, lavatório de banheiro e máquina de lavar roupas. Estas águas são ricas em sabões, sólidos suspensos e matéria orgânica (cabelos, sangue e sêmen) e podem possuir pequenas quantidades de bactérias.
    O Brasil ainda é carente de normas e diretrizes que definam plenamente os conceitos, parâmetros e restrições ao reuso das águas servidas a nível residencial, comercial e industrial. No entanto, podemos extrair alguns parâmetros das normas fornecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A NBR 13969 de 1997 no item que trata do reuso local, afirma que: “No caso do esgoto de origem essencialmente doméstica ou com características similares, o esgoto tratado deve ser reutilizado para fins que exigem qualidade de água não potável, mas sanitariamente segura, tais como irrigação dos jardins, lavagem dos pios e dos veículos automotivos, na descarga dos vasos sanitários, na manutenção paisagística dos lagos e canais com água, na irrigação dos campos agrícolas e pastagens etc.” 1. A mesma norma, chega a montar uma classificação para o reuso baseado na qualidade requerida.
    Devido as suas características físicas, as águas cinzas são aquelas que mais se prestam ao reuso em residências. Isto se dá pelo fato de que, tendo índices muito menores de matéria orgânica e bactérias, estas águas são tratadas com maior facilidade e conseqüentemente, o retorno do investimento aplicado nos equipamentos do sistema virá em tempo consideravelmente menor.
    As águas cinzas podem ser usadas nas residências a partir de dois processos distintos que variam basicamente pelo nível de complexidade do tratamento. Se usadas na irrigação exclusivamente por infiltração subterrânea, estas águas não necessitam de praticamente nenhum tratamento específico, devendo ser retidos apenas os sólidos suspensos, armazenada de forma correta e bombeada para a irrigação (figura 2).
    Se usada na irrigação superficial, retorno ao vaso sanitário ou lavagens de pátios, as águas cinzas de reuso devem ser necessariamente tratadas. Este tratamento envolve basicamente filtragem, retirada de odores e esterilização (figura 3). Na irrigação superficial recomenda-se não usar a aspersão por spray mas sim o gotejamento e nas lavagens, tomar o cuidado de jamais irrigar áreas que possam ter o contato humano tais como calçadas internas, playground, dormitórios, cozinhas e refeitórios, dando preferência para as lavagens de garagens e acesso de automóveis.
    Pode-se considerar que a perspectiva de reaproveitamento das águas cinzas é uma novidade a nível mundial. Vários países processam estudos sistemáticos sobre o assunto mas poucos são os que já possuem uma legislação com aplicações práticas pela população. No Japão, mais especificamente na cidade de Tóquio, o reuso é obrigatório para prédios com mais de 30.000 metros quadrados ou com potencial de reuso de 100 metros cúbicos por dia. 2

  2. Se vc tiver quintal e c espaço , a solução mais elegante é a conversão química dos da água cinza (até mesmo a negra) em crescimento foliar através do sistema wetland (brejo).

    http://www.o2engenharia.com.br/esgoto3.html

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522004000400004

Perguntas Relacionadas