Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que foram os filósofos pré-socráticos?

quero saber tudo sobre os filósofos pré-socráticos.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Os filósofos pré-socráticos são, como sugere o nome, filósofos anteriores a Sócrates. Essa divisão propriamente, se dá mais devido ao objeto de sua filosofia, em relação à novidade introduzida por Platão, do que à cronologia – visto que, temporalmente, alguns dos ditos pré-socráticos são contemporâneos a Sócrates, ou mesmo posteriores a ele (como no caso de alguns sofistas).
    Primeiramente, os pré-socráticos, também chamados naturalistas ou filósofos da physis (natureza – entendendo-se este termo não em seu sentido corriqueiro, mas como realidade primeira, originária e fundamental¹, ou o que é primário,fundamental e persistente, em oposição ao que é secundário, derivado e transitório²), tinham como escopo especulativo o problema cosmológico, ou cosmo-ontológico, e buscavam o princípio (ou arché) das coisas.
    Posteriormente, com a questão do princípio fundamental único entrando em crise, surge a sofística, e o foco muda do cosmo para o homem e o problema moral.

    Aí enbaixo tem o site de onde tirei se precisar de mais alguma informação!
    Espero ter ajudado!

  2. ✾Os filósofos pré-socráticos são aqueles que antecedem Sócrates. A filosofia originou-se em Mileto na Grécia que abrigou os três primeiros filósofos da história que são: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
    Seus objetivos eram de construir uma cosmologia que explicasse o racional e as características do universo para substituir a cosmogonia que se baseava em mitos para explicar a origem do universo…
    Filosofos pré- socráticoo..
    1°) Tales, nascido em Mileto é considerado, pela tradição clássica, o primeiro filósofo, viveu provavelmente entre o final do séc. VII e meados do séc. VI a.C. 2°) Anaximandro, contemporâneo de Tales, pregava que o mundo constituia-se de uma série de pares opostos: água e fogo, frio e calor. 3°) Anaxímenes, o meio termo entre Tales e Anaximandro, viveu em meados do séc. VI a.C. Segundo ele, a “arkhé” que comanda o mundo é o ar. 4°) Pitágoras, se é que realmente existiu, teria nascido na Jônia, na segunda metade do séc. VI a.C., fundou uma seita religiosa e mística, que tinha como base o orfismo – um culto popular que pregava a transmigração da alma e a necessidade da purificação do homem. 5°) Heráclito ( c. 540-480 a.C.) para ele, o mundo explica-se não apesar das mudanças de seus aspectos, muitas vezes contraditórios, mas exatamente por causa dessas mudanças e contradições. 6°) Parmênides (c.540-450 a.C.), ao contrário de Heráclito, procura eliminar tudo o que seja variável e contraditório. 7°) Zenão de Eléia, que formulou seus famosos paradoxos. “Paradoxo”, na origem, significa “contrário à opinião”, e é exatamente contra a opinião comum que Zenão pretende demonstrar que a variedade (ou a pluralidade) das coisas e o movimento são impossíveis. 8°) Empédocles, Agrigento (c. 483-430 a.C.) médico e místico defensor da democracia. 9°) Anaxágoras, para ele tudo o que existe é composto de um sem-número de elementos com qualidades distintas. 10°) Leucipo, nascido talvez em Mileto em data deconhecida e seu discípulo 11°) Demócrito (c 470-370 a.C.) de Abdera. Para eles o mundo é composto de átomos – palavra grega que significa “não divisível”. Assim, o átomo é indivisível, mas também imutável, eterno, sempre idêntico a si mesmo.
    ………………………………………..

  3. Oi Catia!

    As maiores feras, em filosofia, respondem nesta categoria aqui no YR.

    Poste sua pergunta lá…

    Boa sorte!

    Fui…

Perguntas Relacionadas