Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

o que ha de estranho no filme de ficçao cientifica quando ocorre uma explosao no espaço sidera e se houve?

o que ha de estranho no filme de ficçao cientifica quando ocorre uma explosao no espaço sidera e se houve?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. O problema é que o som precisa de um meio para se propagar, água, ar, qualquer coisa assim que possa vibrar de acordo com o som, e no espaço não há nada é vácuo, por isso não tem como se ouvir uma explosão lá, pois não tem como o som se propagar.

  2. Desde crianças somos fascinados por filmes como Superman, Guerra nas Estrelas, Homem Aranha, X-Men e outros tantos filmes de ficção científica.

    O que mais nos fascina nesses filmes é ver homens voando, lançando raios pelos olhos, explosões no espaço sideral, etc. Mas o que muita gente não sabe é que esse tipo de coisa foge completamente da realidade.

    A possibilidade de um ser humano, como o Superman ou alguns personagens do filme X-Men, voar não existe. Para isso acontecer, esses personagens deveriam ter um sistema de propulsão como motores de aviões, e uma aerodinâmica completamente diferente que possibilitasse sua permanência no ar. Portanto, para que o Superman pudesse voar, seria necessário que ele tivesse asas no lugar da capa.

    O homem de aço usa sua visão de Raios-X para enxergar através das paredes. Para se produzir Raios-X é necessário que se aplique uma grande diferença de potencial, para produzir uma onda eletromagnética. Como o Superman não tem nenhuma fonte de alta voltagem em sua cabeça, não poderia ser capaz de enxergar através de meios de propagação opacos.

    Em filmes e desenhos podemos observar o Homem Aranha, “voando” entre os prédios de uma grande metrópole. O erro está no fato de que a teia precisa de um lugar para se fixar, e o que acontece no filme é que o super-herói joga suas teias sempre para cima, onde não há nenhum lugar para a fixação dessas. Sabemos também que as aranhas têm a capacidade de andar pelas paredes por possuírem minúsculos pelos em suas oito patas, sistematicamente posicionadas para lhes proporcionar o devido equilíbrio na posição vertical. O Homem Aranha, no entanto, não possui esses pelos, o que torna impossível a subida pelas paredes de um grande prédio.

    No caso de Guerra nas Estrelas é comum ouvirmos grandes estrondos, vindos de explosões no espaço. Seria isso realmente possível?

    De acordo com as leis da física, não! O som é uma onda mecânica e necessita de um meio material para se propagar. O espaço é constituído de vácuo (ausência de matéria), o que impossibilita a propagação do som. Os únicos tipos de ondas que se propagam no vácuo são as ondas eletromagnéticas.

    Guerra nas Estrelas

    Porém, o que seria dos filmes de ficção se eles retratassem fielmente a realidade? Não poderíamos nem imaginar como seria um Homem Aranha sem sua habilidade de subir pelas paredes e voar entre os prédios para lutar contra grandes vilões, ou até mesmo do Superman sem sua visão de Raios-X, para descobrir bombas escondidas e salvar a humanidade. Sem a ficção quem seria capaz de salvar um avião, com mais de 300 passageiros, de um grande desastre?

    A resposta é bem simples: Hollywood.

    A grande sacada dos filmes de ficção científica é o fato de unir a realidade com a imaginação, e tudo o que queremos nesses filmes é uma integração desses dois elementos acrescidos de muita ação e diversão.

    Hollywood já pisou muito na bola na hora de respeitar algumas leis básicas da física e da lógica, estão aqui alguns erros científicos que fariam gênios como Einstein e Stephen Hawking rolar de rir no cinema.

    O espaço com som dolby surround:

    Filme Star Wars – Uma Nova Esperança

    O herói Luke Skywalker entra em seu caça espacial e parte para a batalha final do filme. Dezenas de naves, de vilões e mocinhos, cruzam a tela em ritmo frenético, abusando dos decibéis ao produzir um barulho ensurdecedor em pleno espaço sideral.

    A pisada na bola

    O som nada mais é que a propagação de ondas que fazem vibrar as moléculas do meio que elas atravessam – o ar ou água, por exemplo. O problema é que no espaço há apenas vácuo, ou seja, não há nenhum meio para as ondas vibrarem e propagarem o som. Só faria sentido ouvir espaçonaves barulhentas circulando dentro de planetas que têm atmosfera – como a Terra ou então Marte.

    Outros filmes

    A ” sonzera ” espacial é uma grande bola fora que aparece não só em todos os episódios da saga Star Wars, como também na maioria dos filmes de ficção científica. Duas boas exceções são 2001 – Uma Odisséia no Espaço e Impacto Profundo , em que naves e corpos celestes são mostrados vagando pelo espaço sem barulho algum, respeitando o princípio da propagação do som.

    Já notou que em qualquer situação no espaço sideral, seja filme, série de TV, videogame ou desenho animado, ouvimos uma profusão de explosões, tiros, raios, etc.? Este é um ponto onde o conceito cinemático simplesmente manda a realidade se danar e nos lembra que a essência dessa arte se baseia em CONTAR ESTÓRIAS, não interessa se as liberdades poéticas entram em choque com a Física pura e simples , não vou nem comentar as manobras impossíveis que as naves fazem nos filmes, no vácuo e sem gravidade.

    KRK-abraços

  3. bom caro rapas pra uma esplosão acontecer rpecisa de varios fatores

    1 – som
    2 – água
    3 – oxigenio[alimentar o fogo]

    e mais algumas coisas e no espaço mesmo nos sabemos que não existem tais coisas , mais se acharem em algum planeta me avisa pressiso de um lugar menos quente pra morar rsrsrs

Perguntas Relacionadas