sou solteira, tenho renda e conheço a pessoa que quer me dar a criança, sou louca para ter um bebe, visto que me separei do marido porque ele não quis me dar uma criança.
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
http://www.tjrn.gov.br/S_VaraInfancia/index.html
Nos termos do art. 42, podem adotar os maiores de 21 anos, independentemente de estado civil, desde que o adotante (pessoa que quer adotar), seja pelo menos dezesseis anos mais velho do que o adotando (pessoa que se quer adotar). A lei não permite a adoção por ascendentes (avós, bis avós, etc), nem adoção entre irmãos. Procurar um advogado ou um serviço de assistência judiciária gratuita.
No caso de uma pessoa conhecida, quiser me entregar uma criança para que eu adote, como devo proceder?
Deve se dirigir a Equipe Técnica da 1ª Vara da Infância e da Juventude, munidos da documentação disponibilizada neste site e, acompanhada dos pais biológicos, para que estes assinem à inicial do processo de adoção, e que os adotantes sejam entrevistados pelo serviço social e de psicologia, para os conscientizarem dos efeitos jurídicos e psicológicos da adoção. È necessário também que os pais sejam ouvidos em audiência e que nela ratifiquem o consentimento da adoção da criança.
Se os pais forem falecidos, tiverem sido destituídos ou suspensos do pátrio poder, ou houverem aderido expressamente ao pedido de adoção, este poderá ser formulado diretamente em cartório, em petição assinada pelos próprios adotantes, sem a necessidade de assistência de advogados.
Esse tipo de adoçao se chama consensual, ou seja, vcvc e os pais biologicos estao de comum acordo para que vc crie a criança. Embora seja um processo relativamente rapido, pois a custodia é passada de maneira direta, nao é tao facil como aparenta.
Para adotar qq criança seja atraves de qq veículo, entrando em uma fila ou atraves desse tipo de adoçao direta, os adotantes tem que estar habilitados. Ou seja, haver passado pela “lupa” medico, psicologica e social, atraves de profissionais do governo.
De uma entradinha nesse site q aí vc tera´uma luz bem grande, sobre adoçao, como se habilitar para ela.
http://www.ajudabrasil.org
Bem, vc vai na comarca representante de seu Estado, começa um expediente com os ducumentos necessarios, eles vao te avaliar psicologicamente, socialmente, e saude fisica e mental.
Depois disso se o informe feito por esses profissionais(psicologo, assistente social e medico) forem a seu favor, e demonstrarem que vc é uma pessoa equilibrada emocionalmente, que tem condiçoes economicas para cuidar a uma criança, e tambem gozas de boa saude, entao vc recebe um selo do governo te Habilitando ou dizendo q vc é uma pessoa idonea para adotar.
Somente com esse documento vc poderá adotar qq criança.
Espero ter te ajudado.
Esses informes sao de importancia sem igual, depende deles que uma habilitaçao saia.
O fato de vc ser separada nao tem nada haver, pois no Brasil ja esta consedidad a adoçao por parte de pessoas solteiras.
Busque primeiramente estar bem orientada enqto a sua habilitaçao, entao so depois dar entrada no pedido de adoçao…mas lembre -se sempre q um processo de adoçao é longo.
É menos longo se vc ja conhece os pais biologicos da criança, e eles assinam todos os documentos que tem q assinar de vontade propria..
Outra coisa q de repente vc tem q pensar bem…a adoçao consensual(ou direta), é uma adoçao de “faca de dois cortes”, pois os pais adotivos um dia podem se arrepender, eles conhecem vc, seu rosto, e podem ate mesmo descobrir onde vc mora, coisa que qdo adotamos atraves de Comarca(Fila), o risco disso acontecer é bem menor…mesmo que a
adoçao seja algo IRREVOGAVEL, nao impede de que num futuro os pais biologicos, uma vez sabendo onde vc mora, venham a pertubar a sua paz e de sua criança.
Conheço um caso assim, e os pais (adotivos) tiveram que mudar de cidade para evitar muitos trasntornos. Mesmo indo a delegacia e conseguindo uma ordem de Distancia de 500mts sobre pena de multa ou prisao, os avos da criança en questao, conseguiram descobrir ate a creche que frenquentava o menino.
Por isso pense super bem como fazer as coisas, e principalmente um bom advogado que te oriente passo por passo.
boa sorte com sua avaliaçao, dela dependerá o sim do Juiz.
Abraços