A ferrovia teve efeitos duradouros em todo o processo econmico: os mercados para produtos manufaturados e matérias-primas se ampliaram de modo extraordinário, reduziram-se os custos de produtoo, com a maior eficiência , devido ao crescimento do volume de vendas, os lucros dispararam.
E as estradas não estarimam tão deterioradas.. Na maioria dos países da Europa, o estado construiu as vias férreas, as manteve como sua propriedade e promoveu sua exploração. A construção de linhas transnacionais e transcontinentais tiveram a intervenção do estado, transformou-se num meio de expansão e influência política, como ocorreu com a Estrada de Ferro de Bagdá que liga o Oriente Médio ,Europa, e a Transiberiana, tornou mais acessíveis os recursos da Sibéria e estreitou as relações entre a Russia e a China.
Será que só no Brasil não funciona?
Para que investir em ferrovias. O lance é construir estradas e entupi-las de pedágios para o governo arrecadar milhões por ano. Maquinista de trem não paga pedágio.
Abs
O Segal aí meteu o dedo na ferida!
Bn! Maria!
Quando JK permitiu que as montadoras entrassem no pais ele também precisava de estradas para que os automóveis rodassem e deixou que as estradas de ferro esquecidas os governos posteriores também não se lembraram delas e estas acabaram sucateadas,melhorando um pouco com a privatização mas só um pouco.
E que no Brasil desde o começo nao houve uma certa boa vontade no ambito de seu desenvolvimento economico. Criara-se muitissimos monopolios de trasporte por todo o pais, o que nao era benefico para determinadas areas, o desenvolvimento do sistema ferroviario, levando-se em conta que grandes trasportadoras em caminhoes e onibus teem como proprietarios deputados federais senadores… aqueles que detem o poder. Boa observaçao a sua.
Acordos internacionais, onde faça-se consumir permanentemente a compra de petróleo, onde os interesses dos controladores deste produto, indiretamente controlam nosso crescimento, fazendo assim o progresso deles e nosso alto custo de vida em um país com muitos recursos naturais, porem elevado índice de consumo.
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Por que já existia uma malha razoável,
e poucos governantes iriam ganhar por baixo do pano.
Pq o combustível era + barato,
e poucos ganhariam na maciota.
Pq. é + seguro…
Pq tb temos muitos rios navegáveis
e alguém poderia ter idéia de desenvolver a navegação fluvial,
e poucos corruptos ganhariam com construção de estradas,
com os buracos e conserto de automóveis,
com venda de carros,
com acidentes e construção de hospitais,
é isso que os capitalistas chamam de progresso.
O fator decisivo foi o entusiasmo com o parque automobilístico no Brasil a partir da década de 50 cuja instalação estimulou de forma desordenada a opção pelo transporte rodoviário, relegando o FERROVIÁRIO a um segundo plano.
A razão das indústrias em geral continuarem optando pelo transporte rodoviário sendo o ferroviário e o hidroviário bem mais baratos, basicamente, é porque temos hoje uma extensão muito menor de linhas férreas do que no tempo do Império! Isto por si só já representa um OBSTÁCULO para a própria mudança dessa nossa matriz logística em longas distâncias de cargas pesas calcadas nas rodovias, DUPLAMENTE CUSTOSA (encarece o frete e sua manutenção dado os danos à malha, o que não ocorre nas estradas-de-ferro apropriadas para tanto) ao transporte ferroviário.
Não nos esqueçamos também que a nossa INDUSTRIALIZAÇÃO recebeu um grande impulso com a indústria automobilística, mas isso teve seu preço, como disse o Sam, os investimentos estrangeiros só viriam se o governo “providenciasse estradas para os veículos rodarem”. Aí criou-se a dependência pelo transporte rodoviário, fato agravado hoje por “lobbyes” e pressão de sindicatos e associações de motoristas.
Afinal o país precisa se libertar disso Maria Cris, investindo em ferrovias e navegação de cabotagem, levando os produtos para grandes centros de distribuição mais próximos do consumidor e daí sairiam em veículos de porte menor, portanto mais ágeis e econômicos. Alinhar: Portos > Trens > Caminhões > Atacado > Varejo.
É o que chamamos de operação multimodal (OTM).
Acho que é isto. Espero tê-la ajudado!
Abraços!!!
A ferrovias já vinham sendo sucateadas, antes de Jucelino Elas foram construídas para atender os grandes barões do café! O café naquelas regiões atendidas, foi acabando e os barões também, não havia porque investir num monte ferro velho que não daria emprego a ninguém! Jucelino deu o golpe mortal nos ramais deficitários, e trouxe a indústria automobilística, gerando muitos empregos! Eu não penso como alguns amigos que responderam, que acabaram as ferrovias porque nelas não havia jeito de embolsar dinheiro público! Eu julgo o próximo por mim, e nem em tudo só há desonestos! Devemos lembrar que os que governam, são pessoas como nós, e se nós as julgarmos como ladrões, é porque também procederíamos assim! Vamos com calma!
Eu sou a favor da Monarquia…todos me dizem que para progredir precisa ir para frente….mais o Dom Pedro II investiu muito nas ferrovias…em proporção a população brasileira ,nunca Brasil construiu tantas ferrovias como durante o segundo reinado…os Bragança achavam que não há democracia sem cultura e instrução…efetivamente o golpe de 15/11/1889, instaurou uma ditatura..isso porque a Monarquia tinha ido a frente demais acabando com a escravidão…os militares que já andavam invejosos dos colegas do resto da América Latina aonde já mandavam a muito tempo, apoiaram os ex escravistas…, o povo sem noções foi fácil de enganá…ordem e progresso a palavra mágica para quem todos não pensassem que eles tinham acabado com o Império por vingança…(se traduziu em ordem pelo povo e progresso pelos ricos..). O Pais aos poucos foi vendido aos E.U.A., multi nacionais etc.etc.
O Império formava estadistas a República gerou aproveitadores..Deodoro da Fonseca logo depois a posse a Presidencia andava já dizendo RUIM com a Monarquia PIOR sem ela..G.M.S.
Maria Criss, a única coisa que não funciona neste nosso Brasil varonil, é sua máquina política administrativa. Não estou falando da atual mas, de todos…..
Não se justifica um Pais com o potencial em vias marítimas e fluviais como o Brasil, voltar as costas para o desenvolvimento destas vias de transporte. Da mesma forma pode-se dizer em relação as ferrovias….
Deixaram sucatear tudo e o investimento ficou exclusivo ao transporte rodoviário..Justamente o mais caro e deficiente….
Mas, isso não deveria ser novidade para nós. Sucatearam hospitais, presídios, aeroportos, escolas, forças armadas, etc……
Inexiste política voltada ao interesse social de benefício a comunidade como um todo..Há sim jogo de interesse político na manutenção de cargos e na caça aos votos……
Se há esperança, eu já as perdi……
Cruuzz Creeedo……
O Brasil infelizmente seguiu os interesses americanos que queriam construir fábricas de carros no Brasil.
Para que os carros pudessem andar era preciso abrir estradas e sucatear o transporte ferroviário visando mostrar que o mesmo era caro e ultrapassado.
É uma pena a falta de patriotismo dos presidentes do Brasil, e ainda falam mal da monarquia !!!
Por que as ferrovias não voltam hoje com trens de alta-velocidade?
Por causa da empresas aéreas. Quem vai comprar bilhetes de avião para Rio-São Paulo, Rio-Belo Horizonte, podendo viajar de trem com conforto.
Não há nada melhor que uma viagem de trem, apreciando a paisagem e chegando rápido, por isso os trens fazem tanto sucesso na Europa.
O sistema ferroviário contribuiu fortemente para o desenvolvimento de inúmeras cidades no interior de São Paulo. Primeiro criava-se uma estação, em volta dela surgia uma cidade…
Básicamente interesses econômicos de setores especificos que práticamente extinguiram um dos mais eficientes meios de transporte tâo preservado em economias sadias!