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Anônimo(a)

o que levou ao fim o transporte ferroviário no Brasil, caminhando ao contrário de outros países?

A ferrovia teve efeitos duradouros em todo o processo econmico: os mercados para produtos manufaturados e matérias-primas se ampliaram de modo extraordinário, reduziram-se os custos de produtoo, com a maior eficiência , devido ao crescimento do volume de vendas, os lucros dispararam.
E as estradas não estarimam tão deterioradas.. Na maioria dos países da Europa, o estado construiu as vias férreas, as manteve como sua propriedade e promoveu sua exploração. A construção de linhas transnacionais e transcontinentais tiveram a intervenção do estado, transformou-se num meio de expansão e influência política, como ocorreu com a Estrada de Ferro de Bagdá que liga o Oriente Médio ,Europa, e a Transiberiana, tornou mais acessíveis os recursos da Sibéria e estreitou as relações entre a Russia e a China.

Será que só no Brasil não funciona?

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12 Respostas

  1. Para que investir em ferrovias. O lance é construir estradas e entupi-las de pedágios para o governo arrecadar milhões por ano. Maquinista de trem não paga pedágio.
    Abs

  2. Quando JK permitiu que as montadoras entrassem no pais ele também precisava de estradas para que os automóveis rodassem e deixou que as estradas de ferro esquecidas os governos posteriores também não se lembraram delas e estas acabaram sucateadas,melhorando um pouco com a privatização mas só um pouco.

  3. E que no Brasil desde o começo nao houve uma certa boa vontade no ambito de seu desenvolvimento economico. Criara-se muitissimos monopolios de trasporte por todo o pais, o que nao era benefico para determinadas areas, o desenvolvimento do sistema ferroviario, levando-se em conta que grandes trasportadoras em caminhoes e onibus teem como proprietarios deputados federais senadores… aqueles que detem o poder. Boa observaçao a sua.

  4. Acordos internacionais, onde faça-se consumir permanentemente a compra de petróleo, onde os interesses dos controladores deste produto, indiretamente controlam nosso crescimento, fazendo assim o progresso deles e nosso alto custo de vida em um país com muitos recursos naturais, porem elevado índice de consumo.

    …………………………………………………

  5. Por que já existia uma malha razoável,
    e poucos governantes iriam ganhar por baixo do pano.

    Pq o combustível era + barato,
    e poucos ganhariam na maciota.

    Pq. é + seguro…

    Pq tb temos muitos rios navegáveis
    e alguém poderia ter idéia de desenvolver a navegação fluvial,
    e poucos corruptos ganhariam com construção de estradas,
    com os buracos e conserto de automóveis,
    com venda de carros,
    com acidentes e construção de hospitais,

    é isso que os capitalistas chamam de progresso.

  6. O fator decisivo foi o entusiasmo com o parque automobilístico no Brasil a partir da década de 50 cuja instalação estimulou de forma desordenada a opção pelo transporte rodoviário, relegando o FERROVIÁRIO a um segundo plano.

    A razão das indústrias em geral continuarem optando pelo transporte rodoviário sendo o ferroviário e o hidroviário bem mais baratos, basicamente, é porque temos hoje uma extensão muito menor de linhas férreas do que no tempo do Império! Isto por si só já representa um OBSTÁCULO para a própria mudança dessa nossa matriz logística em longas distâncias de cargas pesas calcadas nas rodovias, DUPLAMENTE CUSTOSA (encarece o frete e sua manutenção dado os danos à malha, o que não ocorre nas estradas-de-ferro apropriadas para tanto) ao transporte ferroviário.

    Não nos esqueçamos também que a nossa INDUSTRIALIZAÇÃO recebeu um grande impulso com a indústria automobilística, mas isso teve seu preço, como disse o Sam, os investimentos estrangeiros só viriam se o governo “providenciasse estradas para os veículos rodarem”. Aí criou-se a dependência pelo transporte rodoviário, fato agravado hoje por “lobbyes” e pressão de sindicatos e associações de motoristas.

    Afinal o país precisa se libertar disso Maria Cris, investindo em ferrovias e navegação de cabotagem, levando os produtos para grandes centros de distribuição mais próximos do consumidor e daí sairiam em veículos de porte menor, portanto mais ágeis e econômicos. Alinhar: Portos > Trens > Caminhões > Atacado > Varejo.

    É o que chamamos de operação multimodal (OTM).

    Acho que é isto. Espero tê-la ajudado!

    Abraços!!!

  7. A ferrovias já vinham sendo sucateadas, antes de Jucelino Elas foram construídas para atender os grandes barões do café! O café naquelas regiões atendidas, foi acabando e os barões também, não havia porque investir num monte ferro velho que não daria emprego a ninguém! Jucelino deu o golpe mortal nos ramais deficitários, e trouxe a indústria automobilística, gerando muitos empregos! Eu não penso como alguns amigos que responderam, que acabaram as ferrovias porque nelas não havia jeito de embolsar dinheiro público! Eu julgo o próximo por mim, e nem em tudo só há desonestos! Devemos lembrar que os que governam, são pessoas como nós, e se nós as julgarmos como ladrões, é porque também procederíamos assim! Vamos com calma!

  8. Eu sou a favor da Monarquia…todos me dizem que para progredir precisa ir para frente….mais o Dom Pedro II investiu muito nas ferrovias…em proporção a população brasileira ,nunca Brasil construiu tantas ferrovias como durante o segundo reinado…os Bragança achavam que não há democracia sem cultura e instrução…efetivamente o golpe de 15/11/1889, instaurou uma ditatura..isso porque a Monarquia tinha ido a frente demais acabando com a escravidão…os militares que já andavam invejosos dos colegas do resto da América Latina aonde já mandavam a muito tempo, apoiaram os ex escravistas…, o povo sem noções foi fácil de enganá…ordem e progresso a palavra mágica para quem todos não pensassem que eles tinham acabado com o Império por vingança…(se traduziu em ordem pelo povo e progresso pelos ricos..). O Pais aos poucos foi vendido aos E.U.A., multi nacionais etc.etc.
    O Império formava estadistas a República gerou aproveitadores..Deodoro da Fonseca logo depois a posse a Presidencia andava já dizendo RUIM com a Monarquia PIOR sem ela..G.M.S.

  9. Maria Criss, a única coisa que não funciona neste nosso Brasil varonil, é sua máquina política administrativa. Não estou falando da atual mas, de todos…..
    Não se justifica um Pais com o potencial em vias marítimas e fluviais como o Brasil, voltar as costas para o desenvolvimento destas vias de transporte. Da mesma forma pode-se dizer em relação as ferrovias….
    Deixaram sucatear tudo e o investimento ficou exclusivo ao transporte rodoviário..Justamente o mais caro e deficiente….
    Mas, isso não deveria ser novidade para nós. Sucatearam hospitais, presídios, aeroportos, escolas, forças armadas, etc……
    Inexiste política voltada ao interesse social de benefício a comunidade como um todo..Há sim jogo de interesse político na manutenção de cargos e na caça aos votos……
    Se há esperança, eu já as perdi……
    Cruuzz Creeedo……

  10. O Brasil infelizmente seguiu os interesses americanos que queriam construir fábricas de carros no Brasil.

    Para que os carros pudessem andar era preciso abrir estradas e sucatear o transporte ferroviário visando mostrar que o mesmo era caro e ultrapassado.

    É uma pena a falta de patriotismo dos presidentes do Brasil, e ainda falam mal da monarquia !!!

    Por que as ferrovias não voltam hoje com trens de alta-velocidade?

    Por causa da empresas aéreas. Quem vai comprar bilhetes de avião para Rio-São Paulo, Rio-Belo Horizonte, podendo viajar de trem com conforto.

    Não há nada melhor que uma viagem de trem, apreciando a paisagem e chegando rápido, por isso os trens fazem tanto sucesso na Europa.

    O sistema ferroviário contribuiu fortemente para o desenvolvimento de inúmeras cidades no interior de São Paulo. Primeiro criava-se uma estação, em volta dela surgia uma cidade…

  11. Básicamente interesses econômicos de setores especificos que práticamente extinguiram um dos mais eficientes meios de transporte tâo preservado em economias sadias!

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