O que o Biodiesel faz para que o Brasil aposte nele? Ele não gera poluição, ou algo assim?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Não é que ele não gere poluição. Ele polui sim, mas o que ocorre é o seguinte. Todos sabem que para diminuir a quantidade de CO2(gas carbonico) na atmosfera é necessário plantas de todos os tipos (grama, arvores, arbustos enfim). Como o biodiesel é produzido através de óleo vegetal, do milho por exemplo, a plantação de milho que é necessaria para fazer o biodiesel supre a necessidade de plantas para diminuir o CO2. Ou seja o ciclo do carbono fica completo, você retira o CO2 produzido e o tranforma novavemente em O2.
É que o filho do presidente Lula está comprando grandes áreas para plantar cana. Então a empolgação como “biodiesel”. Mas não há nada de avanço nisso. É poluição, monocultura, degradação ambiental.
As matérias prima (ex.: óleo utilizado) do Biodiesel são renovaveis portanto são considerado neste aspecto muitas vezes menos poluidor do que os combustiveis fosseis “não renovaveis”. Mas é importante salientar que bioetanol produzido a partir de monocultura é prejudicial ao Meio Ambiente.
abs
O biodiesel entrou na legislação brasileira em 2004. Na lei n? 11.097 são estabelecidas metas e prazos para sua introdução na matriz energética brasileira. E em 2005 o Governo Federal autorizou a adição de 2% de biodiesel a todo o diesel consumido no Brasil. Essa mistura será compulsória a partir de 2008, sendo o percentual permitido aumentado para 5%, ampliando o mercado desse novo combustível.
As condições brasileiras de clima, solo e disponibilidade de terras favorecem a produção de biodiesel. Produzido a partir de diversas oleaginosas, como algodão, amendoim, dendê, girassol, mamona, soja, e gordura animal, o biodiesel apresenta muitas vantagens.
As vantagens do biodiesel são notáveis: seu uso diminui emissões de gases do efeito estufa, enxofre e material particulado (fumaça preta). Ao mesmo tempo, melhora a lubrificação e a potência dos motores dos veículos abastecidos, por apresentar elevado índice de cetano.
O biodiesel apresenta várias vantagens ambientais, já que diminui sensivelmente as emissões de enxofre e de gás carbônico na atmosfera, pois o gás emitido no motor durante a combustão é compensado pelo gás absorvido no processo de plantio. Além disso, gera menos partículas poluentes formadoras da fumaça negra.
CO2 é dióxido de carbono, um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um de carbono. Os animais respiram oxigênio e o devolvem para a atmosfera na forma de dióxido de carbono. Por outro lado, as plantas retiram este gás do ar e o utilizam na fotossíntese. Este é o chamado Ciclo do Carbono. O problema é CO2 em excesso.
A fumaça negra (fuligem) é formada de pequenas partículas de carbono resultantes da combustão incompleta de qualquer material. É responsável por sérias doenças respiratórias e até câncer
bjoo