Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que são as utopias da “Terra Prometida” e da “Terra Sem Males”?

O que são as utopias da “Terra Prometida” e da “Terra Sem Males”?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Utopia é um desejo impossivel de se realizar… isso quer dizer então que a terra prometida na BÍBLIA É O PARAISO(para muito s q n creem n existe!!) MAS ISSO NOS VEREMOS, PQ DEUS EXISTE SABE PQ ELE JA ME DEU RESPOSTAS ATRAVES DE PESSOAS Q EU NEM CONHECIA…

  2. O termo “utopia” possibilita uma dupla composição no que diz respeito às raízes etimológicas. A
    primeira composição (ouk + topos = não + lugar) traduz a dimensão de impossibilidade de realização, não lugar, algo de caráter fantástico, irreal, ideal. A segunda composição (eu + topos = bom + lugar) explicita o aspecto de finalidade da utopia, a conquista de uma realidade boa e gratificante, melhor que a presente.
    Nesta situação (segunda composição), a utopia se mostra como fruto da ação e de um projeto humano. “Ela deve existir nalgum lugar e por isso torna-se modelo a ser desejado. (…). Tal significação exprime a capacidade do pensamento humano de antecipar conteúdos concretos destinados a se realizar” (LIBANIO, p.20-21).
    A conjugação das duas composições resulta num sentido mais pleno da palavra: utopia torna-se o lugar maravilhoso que ainda não tem lugar, um bom lugar ainda sem lugar na história humana.

    1.3
    APROXIMAÇÕES REDUTIVAS
    Dito isto, deve-se deixar claras algumas concepções reducionistas que deturpam o entendimento da palavra em sua globalidade: utopia não é fantasia (pura ficção irrealizável), ideal ( exercício do pensamento que constrói situações inatingíveis) ou apenas experimento (mero exercício mental de algum cientista social).

    ELEMENTOS ESTRUTURAIS
    Há na utopia, dois elementos fundamentais: a crítica do presente existente, por meio da rejeição e
    protesto visceral da ordem estabelecida; proposta do que deveria existir, colocando-se do lado da busca, da reivindicação do desejo de um ideal possível frente a realidade cruel e possuindo um caráter antecipador.

    O Ocidente é o berço das utopias. Platão, no estudo das utopias aparece como um dos pioneiros com os “Diálogos” e principalmente com a “República”, esboços grandiosos das utopias políticas da história da cultura. Na experiência constitutiva do povo de Israel pode-se exemplificar a libertação do povo do Egito,a dimensão utópica do paraíso terrestre, a utopia da terra prometida.

    No Brasil, as utopias nasceram nos estratos sociais populares como verdadeiros protestos utópicos:desde suas migrações pré-colombianas, o povo tupi-guarani relata a utopia da “Terra sem Males”; movimento de Canudos traduz a existência de um movimento utópico de inspiração religioso-cristã.

Perguntas Relacionadas