Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que são polos em eletricidade ? como saber entre dosi materias quem tenha mais negativo do que positivo ?

O que são polos em eletricidade ? como saber entre dosi materias quem tenha mais negativo do que positivo ?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. A eletricidade é a ciência que estuda o movimento dos elétrons e a geração de energia, mas popularmente é o nome que damos ao fluxo de elétrons entre um ponto com excesso e outro com carência dessa partícula. Como se sabe, a natureza busca o equilíbrio. Imaginemos dois baldes com água interligados por um cano em suas bases. Se enchermos um deles com água e deixarmos o outro vazio, a água vai passar pelo cano até que os dois baldes tenham o mesmo nível de água.
    Com a eletricidade ocorre o mesmo. Se ligarmos um material com excesso de elétrons a outro com falta, os elétrons percorrerão a ponte entre eles até que haja uma neutralidade.
    O material com excesso de elétrons é chamado polo negativo ou ânodo, pois é essa a carga do elétron (enquanto o próton tem carga positiva, mas o próton não se desloca). O que tem falta, polo positivo ou cátodo, pois nele os prótons existem em maior quantidade que os elétrons.
    Para saber qual material é positivo ou negativo, é necessário estudar suas propriedades atômicas. É preciso lembrar que dois materiais em si não conduzem eletricidade, é preciso um meio em que esses materiais reajam (como a solução ácida que existe nas baterias de carros) de modo que a reação libere elétrons que, depois de percorrer o circuito que alimentará (as luzes do carro, por exemplo) voltem ao outro material, que recolherá os elétrons. Numa bateria de cádmio-níquel, a usada em celulares, o cátodo é formado por hidróxido de níquel, enquanto o ânodo é um composto de cádmio. Ambas estão mergulhadas num eletrólito, em geral hidróxido de potássio.
    Uma curiosidade é que achamos que o ciclo vai do polo positivo para o negativo, quando na realidade é o contrário. Mas isso não impede que os diagramas elétricos representem daquela forma o movimento da eletricidade, ou seja, inversamente ao que realmente ocorre, por puro convencionalismo.

Perguntas Relacionadas