Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

o que significa fluxo global ?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. A inserção dos países em desenvolvimento no fluxo global de informação técnico-científica face à globalização da saúde foi um dos pontos discutidos durante o oitavo Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde, no Rio de Janeiro. Quem debateu o tema foram: a professora da UFRJ, Eli Diniz; o professor da Universidade de Granada, Félix de Moya; e o diretor da Bireme, Abel Packer.

    Ao afirmar que uma visão economista, determinista e idealizada da globalização era vista sob aspectos positivos nos anos 90, Eli Diniz iniciou sua apresentação sobre o debate internacional contemporâneo do assunto. De acordo com a professora, a partir de 2000 surgiu um novo momento, em que o clima de polêmica contribuiu para uma nova visão do papel do Estado e a idéia da interpenetração e da convergência das sociedades nacionais perderam força.

    Felix de Maya falou sobre os paradoxos do mundo científico e sobre a investigação que está sendo feita na América Latina a propósito do que a região investiga na Europa. A presença das revistas da região nos organismos internacionais de indexação e um resumo comparativo da situação científica na América Latina também foram assuntos mencionados na apresentação. No campo das soluções, verificou-se que há a necessidade de uma maior responsabilidade política.

    “O acesso à informação e ao conhecimento científico é essencial para o desenvolvimento em geral e da saúde em particular”, explica Abel Packer durante a sua conferência. O diretor da Bireme ainda destacou que a globalização da informação científica é realizada de modo atrelado à expansão da web, que passou a ser o principal meio da comunicação científica. A preocupação do trabalho é tornar os cidadãos mais conscientes.

    De acordo com Packer, o fenômeno da internet está presente com números impressionantes e o aumento de 700% nos acessos ao portal da Bireme prova isso. “Apesar dos números, a integração informacional plena dos países em desenvolvimento no fluxo global de informação é complexa e enfrenta muitas barreiras”, conclui o diretor. A inserção no fluxo global de informação científica é trabalhada através do acesso à produção científica, publicação de periódicos e artigos e com mais informação para a população.

Perguntas Relacionadas