O que significa Ombudsman?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Ombudsman é um termo de origem sueca (Ombud: representante / man: homem), que foi empregado para designar o representante dos cidadãos diante das instituições públicas. O estabelecimento do ombudsman representou um primeiro esforço no sentido de controle público da administração governamental na fase de constitucionalização do poder político.
Nos órgãos públicos brasileiros, por exemplo, é comum o emprego da palavra ouvidor. O ouvidor deve estabelecer um elo de caráter imparcial entre a instituição à qual se vincula e seus usuários (ou clientes), a fim de receber suas queixas, sugestões e solicitações de direito. De posse dessas informações, o ouvidor faz recomendações e críticas à instituição.
Ombudsman é uma palavra de origem sueca que surgiu em 1809 quando o Parlamento da Suécia decidiu ter um representante do cidadão dentro do Parlamento. Ombuds quer dizer representante e man cidadão, ou seja, ombudsman quer dizer representante do cidadão.
Você sabe o que faz um ombudsman?
O ombudsman tem como função defender as manifestações do cidadão perante algum órgão, seja uma reclamação, um elogio ou uma sugestão. É o cargo dado a uma pessoa que vai ter relação direta com o dirigente da instituição, seja ela pública ou privada, para garantir um eficiente canal de comunicação entre o emissor e o receptor de serviços.
Você sabia que você pode ser o ombudsman que está faltando na empresa onde trabalha?
É isso mesmo. Para que você dê este salto na sua carreira basta a empresa estar preparada para ter um ombudsman e, o principal, querer isso. Sobram provas estatísticas de que, depois de ter um ombudsman, a qualidade de serviços prestados melhora proporcionalmente com a satisfação dos clientes.
Para isso é só conferir os dados de reclamações do PROCON, que vem registrando menos queixas desde que a função foi instituída aqui no Brasil. Em quatro anos, por exemplo, as reclamações foram reduzidas pela metade e hoje totalizam 350.000 por ano.
O CARGO DE OMBUDSMAN ESTÁ MAIS POPULAR NO BRASIL
Aqui no nosso país a função de ombudsman ganhou força nos últimos dez anos, enquanto que em outros países do mundo já é conhecida há muito mais tempo. No Brasil, a primeira empresa privada a ter um ombudsman, na época uma mulher, foi o Grupo Rodhia, em 1981. A idéia rendeu bons frutos, mas não foi o suficiente para que o mercado brasileiro aderisse à novidade.
Em 1989 o jornal A Folha de S. Paulo criou o cargo de ombudsman para garantir satisfação total aos seus leitores, cobrando uma melhor qualidade de informações, e criando um contato direto com os clientes insatisfeitos e a direção do grupo.Depois veio o Banco Nacional e, logo em seguida, ainda em 1990, surgiu o ombudsman da ABINI, Associação Brasileira das Indústrias de Elétricos e Eletrônicos, o advogado Edson Luiz Vismona, que hoje é presidente da ABO, Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman. O motivo de “Ouvidores/Ombudsman”, ele mesmo explica: “os dois termos são designados para pessoas com a mesma função. A única diferença é que ouvidor é um termo mais usado em instituições públicas e ombudsman em instituições privadas”.
A ABO tem cinco anos de existência e, de acordo com o cadastro de seus associados, existem hoje no Brasil 183 ouvidores, 150 do setor público e 33 do setor privado. Só em São Paulo são 117 ouvidores públicos e 16 privados. A função da associação é congregar todos aqueles que ocupam esses cargos, defendê-los perante a Constituição e estimular a existência destas pessoas em instituições públicas e privadas.
espero ter ajudado
bjs