Separamos os seres vivos em animais, vegetais, entre os animais temos aves, repteis, peixes e mamíferos, entre mamíferos temos felinos, caninos, homo-sapiens sapiens. Em todas essas categorias existem indivíduos diferentes. Na matemática então, o que pode ser mais generalíssima do que a matemática? Contamos os indivíduos de uma sala, porem se esquecemos que so podemos contar coisas iguais. Ainda assim, ora essa, mesmo sabendo que os indivíduos são todos diferentes, insistimos que são todos iguais, pois caso contrario não podemos conta-los para nenhuma finalidade.
Ainda assim, o adolescente, em toda sua sabedoria, abre a boca para dizer “Você não pode generalizar”, como se ele tivesse feito alguma coisa na vida que não fosse generalizar.
Fiz um trabalho de piscologia para a minha prima referindo a isso! A questão é que nos dividimos as coisas em parte para conseguir raciocinar as coisas. Um exemplo foi oq vc deu quantas pessoas tem em uma sala 40 pessoas. Ok agora vamos criar uma organização em nosso cerebro em que devemos descrimar cada pessoa por sua individualidade como roupas, postura e outras coisas mais. Isso é feito pelo homem dez de que ele aprendeu a raciocinar ou seja nos fizemos calculos em nossos cerebros como poker tentando chegar em probabilidade de acerto para que tomamos um rumo melhor para nossas vidas. Ou seja na prós nem contra generalizações só a uma necessidade eminente de separar as coisas para organização da sociedade e dos pensamentos. Abraços e boa sorte.