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Anônimo(a)

O que você sabe sobre a Educação Inclusiva no Brasil. Boa ou Não?

A Educação Inclusiva, é lei. Essa prática no Brasil, se faz presente Há tempos. Como otimizar à prática desse projeto, de maneira à multiplicar os agentes multiplicadores, dessa ação de forma eficiente e capacitada. Alguns profissionais na atuação desa área não estão suficientemente capacitados, não por culpa própria, mas por todo um sistema ter imposto essa proposta de Educação Inclusiva, no país. Importante Todas as opiniões à esse respeito. Pra que eu consiga tentar ajudar minha cidade nesse sentido. Grata à tds.

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4 Respostas

  1. Li! na minha opinião é boa.fiquei apreensiva no começo pois tenho um filho especial,e agora to vendo o quanto esta sendo bom para ele,ele tem toda assistência,uma tutora que esta fazendo um trabalho maravilhoso!portanto….

    O conceito de inclusão é:

    – atender aos estudantes portadores de necessidades especiais na vizinhança da sua residência.
    – propiciar a ampliação do acesso destes alunos às classes regular.
    – propiciar aos professores da classe regular um suporte técnico.
    – perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo objetivos e processos diferentes.
    – levar os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças portadoras de deficiência.
    – propiciar um atendimento integrado ao professor de classe comum do ensino regular.

    O conceito de inclusão não é:

    – levar crianças às classes comuns sem o acompanhamento do professor especializado.
    – ignorar as necessidades específicas da criança.
    – fazer as crianças seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idades.
    – extinguir o atendimento de educação especial antes do tempo.
    – esperar que os professores de classe regular ensinem as crianças portadoras de necessidades especiais sem um suporte técnico.

    A educação inclusiva tem de atender esses educandos com qualidade, mas tem que dar condições e especializações aos profissionais, para que os objetivos e o desenvolvimento aconteçam.

    Percebemos ao longo da história e, também na atualidade, que a maioria dos profissionais envolvidos na educação não sabem ou desconhecem a importância e a diferença da educação especial e educação inclusiva. Por essa razão, veio a realização deste artigo para o esclarecimento das pessoas envolvidas na educação e interessados.

    Primeiramente, quando descobrimos uma determinada deficiência em uma pessoa ela deveria ser encaminhada aos profissionais especializados: psicólogos, neuropediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e pedagogos especializados, entre outros. Isso é de extrema importância para o desenvolvimento físico e também cognitivo desse educando tão especial.

    a educação destas pessoas tem sido objeto de inquietações e constitui um sistema paralelo de instituições e serviços especializados no qual a inclusão escolar desponta como um ideal utópico e inviável. Para autora, o sujeito com deficiência é um “aluno especial”, cujas necessidades específicas demandam recursos, equipamentos e níveis de especialização definidos de acordo com a condição física, sensorial ou intelectual.

    Colocando dessa forma, Sá nos leva a uma reflexão: a educação tem que ser algo maior e único ou fragmentada?.

    Mudando a postura e as concepções por parte de nós educadores e pesquisadores, consideramos as diferenças como sendo atributos naturais da humanidade.

    boa semana pra ti SHALON!!

  2. Sua pergunta é bastante ampla mas interessante já que a Educação Inclusiva é um movimento universal que se coloca atualmente com um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo nosso sistema educacional.
    Exatamente pela amplitude do tema, ao invés de respodê-la , prefiro sugerir alguns documentos que pode ajudá-lo(a) em sua pesquisa:
    *LDB- Lei 9394/96, CapítuloV- da Educação Especial;
    *Parecer nº 17/2001 do Conselho Nacional de Educação que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica no Brasil e também as póprias Diretrizes;
    *O ECA- Lei Nº 8.069/90;
    *O Estatuto do Idoso – Lei Nº 8.842/94;
    * A Lei da Acessibilidade Lei Nº 1.098/00;
    * Declarações internacionais das quais o Brasil é signatário: Jointien(1990), Salamanca(1994), Guatemala(2001), Dakar(2002).
    Leia também a lei orgânica de sua cidade a Lei orgânica da Assistência Socal e da Saúde.
    Bom trabalho e que você seja vitoriosa.

  3. SERIA BOA SE TODAS AS ESCOLAS RESPEITASSEM A LEI DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA,POIS CONHECO ESCOLAS QUE NAO RESPEITA ESSA LEI….

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