Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O que você sabe sobre os CIGANOS?

Preciso de ajuda para meu artigo científico da pós graduação.
Qualquer informação será bem vinda.
Obrigada
draulep e cerridwe podem me adicionar?
[email protected]
gostaria de mais informações, se fosse possível, ok?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

9 Respostas

  1. só sei que andam em caminhotenes grandes e novas, nunca param em uma casa só, e curtem um som muito locko e alto.
    ah e fazem a maior bahunça, não pagam os alugueis e despezas, e vão embora do nada, no meio da noite.

    ja fui vizinho de siganos.

    responde a minha la
    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AhC.FHMxaHQ4K67d9qrqym_I6gt.;_ylv=3?qid=20101215052814AArM4nX

  2. É quase impossível traçar uma linha do tempo a fim de saber com exatidão a origem do povo cigano. Primeiro porque não há muitas fontes escritas a respeito desse povo, pois eles não registravam sua história. O segundo motivo é que as referências históricas tradicionais feitas por não ciganos podem ter sido elaboradas com um acréscimo de preconceito.
    Essa falta de precisão a respeito da origem dos ciganos, fez com que as pessoas em geral atribuíssem a esse povo uma origem misteriosa.
    Os primeiros grupos de ciganos chegaram a Europa Central e Ocidental em meados do século XV e XVI. Eles foram chamados pelos habitantes dessa região de boêmioss”, “egipcianos” e “sarracenos”. Esse último termo, naquela época significava “não cristão” ou “pagão”.
    Com a chegada dos ciganos à Europa, iniciou-se os rumores em torno da origem desse povo. Os europeus começaram a levantar hipóteses a respeito desse assunto. Dizia-se que os ciganos descendiam de Cam (filho de Noé) ou dos sacerdotes de Ísis; dizia-se também que os ciganos eram os sobreviventes do reino da Atlântida, o continente desaparecido sob as águas. Tudo o que foi dito a respeito de uma possível origem desse povo, não passa de meras suposições feitas a partir do imaginário popular. Muitos estudiosos afirmam que a verdadeira história do povo cigano é o estudo da sua língua.
    Os ciganos falam uma língua chamada romani. O estudo dela tem muito a revelar sobre a gênese e evolução do próprio romani.
    No século XVIII, o inglês William Marsden e alguns outros estudiosos descobriram a relação do romani e das línguas indianas, com o dialeto hindu, o punjabi e o antigo dialeto sânscrito. Devido a sua língua, acredita-se que os ciganos vieram da Índia, passaram pela Pérsia e pela costa do mediterrâneo. E atualmente, encontramos ciganos espalhados pelo mundo inteiro.
    O termo ciganos é usado para descrever os rom e outros nômades com o mesmo estilo de vida. Esse termo deriva da palavra “egipciano” (em inglês: gypsies), pois, acreditava-se que os rom tinham vindo exclusivamente do Egito.
    É importante ressaltar que a primeira acepção dada no Oxford English Dictionary a respeito do termo gipsy (cigano) é que ele é membro de uma raça nômade de origem hindu, surgido pela primeira vez na Inglaterra por volta do século XVI. Os ciganos, de acordo com o Oxford English Dictionary, têm a pele morena e o cabelo preto.
    Antigamente, os ciganos eram nômades, viajavam com suas famílias em carroças e dormiam em tendas, mais tardes substituídas por caravanas. A grande maioria dos ciganos da contemporaneidade não são mais nômades e falam a língua de acordo com o país onde vivem, pois o romani sofreu acréscimos de palavras dos respectivos países por onde os ciganos passaram.

  3. Como seu interesse está ligado a pós-graduação, recomendo o seguinte livro :

    “Os ciganos” de Nicole Martinez
    Ed. Papirus – Campinas, SP. 124 págs.

    Trata da história dos ciganos desde o tempo das Cruzadas , chegando aos tempos atuais.
    O livro traz etnômios, questões jurídicas, fontes de renda, espaço e habitat, tradições, e discute sua identidade sociológica e questões de integração social.

    Boa sorte!

  4. Olá Vida

    Pesquisar as manifestações da cultura cigana é um empreendimento ambicioso, pois se consitui em uma prática polissêmica, considerada ao mesmo tempo exótica, artística, religiosa entre outras definições.
    Posso te auxiliar a partir de um tema delimitador, uma vez que a variedade de temas a partir dessa encantadora sugestão é enorme.

    Possuo um pouco de material sobre o assunto, se tiver interesse mande email.

    Uma belíssima fonte de consulta pode verificar através do link:

    https://sites.google.com/site/cantocigano/

    Um abraço e boa sorte.

  5. Os ciganos como todos sabem é um povo nômade e vagam pela terra livremente sem pagar impostos e moradia, vivem de pequenos golpes e ludibriando o próximo.

  6. Continue, faça a sua dança da vitória. Comemore um pouco. Vanglorie-se… E então, volte e responda outras perguntas!

Perguntas Relacionadas