Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

O ser humano poderá ser tornar um dia racional?

Muitos dizem, e eu acredito, que a maioria dos problemas que a sociedade enfrenta tem origem no fato de que todo o ser humano é ainda um animal, ou seja, nos momentos que o conhecimento estiver ausente a nossa tendência é agir por instinto. Entre os comportamentos instintivos do ser humano estão o preconceito, egoísmo e a raiva; que são no meu ver, os principais geradores do desequilibrio da sociedade.
Eu pergunto, algum dia o ser humano deixará de lado o instinto e agirá sempre de forma racional?
Existe alguma forma de inibir os instintos? Se existe, como é?
Há alguma obra literária que aborde este tema?
Fiquei bem curioso quanto a a este assunto.
Obrigado e passem bem.
Castro, obrigado pela dica.

You must login to add an answer.

6 Answers

  1. Leia o livro “O macaco nu” de Demond Morris. Trata exatamente sobre esse assunto e a linguagem é bem agradável. Você pode, inclusive, baixá-lo da Internet (http://www.scribd.com/doc/18351372/Desmond-Morris-O-Macaco-Nu). Boa leitura.

  2. Interessante.. estive falando disso em uns posts atras…
    Amigo… Deixe-me perguntar

    O que é racionalidade ?

    O ser humano utiliza a racionalidade como um meio e não fim. O fim, mesmo que explicitamente seja apenas a de explicar fenômenos alheios da natureza e do todo, a finalidade implícita continua a ser a mesma: o bem estar do próprio indivíduo. O ser humano sempre foi motivado ao conhecimento ou à explicação como formas de estabalecer previsões em geral e ter segurança.
    A finalidade da racionalidade continua ser a mesma. O egoísmo é da natureza de todo o ser humano . Sem egoísmo o ser humano não teria motivações nem mesmo para suas necessidades fisiológicas.

    O que se pode fazer é apenas convencer por meio do conhecimento, que certas atitudes altruístas servirão mais tarde para servir ao egoísmo… Ex: convencer o esperto que se ele não cometer tal esperteza terá benefícios maiores ainda.
    Pois é com esse raciocínio que atualmente depositamos confiança no contrato social. Vivemos em sociedade e abdicamos de uma série de direitos legítimos naturais para que sob organização pudéssemos ter uma vida melhor.

    tudo Isso é Schoppenhauer.

  3. Quando você fala em agir sempre de forma racional, parece que você está falando de um sistema perfeito, ou de um ser perfeito que nunca falha.

    Eu trabalho com muitas máquinas que não deviam falhar e elas falham constantemente, ainda que não sejam capazes de decidir nada, apenas fazem o que deveriam fazer.

    O Universo que conhecemos e a dimensão onde vivemos são repletos de imperfeição e possibilidades de falhas ou desequilíbrio. Talvez essa imperfeição consista na verdadeira perfeição, pois um Universo sem acontecimentos desequilibrados ou fora da rotina seria no mínimo muito entediante.

    Bem, o instinto é como um programa-fonte que está na memória BIOS de nosso DNA animal. Assim, teoricamente só seria possível livrar-se das reações dos instintos naturais se, de alguma forma se conseguisse apagar ou substituir esse programa-fonte. Talvez isso ocorra com a morte física.

  4. Olá colega! Acho que a resposta para essa sua pergunta é: Quem sabe, um dia!
    Falar que o ser humano ainda age como um animal é simplesmente negar as suas raízes fisiológicas… o ser humano é um animal.
    A racionalidade é só uma coisa que nos diferencia de um animal irracional, visto que se não fosse por ela, ainda estariamos andando nus, com os cabelos açanhados e urinando e defecando em qualquer lugar quando bem entendesse.
    E racionalidade é algo totalmente relativo. O ser humano é o único da sua espécie que mata seu semelhante sem motivos. Até mesmo os escorpiões praticam canibalismo… mas quando não existe mais alimento algum para eles.

  5. A maravilha do animal humano é a capacidade de juntar instinto e racionalidade.

    O Humano nunca deverá ficar totalmente racional, sob o risco de deixar de ser humano

Related Questions