Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

O Sol cresce e as ondas oceânicas crescem também?

Alguém corrija se eu falar abaixo alguma bobagem…

Uma onda oceânica geralmente é resultado da pressão do ar sobre a superfície do oceano. O ar transfere parte de sua energia para a água e essa energia viaja pela água criando a onda.

A energia cinética de uma molécula do ar pode ser calculada através da fórmula Ec = 3/2kT, onde k é a constante de Boltzmann e T a temperatura. Ou seja, essa energia cinética “da molécula de ar” depende da temperatura.

Quando o Sol inflar se tornando uma estrela gigante vermelha, e aproximando-se cada vez mais da Terra, a temperatura do nosso planeta vai se elevar cada vez mais.

Então, é certo dizer que pouco antes da água ser vaporizada, as ondas oceânicas serão cada maiores devido a maior transferência de energia cinética do ar para o oceano?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Creio eu que sim, aumento de temperatura faz a agua subir, como vemos quando colocamos agua para ferver

  2. Não é tão simples.

    A energia que calculou é só a energia cinética média das partículas de ar, o calor. Sabemos que calor não gera trabalho (somente gradientes de calor, como veremos adiante), logo seu raciocínio está errado.

    As ondas superrficiais não são causadas pela pressão do ar, são criadas pelo movimento macroscópico de massas de ar, vulgo, VENTO! Assim, um aumento global da temperatura atmosférica não iria causar o aumento na intensidade das ondas, por si.
    Por outro lado, os ventos na Terra são causados por diferenças de pressão e temperatura entre regiões da atmosfera e essas duas propriedades são reguladas pelo Sol, logo, de uma forma indireta o aumento da intensidade da radiação solar recebida pela Terra iria causar sim o aumento da intensidade de ondas.

  3. Apesar de ser uma maneira simples de abordar o caso, mesmo considerando o seu exemplo, teríamos que considerar algumas colocações:

    Uma é que quando aplicamos E=5/2kT à um gás ideal diatômico (aqui seria a atmosfera, 78% hidrogênio, moléculas sem interações), as moléculas com esta energia deveriam se deslocar em direções aleatórias. No caso de ondas, elas devem seguir determinadas trajetórias formando um fluxo que faz pressão sobre a superfície da água.

    Outra é que se a atmosfera adquirisse maior energia térmica por unidade de tempo devido ao aumento da intensidade da radiação proveniente do Sol (por causa de seu aumento), o aumento na energia cinética média das moléculas fariam a atmosfera expandir-se. Embora não seja, podería-se assemelhar esta expansão com um processo isobárico, o que mais uma vez, não aumentaria a pressão sobre as águas e nem teria um motivo especial para criar ondas.

    Mais a coisa é bem mais complexa do que isso…

    🙂

Perguntas Relacionadas