Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

oi gente preciso da ajuda de voces?

eu tenho que fazer uma tarefa pra gincana da minha escola, a tarefa é a seguinte, minha turma que visitar uma creche comunitaria de crianças carentes, e alem de levar brinquedos educativos para dpoar para a creche temos que fazer uma tarde de recreação com as crianaças, mais e ai o que nós podemos fazer? que tipos de brincadeirasa ou atividades recreativas podemos desenvolver?
me ajudem.
obrigada

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Faz gincanas
    grupo A, B e C
    de uma maneira que todos participem
    amarelinha, brincadeira do saco
    batata na colher
    e fique atento nas crianças mais ‘distantes’ são as que mais precisam do seu carinho

  2. Olha imagino que seja crianças pequenas: as atividades desenvolvidas devem ser curtas. Pois as crianças não conseguem prestar muita atençao em atividades longas. Você pode fazer várias brincadeira como jogo passa anel, não deixe o macaco fugir, cantigas variadas, conto de histórias, pular corda, etc. bj

  3. Tem essas:

    CAIXINHA DE SURPRESAS.

    1 – Prepare-se uma caixinha com tarefas engraçadas, fechando-a bem.
    2 – Colocam-se os participantes do grupo sentados em círculo.
    3 – A caixinha deverá circular de mão em mão até um sinal dado, ou ao som de uma música, que pára subitamente.
    4 – Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, ou em que a música para, deverá tirar da caixinha uma papeleta e executar a tarefa prescrita.
    5 – A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha.

    ESCUTAR E PROCURAR

    1 – O animador espalha umas cinco ou dez pessoas péla sala.
    2 – A seguir venda os olhos de um voluntário, que deve conhecer os nomes das pessoas espalhadas pela sala.
    3 – Cabe ao voluntário, de olhos vendados, chamar pelo nome uma das pessoas da sala, e esta responderá.
    4 – A seguir o voluntário irá ao encontro da pessoa que atendeu a chamada, procurando localiza-la e toca-la.
    5 – Se após três chances não tiver encontrado a pessoa chamada, a brincadeira continua com outro voluntário.

    PROCURAR O PORCO

    1 – O animador desenha no quadro-negro ou numa cartolina um porco, ou gato ou vaca sem rabo.
    2 – A seguir chama um voluntário a quem venda os olhos, munindo-o com um recorte de papel, em forma de rabo.
    3 – A tarefa do voluntário consiste em colar o rabo, com os olhos vendados, no seu devido lugar.
    4 – Os participantes acompanham a brincadeira com a torcida.

    LARANJA NO PÉ

    1 – Organizam-se os participantes em duas alas de cadeiras.
    2 – Uma laranja é colocada sobre os pés (que se encontrarem unidos do primeiro elemento de cada ala).
    3 – Este procurará passar a laranja sem a deixar a cair para os pés do segundo elemento, e assim sucessivamente.
    4 – Se a laranja cair, a brincadeira prosseguirá, do ponto em que caiu, o tempo que for preciso.
    5 – O grupo que conseguir terminar primeiro, será vencedor da brincadeira.

    PROCURA-SE UM APITO

    1 – Pede-se um voluntário no grupo que deverá sair da sala enquanto a brincadeira é aplicada ao grupo.
    2 – Explica-se o grupo que:
    a) o voluntário procurar que membro do grupo tem consigo o apito;
    b) o apito ficará pendurado no pescoço do animador ou de um outro membro do grupo, porém nas costas;
    c) o grupo ficará de pé, em circulo, e será chamado aquele voluntário par descobrir com quem está o apito;
    d) o voluntário fica no meio do circulo, juntamente com aquele que está com o apito. O portador do apito movimenta-se freqüentemente possibilitando ao outro membro apitar, sem despertar a atenção do voluntário.
    3 – A brincadeira termina quando for descoberto com quem está o apito.

    OS QUATROS CANTOS DA SALA

    1 – Pede-se que duas pessoas voluntárias se retirem da sala enquanto é explicada a brincadeira.
    2 – O animador explica ao grupo:
    a) que é preciso encontrar uma figura imaginária para cada canto da sala;
    b) a brincadeira será tanto mais divertida quanto mais engraçadas ou exóticas forem as figuras imaginárias para cada canto. Por exemplo: num canto da sala um grupo imagina que há soda caustica, num outro, um gambá, num outro, estrume de vaca, e num outro um escorpião;
    c) encarrega-se uma pessoa para anotar a figura imaginária em cada canto, e as respostas que serão dadas pelos voluntários, assim que retornarem a sala.
    3 – Chamam-se os voluntários a sala, e o animador lhes explicará que o grupo que o grupo se imaginou uma figura em cada canto da sala. Os voluntários são convidados, um a um, a dizer para o grupo o que fariam com cada figura imaginária, e a pessoa do grupo encarregada de anotar as respostas as registrará para serem lidas no final.
    4 – A brincadeira será tanto mais engraçada, quanto mais engraçadas forem as figuras imaginárias, levantadas pelo grupo. Assim, por exemplo, se alguém disser que dará de presente, ou para comer, umas figuras imaginárias acima, mais gargalhadas explodirão dentre o grupo.

    O LENÇOL

    1 – Um voluntário do grupo é colocado no centro do circulo, coberto por um lençol. Convém ter um lençol de casal, para cobrir bem o elemento voluntário.
    2 – Assim que a pessoa estiver coberta, e sentada no chão, o animador dirá: Você têm uma peça de roupa de mais tire-a.
    3 – A pessoa, menos atenta, começa por tirar uma peça de sua roupa.
    4 – A peça da roupa tirada deve ser passada por baixo do lençol para o animador.
    5 – Assim que tiver passado a peça, o animador repete a ordem: “ Você têm uma peça de roupa de mais tire-a.”.
    6 – A brincadeira continua enquanto a pessoa não se der conta de que a peça de roupa que é demais é o lençol.
    7 – Há pessoas que logo a partir da primeira ordem já retiram o lençol, e o jogo acaba.

    E tem muitas outras neste site, veja só:

    http://www.artigonal.com/educacao-artigos/apostila-com-atividades-para-trabalhar-recreacao-e-jogos-385907.html

    Bjinho, boa sorte!

  4. Vou deixar sites com ótimas idéias: https://ideiasparajovens.wordpress.com/category/gincana/
    http://www.mabilee.com/2009/09/sugestoes-de-brincadeiras-dinamicas-e.html
    – corrida de saco
    – corrida com ovo na colher
    – estourar a bexiga com alguma parte do corpo
    – também é legal fazer percursos com obstáculos e outras gincanas onde quem chegar mais rápido ganha.

    Boa sorte na sua gincana!!!!

    bjins

Perguntas Relacionadas