OS PRINCIPAIS EIXOS DE TRABALHO ARTICULA DORES DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
São 4:
Aprender a conhecer
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Aprender a ser
Os Quatro Pilares da Educação (UNESCO) também são.(conforme resposta acima). Mas, o principal eixo norteador da Educação Infantil é o LÚDICO. A partir daí trabalha-se o desenvolvimento integral da criança.
Eixos de Trabalho Principais: Movimento / Natureza e Sociedade
Tema: Índio
Duração: 1 semana
Objetivo Geral: Conhecer elementos da cultura indígena. O local onde vivem, pintura corporal e brincadeiras infantis.
Estratégia: Atividades artísticas, Pesquisa, Jogos e Brincadeiras.
Avaliação: Registro individual escrito/desenho e registro oral coletivo.
Objetivo Específico: Identificar o nível de conhecimento das criançassobre o universo indígena. Caracterizar o espaço ocupado pelo índio, seus hábitos e costumes.
Roda de conversa:”O que é” o Índio? (trabalhar o conceito de cidadania, se ele é “gente”então devemos usar: Quem é o índio?).
A partir das respostas induzir outras questões que possam levantar: onde vive, como se veste, qual é seu trabalho,porque se pinta, o que come, como são as crianças, quais são as brincadeiras, se estudam, como tratam as doenças, etc. Não interferir nas respostas, apenas administrar eventuais conflitos. Anotar todas as impressões das crianças sobre a cultura indígena em uma cartolina e fixar em local visível.
Atividade . recortar e colar, levar imagens que possam representar as respostas à essas questões e pedirpara que montem painéis que representem cada uma delas.
Comparar as impressões anotadas com as representações fotográficas.