Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Os raios pedem prejudicar mesmo sem atingir os aparelhos?

Olá moro no interior de sp e a incidência de raios aqui é muito grande, esses dias os aparelhos técnológicos estão meio revoltados meu mp4 pifou, um nootebook de um amigo pifou, meu pc pifou 4 vezes em seguida, pen drive, pcs entre outras coisas queria saber se os raios podem prejudicar o funcionamento desse aparelhos mesmo sem atingilos, Obrigo pela atenção, Abraços.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. os raios podem atingir a rede eletrica e se seus aparelho eletronicos ou tudo que estiver na tomada,podem ser danificados,menos a geladeira que ja tem suporte para isso.lembrando nunca saia para um local aaberto nem fica em baixo da arvore

  2. com toda certeza. Se cair um raio nua rede eletrica ainda que distante da sua e de seus eletrodoméntiscos estiverem ligados na hora, poderão ser queimados. Por isso é super importânte desconectá-los.

  3. Se ele atingir a rede eletrica em que são ligados os aparelhos e atingir com uma força de voltagem exessiva isso chegara as tomadas e tudo que estiver ligado a tomada sera danificado a não ser qu tenha um suporte como ALGUNS computadores e notbooks e geladeiras mais asvezes se o raio foi perto dai a frequencia de voltagem pode ser transferida ja que os eletros se espalham pelo ar e isso pode sobrecarregar seu aparelho de uma forma tão grande que acaba danificando

  4. Sim, os raios interferem na voltagem da rede elétrica, se o aparelho estiver ligado na tomada, ele pode queimar (tipo quando ligamos um aparelho 110 numa tomada 220)… Quando a energia acaba é a mesma coisa, pq quando ela volta, a voltagem incial é maior, o que danifica muitos aparelhos que estejam conectados na tomada.

  5. O raio pode atingir a rede dos fios, e ai fica sem luz e também, pode faltar luz e queimar os aparelhos.
    Sugiro que quando comece a dar raios ai e relâmpagos, você desligue os aparelhos para não correr nenhum risco.
    E se você estiver no tel ou no pc, pode acontecer de você morrer.
    Raio atrai energia 😉

  6. Lenda: Se não está chovendo não caem raios.
    Verdade: Os raios podem chegar ao solo a até 15 km de distância do local da chuva.
    Lenda: Sapatos com sola de borracha ou os pneus do automóvel evitam que uma pessoa seja atingida por um raio.
    Verdade: Solas de borracha ou pneus não protegem contra os raios. No entanto, a carroceria metálica do carro dá uma boa proteção a quem está em seu interior; sem tocar em partes metálicas. Mesmo que um raio atinja o carro é sempre mais seguro dentro do que fora dele.
    Lenda: As pessoas ficam carregadas de eletricidade quando são atingidas por um raio e não devem ser tocadas.
    Verdade: As vítimas de raios não “dão choque” e precisam de urgente socorro médico, especialmente reanimação cardio-respiratória.
    Lenda: Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar.
    Verdade: Não importa qual seja o local ele pode ser atingido repetidas vezes, durante uma tempestade. Isto acontece até com pessoas. O guarda florestal norte-americano Roy Sullivan foi atingido sete vezes durante sua vida. Sofreu pequenas queimaduras, contusões, tombos e roupas rasgadas. Hoje, aposentado, Roy mora numa casa reboque com um pára-raios em cada quina.
    Um raio, relâmpago ou corisco é talvez a mais violenta manifestação da natureza. Numa fração de segundo, um raio pode produzir uma carga de energia cujos parâmetros chegam a atingir valores tão altos quanto:
    125 milhões de volts
    200 mil ampères
    25 mil graus Celsius
    Embora nem sempre sejam alcançados tais valores, mesmo um raio menos potente ainda tem energia suficiente para matar, ferir, incendiar, quebrar estruturas, derrubar árvores e abrir buracos ou valas no chão.
    Ao redor da Terra caem cerca de 100 raios por segundo. No Brasil, nas regiões Sudeste e Sul, a incidência é de 25 milhões de raios anualmente, sendo a maior quantidade, no período de dezembro a março, que corresponde à época das chuvas de verão.
    Embora não haja estatísticas disponíveis para o Brasil, centenas de pessoas a cada ano são atingidas por raios. Muitas morrem, outras sofrem traumatismos e queimaduras. A maioria das vítimas são atingidas ao ar livre, embaixo de árvores ou na água. No Brasil, há inúmeros relatos de vítimas de raios, atingidas enquanto jogavam futebol ou estavam na praia durante uma tempestade de verão.
    Num destes casos (janeiro de 1994) dez pessoas foram feridas por um raio enquanto se abrigavam sob duas barracas de praia em Ipanema. Todas sofreram queimaduras de primeiro grau e foram jogadas para longe; uma barraca foi despedaçada e sua dona ficou com as roupas rasgadas. As vítimas tiveram que ser carregadas para o Hospital Miguel Couto, onde se recuperaram e foram liberadas.
    O que aconteceu, provavelmente, foi que os mastros das barracas agiram como pára-raios e não havendo aterramento, a explosão de energia espalhou-se ao redor, atingindo as vítimas.
    Outro caso que merece atenção aconteceu durante um treino do Palmeiras (setembro de 1983), no Parque Antártica. Chovia muito e, de repente, um raio caiu no meio de um grupo de jogadores. Um deles desmaiou, outros três foram derrubados no chão e o técnico da equipe foi atirado a alguns metros de distância. Eventualmente todos se recuperaram.
    Caso mais triste sucedeu em janeiro de 1997 com dois adolescentes, que rezavam no alto do Morro de Gericinó (Realengo) durante uma tempestade. O lugar, descampado, é conhecido como Pedra do Avião. Um raio atingiu os rapazes; um deles foi jogado para cima e rolou pedra abaixo, escapando vivo, com ligeiras escoriações. O outro, no entanto, teve suas roupas e sua Bíblia reduzidos a frangalhos e morreu, provavelmente de parada cardíaca, já que não havia queimaduras ou traumatismos.
    Além de vítimas, os raios destroem bens materiais correspondentes a prejuízos de muitos milhões de reais todos os anos com incêndios florestais ou em lavouras; incêndios ou destruição de prédios ou pontes; danos graves em veículos; interrupções da energia elétrica pela destruição de torres e linhas de abastecimento, etc.

Perguntas Relacionadas