Você acha mesmo que somente parar de comer alimentos de origem animal, você já está ajudando a natureza? Não é bem assim…
Quando você come um fruto (como maçã, pera, pêssego, tomate, abóbora, pepino, etc) ou uma semente (milho, arroz, feijão, soja, ervilha, grão de bico, trigo – o principal ingrediente do pão –, etc), você está atrapalhando a reprodução e a disperção das plantas. Isso prejudica a natureza muito mais do que comer um ovo.
E, quando você está comendo qualquer alimento que contém clorofila (alface, agrião, couve, brócoli, bertalha, espinafre, folhas e alimentos verdem em geral), você está diminuindo a fotossíntese. Isso impede que as plantas respirem, e diminui a filtragem do ar.
Ou seja, para realmente não prejudicar a natureza, os veganos deveriam consumir apenas alimentos de origem mineral: água e sal.
Ze Bonitinho,
Eu não falei das plantas sentirem dor.
Eu disse que os vegetarianos atrapalham na dispersão e na fotossíntese.
Boaaaaaaaaaaa..gostei rsrs
Todo vegetariano já foi questionado em sua vida sobre isso, o tema não é novo, mas está sempre nascendo na cabeça de alguém que, por acaso, ouviu falar isso ou aquilo sobre as plantas.
Nós temos cães como companheiros ou um pé de alface, a lógica aqui é raciocinar apenas levando-se em conta a senciência de ambos os seres vivos, afinal quem faz essa pergunta não passa a vida acariciando alfaces ou falando com elas.
Dos males o menor, só essa frase bastaria para vencer esse argumento. O animal sofre, eu vejo, a planta tem sensibilidade, não dor.
Se você se preocupa com a sensibilidade das plantas, faria ainda melhor com a sensibilidade dos animais, já que a olhos vistos, eles parecem sofrer mais do que elas. Melhor deixar o consumo de carne animal, que sente superiormente mais dor, e passar a ingerir vegetais ,do que ao contrário.
Diante de teus olhos, qual sensibilidade lhe dói mais?
Você é capaz de debulhar uma espiga de milho, ou cortar brócolis e atirá-los dentro de um caldeirão de água fervente, mas faria isso, tal qual como falei, a um coelho, um boi, um porco ou um cão?
Já olhou nos olhos de um brócoli quando passa a faca em seu corpo? Qual a sensação? Já olhou nos olhos de um animal que está sendo morto, qual a sensação?
Entre plantas e animais, segundo nos diz a ciência, qual deles possui o SNC(sistema nervoso central) mais complexo? Músculos sensíveis a dor, visão sensível a queimaduras, estômago sensível a experimentos, etc, etc. Não sabemos se as plantas possuem córtex cerebral ou lóbulos cerebrais como homens e animais, aos quais, comparativamente o DNA está mais próximo.
Dos dois seres em questão, qual deles tem maior individualidade, raciocínio, senciência/consciência?
Medo de morrer. Sangue derramado nos abatedouros. Efeito de reação diante da dor, capacidades que não foram totalmente provadas pela ciência em relação as plantas, mas que, se fossem, e vamos abrir um vasto campo agora, o que faríamos?
Voltar a comer animais só porque descobrimos que as plantas sofrem? De forma alguma.
Mas, vamos supor, que as plantas realmente sintam dor e tenham medo. E nós, míseros mortais, nos abstendo de comer apenas carne, mas somos então um dos grupos mais seletos e mais corretos de todos, já que pensando assim, demos um grande passo para uma grande mudança; porém, não somos os melhores nesse aspecto e perdemos para alguns amigos muito mais adiantados nessa questão do que os crudívoros, vegans e vegetarianos que são nossos amigos frugívoros, que não comem vegetais e se alimentam de sementes e frutos, que não sentem dor já que acabam sendo de certa forma “descartados”, já que nascem , amadurecem e caem, se não forem colhidos apodrecem e se sentissem dor, já entraríamos em outro campo, o campo Divino e os motivos pelo qual “Ele” deixa pobres e inocentes frutas morrerem.
Somos seres buscando a perfeição, ao menos alguns, se não somos ainda perfeitos, temos ciência de que somos melhores que alguns e piores que uns outros, mas demos um importante passo para a nossa mudança e para a mudança do Planeta.
Os vegetarianos deveriam se preocupar com as plantas? Quem nega que um dia seremos todos frugívoros ?Quando descobrirmos que as plantas sentem dor, naturalmente mudaremos nossos hábitos, assim como mudamos quando vimos que os animais sofriam, e isso é inegável até para o carnívoro mais ferrenho, que defende as plantas ,porém não os animais.
E para aqueles que acreditam em Deus, acreditam mesmo que um dia Ele nos mataria de fome, conforme fôssemos caminhando em sua direção?
Matar mais por tabela
Um último detalhe a acrescentar as pessoas que se preocupam com a sensibilidade das plantas é que, o boi é um animal ruminante, e que no Brasil a agropecuária é de campo, e os bois que virarão bife se alimentam das plantas, ou seja, ao invés de você ajudar ao menos um, está matando duas vidas ao mesmo tempo.
Talvez a mesma discussão, tão difícil de ser compreendida hoje, pelos Direitos Animais, seja travada daqui há alguns anos, séculos, sobre o especismo direcionado as plantas, talvez lá adiante, sejam mesmos os frugívoros que estejam tentando mostrar que as plantas sofrem tal como os animais, e o que faremos? Na certa muitos que já não comem mais animais dirão que os frutos também sentem dor, e a história vai recomeçar, porque toda mudança moral é difícil nos seres humanos, mas elas acontecem, independentemente de sua vontade.
“A saúde do homem é o reflexo da saúde da Terra”. Heráclito
Nessa etapa de nossa caminhada é melhor fazer o bem aquele que, diante de nós, sofre mais, percebe mais e se relaciona mais de forma inteligente conosco, ajudar o próximo mais próximo, é melhor do que não ajudar ninguém.
Preocupar-se com as plantas é pular um degrau necessário que é, antes de tudo, a preocupação com os animais, já que o sofrimento deles urge, e nessa caminhada, tudo está a seu tempo.
O mundo seria um lugar bem melhor se cada um cuidasse da própria vida, não acha?
¬¬
Concordei com tudo o que você disse, diga não ao vegetarianismo.
A FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, divulgou um relatório com mais de 400 páginas, intitulado A Grande Sombra do Gado, em que aponta a pecuária como responsável por 18% dos gases que provocam o efeito estufa. Além do gás metano, oriundo principalmente das flatulências decorrentes do sistema digestivo dos ruminantes, há o problema do ácido nitroso. Esse gás estufa, decorrente da alimentação dos animais, é 296 vezes mais perigoso para o ambiente do que o CO2 – dióxido de carbono – e faz com que a produção de carne agrave mais o efeito estufa do que o setor de transportes com a queima de combustíveis fósseis… na Amazônia, onde essa atividade é responsável por 78% de seu desmatamento….
————————————-
Segundo o Instituto Cepa um boi precisa de 3,5 hectares e 4,5 anos em média para estar apto
a ser abatido, gerando em média 210 quilos de carne. Nesta mesma terra e mesmo tempo,
colhem-se no Brasil, em média:
19 toneladas de arroz
8 toneladas de feijão
34 toneladas de milho
23 toneladas de trigo
32 toneladas de soja
•Quantidade de terra no mundo destinada a pastagens para o gado: metade
•Quantidade de pessoas que poderiam ser alimentadas com cereais empregados na produção de um
bife de 225 g: 40
É um disparate!
É tão grande o disparate que o Instituto Worldwach, que fornece indicadores sobre energia,
uso da água, do solo etc. afirma:
“Alimentar a população do mundo atual com uma dieta baseada no estilo americano exigiria 2 ½
vezes a quantidade de grãos produzidos no mundo. Um mundo futuro de 8 a 14 bilhões de
pessoas alimentando-se com a ração americana de 220 gramas diários de carne gerada a partir
do consumo de grãos não passa de um vôo da fantasia”2
•O consumo de grãos pelo rebanho animal está aumentando duas vezes mais rapidamente do que o
consumo de grãos pelas pessoas.
•Quantidade de soja cultivada nos EUA consumida pelos animais: 90%
•Quantidade de milho cultivado nos EUA consumido pelos animais: 80%
•Quantidade total de grãos produzidos nos EUA consumidos pelos animais: 70%
•Quantidade da colheita mundial de grãos consumidos pelos animais durante os anos oitenta:
Metade
•Quantidade de milho cultivado no Brasil consumido pelos animais: 90%
Uso de água
A pecuária é um dos melhores exemplos de uso ineficiente de recursos hídricos. Além da água
utilizada diretamente na produção dos animais, é preciso considerar também o que é gasto
indiretamente, ou seja, na água usada para irrigar as culturas que vão fornecer alimento
para esses animais.
Cerca de 70% da água doce captada dos rios, lagos e depósitos subterrâneos é destinada para
uso agrícola, sendo que os 30% restantes são utilizados para as demais atividades (consumo
doméstico, atividade industrial, geração de energia, recreação, abastecimento e outros).
Observando esse número pode parecer que consumir vegetais gasta mais água, já que a
agricultura é a grande responsável pela utilização desse líquido precioso. Mas é importante
saber que grande parte da nossa produção agrícola é usada para alimentar o gado, ou seja, a
maior parte da água é utilizada para produzir carne.
No Brasil, são necessários em média 2 mil litros de água para produzir um quilo de soja.
Para produzir cada quilo de carne bovina, por outro lado, são necessários cerca de 15 mil
litros de água. Nesse cálculo entram não só a água que os animais bebem (cerca de 50
litros/dia), mas também a água utilizada na produção de seu alimento.3
Ou seja,
1 quilo de soja = 2 mil litros de água
1 quilo de carne = 15 mil litros de água
Aquecimento global
A pecuária é também uma das maiores fontes de emissão de gás metano para a atmosfera. O
processo de formação do gás ocorre durante o processo digestivo de fermentação entérica de
animais ruminantes, sendo o metano subproduto deste processo, liberado para a atmosfera
através da flatulência e eructação dos animais. Em média, estima-se que 6% de todo o
alimento consumido pelo gado no mundo seja convertido em gás metano. O metano é 24 vezes
mais potente do que o dióxido de carbono para causar aquecimentos atmosféricos, contribuindo
com 15% do total do aquecimento global.4
Poluição da água & dejetos
A explosão da população de animais de criação resultou em uma paralela explosão de resíduos
animais, que são grandes poluidores das águas. O nitrogênio proveniente destes resíduos é
convertido em amônia e nitrato que se infiltram nas águas poluindo poços, contaminando rios
e riachos e matando a vida aquática.
…
VEJA BEM, O QUE SERIA PIOR, COMER AS PLANTAS MODERADAMENTE JÁ QUE NÃO SENTEM DOR E NÃO ESTÃO EM EXTINÇÃO, OU COMER PLANTA E CARNE DE ANIMAIS QUE SOFREM? EU NÃO COMO CARNE PQ É RUIM EU TENHO NOJO, FICO IMAGINANDO QUE É MINHA PRÓPRIA CARNE E FICO LEMBRANDO DOS FILMES DE CANIBAL, EU FICO ENJOADA E TENHO VONTADE DE VOMITAR, SER VEGETARIANO OU VEGANO É UMA ESCOLHA, CADA UM COM SEU PONTO DE VISTA, NÃO SEI DE ONDE VC TIROU ISSO, JÁ QUE A MAIORIA DAS COISAS QUE OS VEGETARIANOS COMEM SÃO ELES MESMOS QUE FAZEM, EM MINHA CASA POR EXEMPLO, TEM MUITO PÉ DE FRUTAS, E TEMOS UM HORTA, NÓS MESMO FIZEMOS, E SE PRESISAMOS DERRUBAR UMA ÁRVORE PARA USARMOS A MADEIRA NA MARCENARIA PLANTAMOS 10 NO LUGAR DELA, E TEMOS UMA ONG DE PRONTEÇÃO AOS ANIMAIS E A NATUREZA, E AÍ QUEM ESTÁ PREJUDICANDO A NATUREZA SÃO REALMENTE NÓS VEGETARIANOS OU VEGANOS?
Que horror é meter entranhas em entranhas, engordar um corpo com outro corpo, viver da morte de seres vivos
amigo, vc anda totalmente desinformado haushas
vc acha melhor matar animais para comer, do que virar vegetariano?!
procure e veja o documentário “A CARNE É FRACA”