Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

OXÍMETRIA, quais são as tecnologias disponíveis atualmente?

O que existe de mais moderno quando se fala em oxímetria?
Só pra completar a pergunta..não preciso de respostas sobre o que é oxímetria..ok?
Agradeço se puderem me ajudar

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. —O MULTIGÁS, além de medir o teor de oxigênio em um ambiente, sendo muito usado para serviços em espaços confinados, ele tb pode medir o teor de hidrocarbonetos, de CO2, de CO, de H2S e tb de outros gases.

  2. Um oxímetro de pulso é um dispositivo médico que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente. Em geral é anexado a um monitor, para que os médicos possam ver a oxigenação em relação ao tempo. A maioria dos monitores também mostra a freqüência cardíaca.
    O monitor exibe a porcentagem de hemoglobina arterial na configuração de oxiemoglobina. Taxas normais são da ordem de 95 a 100%. Para um paciente respirando ar ambiente, a uma altitude não longe do nível do mar, pode ser feita uma estimativa da pressão de oxigênio arterial (pO2) a partir da leitura SpO2 (saturação do oxigênio no sangue) do monitor.
    O oxímetro de pulso é particularmente conveniente por ser não invasivo. Tipicamente ele consiste de um par de pequenos diodos emissores de luz frente a fotodiodos, através de uma parte do corpo do paciente translúcida (como a ponta dos dedos ou lóbulo da orelha). Um dos LEDs é vermelho, com comprimento de onda de 660 nm, e o outro infra-vermelho, com 910 nm. A absorção desses comprimentos de onda diferem significamente entre a oxiemoglobina e sua forma desoxigenada, dessa forma sendo possível determinar a taxa de concentração a partir dessa absorção.
    O sinal monitorado varia com o tempo no ritmo na freqüência cardíaca, porque os vasos sangüíneos expandem-se e contraem a cada batida do coração. Examinando apenas a parte variante do espectro de absorção (na pratica, subtraindo-se o mínimo absorvido do pico de absorção), um monitor pode ignorar outros tecidos ou esmalte de unhas e considerar apenas a absorção causada pelo sangue. Por isso, a detecção do pulso é essencial para a operação do oxímetro de pulso e não funcionara se não houver batimentos.
    Devido à simplicidade e rapidez (basta colocar no dedo e observar o resultado em poucos segundos), oximetros de pulso são de importância vital para a medicina de emergência, e são também muito utilizados para pacientes com problemas respiratórios, bem como pilotos em naves não pressurizadas operando a altitudes acima de 10.000 pés, onde é necessária oxigenação adicional.
    A ultima geração de oximetros de pulso utilizam processamento digital de sinais para aumentar a precisão em condições clinicas adversas. Essas situações incluem pacientes em movimento, alta luminosidade do ambiente e interferência elétrica. Devido a não sensibilidade a sinais não pulsantes, é também possível construiu sondas refletoras colocadas ao lado dos LED’s e que podem ser localizadas em qualquer tecido plano.
    Isso pode ser utilizado em partes corporais não translúcidas, em partes especificas (útil em cirurgia plástica) ou quando locais habituais não estão disponíveis (queimaduras severas). Eles são normalmente aplicados à testa dos pacientes com má perfusão periférica.

  3. Conheço:
    — eletroquímico; onde o O2 combina com um reagente e fornece uma tensão proporcional a quantidade medida, dura de 2 a três anos;
    — paramagnetico: uma amostra de O2 percorre um ímã e “distorce” o perfil do campo magnético. Essa variação é sentida por um mecanismo que muda a posição de um espelho, variando a luminancia em um sensor proporcionalmente a quantidade de O2;
    — a conhecida sonda lambda, onde o O2 reage com o óxido de zirconia e dois eletrodos fornecem tensão proporcional a quantidade de O2 na amostra. Cumpre acrescentar que este é um medidor diferencial e funciona somente em temperaturas elevadas.

    São os medidores mais baratos. Há também os analisadores de mais alto custo, como espectrometros, por exemplo.

Perguntas Relacionadas