Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Para que servem os estômatos?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. São aberturas presentes nas folhas das plantas que são capazes de captar o oxigenio da atmosfera e realizar a transpiração, é indispensável no processo da fotossintise. Esses estômatos se abrem e fecham, em algumas plantas os estomatos se abrem de dia e fecham a noite e outras ao contrario, para realização da fotossítese e respiração.

  2. Estômatos
    Estômatos são estruturas encontradas na epiderme dos órgãos aéreos das plantas. O maior número de estômatos encontra-se nas folhas, mas também são encontrados nos caules, flores e frutos.

    Estrutura dos estômatos
    O estômato é constituído por duas células-guardas ou células estomáticas, que delimitam entre elas uma fenda chamada ostíolo. Aop lado das células estomáticas aparecem duas ou mais células conhecidas por anexas, companheiras ou subsidiárias. As células-guardas são providas de cloroplastos e a parede voltada para o ostíolo apresenta um forte empessamento, enquanto a parede oposta é delgada.
    O ostíolo abre-se, no interior da folha, numa grande cavidade denominada câmara subestomática.
    Mecanismo de transpiração
    – Transpiração Estomática: a água chega às folhas por meio do xilema (lenho), sai desses vasos condutores e alcança as células dos parênquimas clorofilianos. Essas células, por sua vez, têm as paredes celulares em contato com o ar dos espaços intercelulares. Essas paredes hidratadas evaporam a água. O vapor d’água formado circula pelos espaços intercelulares e sai, através dos ostíolos abertos, por difusão, seguindo o gradiente de pressão do vapor.
    A transpiração estomática é um processo fisiológico importante, já que pode ser controlada pelo vegetal.
    – Transpiração cuticular: a cutícula é uma película impermeável à água, mas não é perfeitamente impermeável, uma vez que possui poros. Esses poros, que na verdade são regiões mais frágeis da cutícula, permitem a evaporação direta da água para a atmosfera. Essa evaporação não pode ser controlada pela planta, mas, felizmente, ocorre em pequena intensidade.

  3. Os estomatos são estruturas existentes na epiderme das folhas constituidas de duas celulas especiais, as celulas-guardas. entre essas celulas existe uma abertura que comunica o interior da folha com o ambiente externo.O vegetal absorve o gas carbonico do ar atmosferico atraves dos estomatos. os estomatos sao os principais realizadores da transpiracao

  4. Os estomatos são como se fossem os pulmões, se abrem quando necessitam de água e gás corbono, para assim realizarem a fotossínteze. Ganhai 2 pontos 🙂

Perguntas Relacionadas