Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Pavlov e o reflexo condicionado!?

Olá, preciso fazer uma redação com esse tema, o qual não domino. Gostaria de opiniões de quem manja do assunto, para poder explanar. Desde já, obrigado.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Ivan Petrovich Pavlov (14 de Setembro de 1849 — 27 de Fevereiro de 1936) foi um fisiólogo russo. Foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904. Entrou para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado).
    A idéia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente posteriores. Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas em seres humanos e animais. Essa descoberta abriu caminho para o desenvolvimento da psicologia comportamental e mostrou ter ampla aplicação prática, inclusive no tratamento de fobias e nos anúncios publicitários. OK??? Martha Pelotas RS.

  2. O condicionamento pavloviano começou com o médico Ivan Pavlov, e consistiu em uma experiência com um cachorro:

    Ele fez um pequeno corte perto das glândulas salivares de um cachorro, e colocou um tubo de ensaio. Observou que toda vez que dava o alimento, de forma incondicionada (pq era inato e não aprendido) o cachorro salivava na presença da comida. Então ele passou a emparelhar (juntar), estímulos neutros (que não produziam respostas) com a chegada do alimento, ele utilizou uma campainha, depois uma luz… e sempre colocava esses dois estímulos (campainha e alimento juntos) para o cachorro. Logo, com o passar das experiências o cachorro passava a salivar só com a presença da campainha, que virou portanto um estímulo condicionado (aprendido). O cão aprendeu que quando a campainha aparece, a comida vem em sequência. Com isso Pavlov mostrou que muitos aprendizados se dão por condicionamentos clássicos (como o que ele fez), basta emparelhar um estímulo incondicionado a um estímulo neutro para gerar um novo estímulo condicionado. Um bom exemplo disso no nosso cotidiano é a hora que, culturalmente, almoçamos. Pelo menos na maioria das pessoas, quando dá aproximadamente meio dia, a fome já começa a bater, ou começa a se pensar no almoço. Em outras culturas, não existe almoço, as pessoas só comem pela noite ou pelo dia e uma vez por dia, então a cultura faz condicionamentos conosco desde quando entramos nela.

    Abraço!

Perguntas Relacionadas