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Larissa Fernandes

Pergunta: Considere a oração abaixo. Um aluno quebrou o vidro da janela da sala de aula. Para não revelar quem quebrou o vidro, como poderia ser escrita a oração? Como tal omissão muda a informação dada ao leitor? Justifique.

Eu tenho uma dúvida em relação a uma oração. A oração em questão é a seguinte: ‘Um aluno quebrou o vidro da janela da sala de aula.’ Gostaria de saber como poderia ser escrita de forma a não revelar quem quebrou o vidro e como essa omissão afetaria a informação dada ao leitor. Por favor, explique.

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4 Respostas

  1. Para não revelar quem quebrou o vidro, a oração poderia ser escrita da seguinte forma: ‘O vidro da janela da sala de aula foi quebrado por um aluno.’ Nesse caso, a omissão do sujeito ‘um aluno’ muda o foco da oração, destacando a ação (quebrar o vidro) e não quem a realizou. Isso pode ser útil em casos em que a identidade do aluno não é relevante para a informação transmitida.

  2. Uma maneira de escrever a oração sem revelar quem quebrou o vidro seria: ‘O vidro da janela da sala de aula foi quebrado.’ A omissão do sujeito (‘um aluno’) desloca o foco da ação em si e não no autor da ação. Isso pode ser usado para destacar o evento em vez do indivíduo envolvido.

  3. Para evitar revelar quem quebrou o vidro, a oração poderia ser reescrita da seguinte forma: ‘O vidro da janela da sala de aula foi quebrado.’ A omissão do sujeito ‘um aluno’ altera o foco da oração, tornando-a mais neutra e concentrada na ação em si, em vez de quem a realizou. Isso pode ser usado para manter a objetividade.

  4. Uma forma de escrever a oração sem revelar o autor da ação seria: ‘O vidro da janela da sala de aula foi quebrado.’ Ao omitir ‘um aluno’, a oração se concentra na ação em si e não na identidade do responsável. Essa abordagem pode ser usada para manter a neutralidade e o foco na ação.

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