Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Pergunta sobre o livro A Metamorfose de Franz Kafka?

Gostaria de saber se Gregor, o personagem principal, no livro, realmente se transforma em um inseto ou é só em sentido figurado. Obrigada!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. – Bom, se você está lendo o livro, deve ser no mínimo uma estudante tentando fazer uma análise. O que na realidade vai saber, é que a resposta não é assim tão simples de responder porque …buscando compreender o percurso do sentido, pois entende-se que o sentido do texto não é apreendido através de uma simples leitura e sim através da análise de nível de leitura. Buscamos mostrar que o sentido apreendido no texto é homologado pela cultura e na cultura, uma vez que os valores que circulam os textos trazem marcas sociais, históricas e ideológicas.
    – Por tudo o que Gregor passa, ele sentiu-se um inseto. Passou por metamorfoses: ( situações de alguém sofrido, desempregado, preocupado com a família, etc…) Penso que foi pelo sofrimento que ele sentiu-se inseto….Então eu analiso isso como algo que deixa transparecer a oposição entre o mundo “real” e o mundo interior, em que pessoas como Gregor Samsa não têm lugar na sociedade, pois acreditando nessa sociedade, fazem planos que nunca se realizam.
    Ele foi transformado num “inseto monstruoso”, num “velho bicho sujo”. Mas a sujeira e a monstruosidade estão na sociedade, que se deixa metamorfosear a cada dia, tornando-se corrupta e nojenta, palco da decomposição humana. Então, podemos assim dizer: É um sentido figurativo, dentro de um quadro real.

Perguntas Relacionadas