Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

pessoal , existi algum estudante de medicina, médico ou afin que possa responder esta pergunta !?

Eu vou para o 3° ano , porém já no 2° ingressei em um pré-vestibuar ,e às vezes dá uma curiosidade de saber como é o curso , mas nunca consegui conversar com alguém da área , que o vestibular é muito difícil eu sei e estou estudando para combater isso , Mas a pergunta é a seguinte : como é o curso de medicina ,como são os estudos ,e é verdade mesmo que tem que gabaritar toda prova para conseguir aprovação ?

obrigado !

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Enfim , depende da universidade da qual irá prestar concurso , para sabera porcentagem de acertos !

  2. Oi!
    Eu estou indo para o 3° período de medicina e passei no meu primeiro vestibular em duas federais, então posso te dar umas dicas 😉
    Ninguém acredita muito, mas eu nunca me matei de estudar, nem no terceiro ano! Nem tinha aquela rotina de estudar 13 horas por dia, não mesmo… eu estudava, é claro, mas tudo bem tranquilo e prestava bastante atenção nas aulas, fazia questões e tal… e priorizei redação, treinei muito!
    Aproveite o terceiro ano para revisar todas as matérias do ensino médio! E fique tranquilo… muitos vão com essa mentalidade de “ah, tem milhões de alunos do cursinho que estão mais preparados que eu” e que não funciona! Vá lá e faça sua prova com o que você aprendeu, ora…
    O vestibular é concorrido mesmo, mas não se deixe intimidar por isso!
    E isso de gabaritar a prova é mito! É certo que você tem que manter uma média alta em todas as matérias(ou pelo menos, saber equilibrar as notas) e fazer uma redação muito boa. 85% no resultado final é o suficiente pra maioria das universidades federais (exceto algumas de são paulo, onde é muito saturado)

    Agora, sobre o curso…
    bom, todo mundo no início chega já decidido qual a residência vai fazer hehe… mas você vai ver que ao longo do curso você muda de opinião a cada semana, praticamente. E o primeiro ano vai ser um pouco frustrante se você está pensando que tem prática médica… é praticamente zero! Muita teoria, muitos termos novos, muitas provas, muita exigência, enfim… mas essa etapa é muito importante, pois anatomia, histologia, bioquímica, biofísica são a base para os conhecimentos futuros.
    No segundo ano começa a melhorar essa questão prática, porque começa semiologia. E a técnica cirúrgica só no 3° ou 4° ano, dependendo da universidade. Todo mundo entra querendo ser cirurgião, mas no terceiro ano vai todo mundo pra clínica, hehe
    E você vai ver que existe muita concorrência também dentro da faculdade, porque começam a surgir oportunidades durante o curso, sem contar a residência, que é muito pior que um vestibular, pode acreditar :O

    É um curso muito bonito, mas que exige muita dedicação e responsabilidade. Tava pensando outro dia como que a minha virou medicina, praticamente. E uma coisa boa é que medicina é uma área muito ampla: se vc não gosta de paciente, faz patologia; se não gosta de estética, faz dermato ou plástica; se gosta de desafios, faz clínica médica, medicina interna; se não gosta de sangue, faz radiologia. Há muito o que escolher 🙂

    Boa sorte!

  3. Eu tinha uma meta de obter 85% dos pontos possíveis no vestibular, e isso foi mais do que suficiente p/ passar em medicina em 4 universidades distintas. Em relação à medicina propriamente dita, te digo que é um curso bem difícil de se levar. Eu costumo dizer que foi 1000 vezes mais fácil passar na medicina, do que passar de semestre. Não que seja uma coisa feita p/ gênios, muito pelo contrário. A maioria dos assuntos são até gostosos de se ler. É interessante quando tu começas a compreender mais profundamente a patogenia de certas doenças, compreender qual a ação dos medicamentos nas mesmas, enfim, fazer medicina é gostoso. O que eu reclamo é em relação ao tempo…pode parecer absurdo o que eu vou dizer, mas um curso de medicina deveria ter uma duração de pelo menos 10 anos. É MUUITA coisa p/ estudar, num período tão curto. P/ teres uma idéia, semana passada tive que ler mais de 300 páginas em 4 dias p/ prova de Clínica Médica…e depois…tive que ler mais umas 200 em 3 dias p/ Técnica operatória. É um curso mais p/ gente esforçada do que p/ gente inteligente, na minha visão.
    Eu posso até querer abandonar o curso todo dia, mas no final, percebo cada vez mais que amo isso. Agora isso aqui, são minhas experiências. Espero que passes, e possas tu, tirar tuas próprias conclussões.

    Abraços e boa sorte.

Perguntas Relacionadas