Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Pessoal me ajudem nesse trabalho de filosofia?

Descreva com suas palavras o que signfica “conhecer” a filosofia de Platão.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Segundo o dicionário ( ótimo modo de se conhecer e aprender sobre palavras e termos), conhecer é saber, é ter a idéia,é considerar, é distinguir….
    Platão filósofo grego, autor dos diálogos Críton, Fédon, A República, O Banquete…
    Sua filosofia é Dialética, a teoria das idéias, em que a verdade, objeto das ciências, está nas idéias, principalmente nas idéias do bem…

  2. Em linhas gerais, Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens das realidades inteligíveis.

    Tal concepção de Platão também é conhecida por Teoria das Idéias ou Teoria das Formas. Foi desenvolvida como hipótese no diálogo Fédon e constitui uma maneira de garantir a possibilidade do conhecimento e fornecer uma inteligibilidade relativa aos fenômenos.

    Para Platão, o mundo concreto percebido pelos sentidos é uma pálida reprodução do mundo das Idéias. Cada objeto concreto que existe participa, junto com todos os outros objetos de sua categoria de uma Idéia perfeita. Uma determinada caneta, por exemplo, terá determinados atributos (cor, formato, tamanho etc). Outra caneta terá outros atributos, sendo ela também uma caneta, tanto quanto a outra. Aquilo que faz com que as duas sejam canetas é, para Platão, a Idéia de Caneta, perfeita, que esgota todas as possibilidades de ser caneta. A ontologia de Platão diz, então, que algo é na medida em que participa da Idéia desse objeto. No caso da caneta é irrelevante, mas o foco de Platão são coisas como o ser humano, o bem ou a justiça, por exemplo.

    O problema que Platão propõe-se a resolver é a tensão entre Heráclito e Parmênides: para o primeiro, o ser é a mudança, tudo está em constante movimento e é uma ilusão a estaticidade, ou a permanência de qualquer coisa; para o segundo, o movimento é que é uma ilusão, pois algo que é não pode deixar de ser e algo que não é não pode passar a ser; assim, não há mudança.

    Por exemplo, o que faz com que determinada árvore seja ela mesma desde o estágio de semente até morrer, e o que faz com que ela seja tão árvore quanto outra de outra espécie, com características tão diferentes? Há aqui uma mudança, tanto da árvore em relação a si mesma (com o passar do tempo ela cresce) quanto da árvore em relação a outra. Para Heráclito, a árvore está sempre mudando e nunca é a mesma, e para Parmênides, ela nunca muda, é sempre a mesma e sua mudança é uma ilusão .

  3. A filosofia não pode ser encarcerada em livros. Não deve ser um compêndio do que os pensadores ou filósofos pensaram, senão ela fica estéril, sem valor algum. Filosofia não é um monte de informação que você bota na cabeça e sai por aí se dizendo filósofo; isso é coisa para um simples pensador ou escritor, ou mesmo um intelectual, que como o nome já diz, fica no mundo do intelecto, sem trazer para as mãos o que ele traz na cabeça. Portanto, conhecer a filosofia de Platão não é simplesmente saber o que o ele disse, quais eram suas teorias, suas conclusões. Para isso, bastaria você ler as obras para dele ou mesmo ler o que alguém diz a respeito do que ele disse, o que seria bem pior do que ler as obras originais. Conhecer a filosofia de Platão significa ver o que ele viu, intuir o que ele intuiu e trazer para a sua vida as respostas que você encontrou. Esse sim é o verdadeiro conhecimento.

Perguntas Relacionadas