Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Pessoal, que é isto? Paralisia do Sono?

Ontem estava cochilando e comecei sonhando com um grupo de moças, que estavam vindo na minha direção. Aí , eu tentei acordar e não consegui. Não conseguia abrir os olhos,senti um zumbido muito forte na cabeça e não conseguia me mexer. Tentei gritar pela minha mãe,mas também não consegui. Não conseguia respirar e senti o ritmo cardíaco acelarado. Depois acordei. O pior é que quando voltei a adormecer novamente, voltou a acontecer tudo de novo!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Eu tinha isso quando era novo. Com o tempo não aconteceu mais. Mas foram poucas vezes que aconteceram.

  2. Olá, sonhos iguais a este são comuns e muito perturbadores, pois temos a “sensação” de estarmos completamente entorpecidos e incapazes de mover nosso corpo.Nesta fase é que acontecem as alterações fisiológicas, e dentre elas é de que os movimentos motores do corpo ficam inibidos.

    Por ser o sono REM a fase onde todas as pessoas sonham, e por ser este um momento de reparação e reordenação da mente, o sonho é parte integrante deste processo de reordenamento e restauração dos recortes das experiencias vividas dentro de nós.Durante esta fase ocorre mesmo uma paralisa de quase toda musculatura do corpo, porque de outra forma sairíamos executando tudo o que o sonho induzisse, já pensou como seria estranho e perigoso?

    O que acontece é que esta paralização dos músculos (causada por neurotransmissores) pode permanecer por algum tempo depois que a pessoa recobra o estado normal de vigília.
    (os músculos continuam travados…tamanha foi a energia utilizada neste “arquivo” mental.)

    Nosso inconsciente quer que o escutemos de qualquer forma, e muitas vezes interferindo desta forma contundente, misturando o sonho com nossos processos fisiológicos, foi a forma de nos chamar a atenção.(Sobre os sonhos e sobre nós mesmos)
    O que estava sendo “arquivado” no nosso fichário naquela noite que nos fez ficar “tão” entorpecidos ?Como que paralisados no tempo?

    Quando sonhamos e acordamos paralisados é bom que reflitamos até onde não aceitamos a transitoriedade na vida, e o quanto a impermanência nos incomoda .

    Este interstício que queremos abrir na alma do tempo – como se quiséssemos como o personagem Dorian Gray do romance de Oscar Wilde, tirar de nós o presente e ficar sempre igual – são as nossas negativas quanto as mudanças necessárias e importantes na vida, como se tudo ao redor tivesse que continuar do mesmo jeito que sempre foi.

    Saudade do que foi bom, mas quando isto se torna repetitivo há de se pensar até onde não é uma atitude “paralisante”na vida.

    Quando somos espectadores apenas “assistimos ” o que se passa, e neste sonho então acontecem duas situações estagnantes…a paralisa do corpo e da vontade…ou seja……..há alguma situação limítrofe (situações de perigo) que está sendo “atropelada” dentro de ti, alguma característica que quer ser “protagonista” na tua vida ainda e não apenas observar, mesmo que seja pra tirar da aparente “normalidade” que o “congelamento” dentro da utopia do “ontem”(paralisia corporal) assinala…

    Seriam choques de valores com as realizações pessoais ou afetivas, ou profissionais?Entre a consciência e o inconsciente existe uma área limítrofe que regula estas duas esferas do saber psíquico, e é aqui que a “paralisia”corporal permanece quando sonhamos assim…é como se fosse um sonho dentro do sonho (Sonhos lúcidos. )

    Perceber que o sonho acontece não com os conteúdos que conhecemos de nós, pelo contrário, é pra isto que ele existe, pra nos mostrar o que não sabemos ainda.(Por isto o choque…o que conhecemos com o que desconhecemos).

    Há algo nesta “demarcação” pessoal precisando ser “olhada”com mais carinho.E um sonho destes é com certeza um desejo impossível de querer imputar a imutabilidade no tempo!

    Obs:Quando estes sonhos forem muito freqüentes é bom consultar um médico, pra que seja feita uma avaliação se não é sintoma de apnéia ou outras patologias ligadas ao sono.(mesmo assim a mensagem onírica segue a mesma linha reflexiva, a doença seria apenas um sintoma físico do que já existe na alma)Espero ter ajudado!!

    Shalom!

Perguntas Relacionadas